A Investigação de Lula. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 4 de março de 2016 por

19



Acompanho agora, pela TV, as notícias da investigação e interrogatório do ex presidente Lula. Ao contrário do que muitos de meus amigos acham, eu estou contente com isso. Me considero uma pessoa de posições à esquerda e não um petista. Além disso, aprendi há muito tempo atrás a não acreditar em líderes, mas em estruturas.

Líderes são pessoas, e portanto, suscetíveis à todas as falhas humanas, inclusive a corrupção e a vaidade.

Estruturas sociais, como cidadania, democracia, justiça eficiente, participação popular e controle social são, ao meu ver, os verdadeiros pilares de uma sociedade equilibrada, não líderes, não pessoas individuais.

Esse raciocínio, no entanto, se aplica a todos.

Não acreditar que Lula é intocável ou perfeito, significa não acreditar que alguma pessoa, algum líder, o seja. Penso que ele tem débitos sim, e precisa responder por eles. Mas, será que isso vai se aplicar para os demais? Será que outros velhos políticos serão, finalmente, levados a interrogatório ou mesmo a prisão?

Ou você realmente acredita que a velha classe política brasileira, que está no poder há tantos anos, é lisa, pura e imaculada?

Lula está sendo ouvido por ter um patrimônio oculto. E dizem, com razão muitos, que não se pode acumular tanto com os rendimentos de presidente da república.

Concordo plenamente.

Mas em minha cidade mesmo, existem muitos políticos que acumularam patrimônio com parcos vencimentos. Existem políticos com grande número de imóveis em nome de terceiros, existem famílias inteiras que mudaram de vida com os rendimentos de um dos membros que  integra os quadros do poder. Será que investigações de patrimônio oculto chegarão a eles? Será que chegarão aos trens de São Paulo, ao Maranhão dos Sarney e a cada canto dessa frágil democracia?

Se você é realmente um cidadão incomodado com a corrupção e está contente, como eu estou agora, espero que sua luta não pare por aqui.

E que você não se deixe enganar e nem cesse de lutar.

Que não se deixe levar apenas pelo espetáculo que a mídia cria, mas continue a buscar a lisura e honestidade, inclusive aqui, na nossa cidade…

Luis Fernando Amstalden é sociólogo. lula2

Posted in: Artigos