Uma onda de solidariedade. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 15 de outubro de 2023 por

2



Acho que eu nunca escrevi diretamente no blog que infelizmente estou sofrendo de uma doença degenerativa na retina, de origem genética, que vai tirando a minha capacidade visual.

Não estou totalmente cego, mas vejo tudo desfocado e borrado e isso foi um duro golpe. Em parte foi por isso que eu deixei o blog com muito poucas publicações, porque tive que me adaptar usando aplicativos de escrita automática como este que uso agora, e também aplicativos de leitura que me permitem ouvir textos e até livros.

Eu nunca passei pela revolta ou mesmo pela negação, mas tive que enfrentar uma forte depressão como todos e todas que passam por este problema e também por outros problemas de saúde que de alguma maneira nos limitam.

Mas o mais difícil foi que essa deficiência tirou oportunidades de trabalho exatamente em um momento em que a profissão de professor está menos valorizada do que quando eu comecei E também porque vivemos em um mundo no qual um vídeo do Tik Tok é mais valorizado do que uma reflexão mais profunda. Confesso que tenho dificuldade em me adaptar a esse tipo de aula rápida e, no meu entender pouco profunda, que muitas escolas e instituições estão exigindo. E para piorar minhas aulas na instituição na qual eu ainda leciono foram diminuindo progressivamente junto com o salário.

Desde 2016 eu venho tentando encontrar trabalho na área e também em outras além de escrever projetos de palestras e outras atividades culturais a fim de poder manter o meu sustento. Mas o que surgiu foi muito pouco e temporário e as despesas embora modestas, foram ampliadas por consultas médicas, pela inflação e por outras necessidades que a deficiência exige, como por exemplo ter alguém que me ajude pelo menos uma vez por semana a gerenciar minha casa.

Com tudo isso e mais a pandemia, tive que recorrer a ajuda de amigos e amigas a quem eu ainda estou devendo, mas o fato é que no início desse mês de outubro eu fiquei praticamente sem nenhum recurso disponível e com dívida no cheque especial.

Na última terça-feira, dia 10 de outubro, em uma atitude um tanto desesperada, eu pedi ajuda para manter o blog e a mim mesmo além de ajuda para encontrar novos postos de trabalho e fontes de renda.

Confesso que fiz isso com muita vergonha não somente porque eu sei que a maioria de vocês está também lutando, mas também porque sei que muito mais gente precisa.

Para meu espanto, porque sinceramente eu não esperava uma resposta tão boa, Comecei a receber pequenas doações e muitas mensagens e contatos de solidariedade e oferecendo ajuda para encontrar espaços Nos quais eu possa exercer alguma função remunerada..

Foi uma verdadeira onda de solidariedade que me deixou paralisado. Eu nunca imaginei que tanta gente se envolveria até porque eu sei que sempre fui um bocado polêmico, sempre optei por pensar de maneira independente e muitas vezes eu cobrei dos meus alunos e alunas aquilo que eu estava ensinando, o que nem sempre resultava em aprovações. Sobre este último tema, o que eu posso dizer em minha defesa é que nunca cobrei o que eu não houvesse ensinado e sempre me coloquei totalmente à disposição para explicar e ensinar quantas vezes fossem necessárias.

E no entanto vieram depoimentos públicos e privados sobre minhas aulas e o que eu consegui ensinar. Eu nunca esperei tanto porque eu tenho consciência de que fui muito abençoado por grandes professores e professoras gente muito melhor do que eu que me formou e assim não me percebo como excepcional e nem mesmo no nível deles.

De qualquer maneira, recebi contribuições suficientes para me manter de maneira modesta e sem gastos extras até o final do ano e eu não tenho como agradecer. Mas mais importante do que as contribuições em dinheiro, veio ajuda para divulgar as atividades que posso exercer e isso é fundamental, porque eu não quero, não posso e não vou viver de doações. Veio Inclusive a oferta de uma assessoria jurídica para avaliar as formas pelas quais possa aposentar por invalidez ou não mas continuar a exercer algum tipo de atividade legalmente permitida e que gere alguma renda extra.

Mas agora, permitam-me tentar retribuir de alguma maneira. Afinal, na língua portuguesa, quando nós agradecemos, dizemos “Muito obrigado” O que significa que nós estamos nos colocando na obrigação de retribuir de alguma maneira o bem que estamos recebendo.

Eu não tenho como, de forma individual, retribuir tanto as doações quanto a ajuda que estão vindo de outras maneiras, Na verdade eu nem consigo enxergar o consultar o nome de todas as pessoas que me ajudaram e nem os valores, mas para ser sincero também não quero saber dos valores porque provavelmente muitos deram pouco, mas também tem muito pouco. Porém eu posso retribuir coletivamente.

A partir de agora eu estou oferecendo, sem custo, uma palestra para alunos de escola pública sobre concentração nos estudos e também uma roda de conversa para professores e professoras de escolas públicas a respeito da violência e dos ataques recentes que tem acontecido no ambiente escolar.

Essa é uma forma de direcionar essa onda de afeto e solidariedade que vocês me proporcionaram, para outras pessoas que não tem condições de pagar pelos serviços que eu posso prestar. Na verdade eu nunca me neguei a esse tipo de atividade e Perdi as contas de quantas vezes falei gratuitamente em escolas públicas e outras instituições.

Mas sempre respondi a convites para Essas atividades e agora estou oferecendo de maneira que cada um de vocês que porventura tenha me ajudado ou apoiado de qualquer maneira, possa ver a sua ajuda te espalhar e quem sabe produzir outros frutos mas duradouros.

Se eu conseguir palestras de atividades remuneradas, também vou fazer uma Palestra Gratuita para cada remunerada que conseguir.

Desta maneira eu propago a onda que me tirou do mar profundo e me levou quase até a praia. E quem sabe eu consiga gerar outras ondas que façam o mesmo por outras pessoas.

Se você exerce alguma função em escola pública ou tem seus filhos numa delas ou ainda contatos com essas escolas, basta entrar em contato por mensagem aqui ou ainda pelas redes sociais e pelo e-mail; lfamst@uol.com.br

Para encerrar devo dizer que vocês que me ajudaram de alguma maneira e que falaram de minhas aulas e do que eu pude ensinar fizeram muito mais do que vocês imaginam.

Vocês deram sentido a toda uma vida de educador que no passado eu até tive chance de deixar, mas na qual decidi permanecer…

Ps: se você quer saber mais sobre o conteúdo e a metodologia destas palestras ou mesmo de outras atividades que eu posso exercer ju.nto à instituições de empresas, por favor utilize as mesmas formas de contato

Posted in: Artigos