A Câmara de Vereadores de Piracicaba se supera cada vez mais em suas atitudes autoritárias, anti-democráticas e arbitrárias. Quando cito toda a Câmara, é porque todos ali são coniventes e apoiam todas as ações da casa, via presidente João Manoel, contra os cidadãos que apenas exercem o direito de acompanhar e eventualmente criticar o que eles fazem por lá.
Pois bem, depois que as manifestações do movimento Reaja Piracicaba, contra o aumento vergonhoso que essa atual legislatura da casa concedeu a próxima legislatura (onde a maioria, infelizmente, foi reeleita) de 66% em seus salários, eles começaram a se incomodar. Daí começaram a exigir documentação e identificação para acompanhar as seções dentro da Câmara e até em uma sessão tentaram coibir a entrada dos manifestantes colocando os próprios funcionários para ocupar a maioria das cadeiras. Foi vergonhoso essa última atitude citada e demonstrou como os “nobres” edis não estão acostumados com a democracia.
Agora, se não bastasse tudo isso, as “Vossas Senhorias” também parecem não tolerar quem não é cristão e durante a oração em plenário, quem não obedecer é retirado, mesmo que seja a força. Isso ocorreu ontem, segunda-feira (29/10/12), onde um cidadão foi retirado a força por policiais só porque não quis se levantar durante a leitura de um trecho da bíblia. A iniciativa partiu do presidente da Câmara, João Manoel (o mesmo que tachou manifestantes de drogados e vagabundos), que ordenou que o rapaz fosse retirado. E se o homem fosse de outra religião? Seria um caso também de intolerância religiosa! Absurdo!
A reportagem sobre o episódio está aqui: “Câmara de Piracicaba retira servidor público à força durante leitura bíblica“. (http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2012/10/camara-de-piracicaba-retira-servidor-publico-forca-durante-leitura-biblica.html)
Parece que os vereadores, principalmente o presidente da casa, se esquecem que o estado é laico e que a questão da retirada a força do cidadão também parece ter outros motivos. O diretor jurídico da Câmara quis justificar ainda dizendo que era constitucional, pois o regimento interno prevê essa leitura bíblica. Não sou advogado, mas sei que não interessa se o regimento interno diz isso, pois a Constituição Federal se sobrepõe e garante a separação entre estado e instituições religiosas. Logo, o regimento está em desacordo com a própria Constituição.
Logicamente que depois do incidente, tentaram usar outra desculpa ridícula ao dizer que o rapaz retirado estava fazendo “baderna” e “tumultuando” a seção. Tudo para tentar justificar o injustificável.
A questão é que qualquer pessoa pode ficar do jeito que quiser, desde que não atente contra o pudor, durante a leitura de um trecho bíblico em um lugar público. Mas os novos inquisidores de Piracicaba não quiseram nem saber e colocaram um cidadão a força para fora por não “respeitar” a leitura. Acho que nem em uma igreja durante missa ou culto deve haver esse tipo de comportamento de padres e pastores. A não ser, é claro, os mais radicais.
Portanto, a Câmara não é uma igreja e nem deve se parecer com uma, pois a Constituição é clara nesse quesito e o comportamento dos nobres edis foi totalmente errado, estúpido e intolerante.
João Humberto Venturini é Biólogo e Blogueiro.
http://ecosubversivo.blogspot.com.br/
Camila
31 de outubro de 2012
isso é uma vergonha! Onde iremos parar..
Danilo S. Schmidt
31 de outubro de 2012
Tenho vontade de juntar vários amigos e, todos, irmos assistir uma seção, na qual não nos levantaremos na hora.
Gostaria de saber se o caso se repetiria, caso fossem não 1, mas umas 15 pessoas.
Camy
31 de outubro de 2012
Danilo. Seria ótimo se você juntasse uns amigos para assistirem a uma sessão, ou melhor, para assistirem a várias sessões. Quanto mais a sociedade fiscalizar o trabalho dos vereadores, melhor. Não fique somente na vontade!
blogdoamstalden
31 de outubro de 2012
Eu topo. Vamos reunir um grupo?
Anônimo
31 de outubro de 2012
É difícil de aceitar que isto tenha acontecido, que vergonha!!!!!
Eduardo Stella
31 de outubro de 2012
Amanhã estarei na câmara para escutar a bibria sentado!
blogdoamstalden
31 de outubro de 2012
Não sei se amanhã haverá sessão, Eduardo Stella. De qualquer maneira, que tal combinarmos com mais gente e irmos todos juntos? Até porque, agora acho que temos que “democraticamente” reservar lugar antes…
Anônimo
31 de outubro de 2012
Como saberemos quando será a próxima sessão?
João Humberto Venturini
31 de outubro de 2012
Eu topo Amstalden tb fazer parte do grupo e acho a ideia muito boa.
Olhem q eu achei o regimento interno da Câmara e nada achei sobre a leitura bíblica nas sessões. O diretor jurídico disse q está no artigo 121 do regimento interno, mas lá não tem nada disso. Pra quem quiser ver está aqui:
Clique para acessar o regimento%20interno_out.pdf
Outra, é ridículo e ameaçador o q o vereador Trevisan na tentativa desesperada de criminalizar o Reaja Piracicaba. Pra quem foi em alguma manifestação lá na frente, viu q tinha uns funcionários da própria Câmara filmando a manifestação. Agora o Trevisan usou essas imagens p/ criminalizar o movimento dizendo q nas imagens aparecem bebidas alcoólicas, gente dizendo “palavras de baixo calão” e outras bobagens. Como se tudo isso fosse ilegal. Na sessão começou uma espécie de patrulhamento nas imagens identificando algumas pessoas do vídeo dizendo q uns não são daqui, outros são ligados a partidos políticos e por ai vai. isso pra mim é grave e soa como perseguição, pois como ele sabe isso dessas pessoas. Com ctza, pegou o nome q todos deram na entrada e deve ter fuçado na internet p/ atacar pessoalmente os manifestantes. isso é um absurdo e uma tentativa imoral do vereador em cercear a liberdade de expressão.
A reportagem sobre isso está no próprio site da Câmara:
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/index1.asp?id=13858#.UJHdFLF-slU.twitter
Rose..
1 de novembro de 2012
Hj dia 1° haverá sessão. Estaremos lá…
blogdoamstalden
1 de novembro de 2012
Estou viajando hj. Vamos pensar em reunir um grupo grande outro dia? Abraço
Eduardo Stella
2 de novembro de 2012
Luis, eu ia mas esqueci dessa nova regra “democrática” e já não dava mais tempo.
Observei a “biografia” do senhor Trevisan e simplesmente é cômica. Acho que o cara nunca trabalhou na vida e só tem esses dois itens lá.
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/index1.asp?Vereador=La%E9rcio%20Trevisan%20Jr&opcaoMenuVereador=BIOGRAFIA
Histórico da Familia Trevisan 06/06/2011
Informaçoes Pessoais 03/06/2011
Oras, “Familia Trevisan” ??? Informações pessoais??? Cadê o que esse cara já fez, no que trabalha (vereança não é profissão)? Qual a autoridade moral dele?
Eduardo Stella
2 de novembro de 2012
Sobre o aumento, observem aqui: http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/temp2/diversos/Relatorios/2012/Publicar%20Site/Vereadores/La%C3%A9rcio%20Trevisan%20Jr/1%C2%BA%20Semestre%20de%202012/6/Despesas%20do%20Gabinete%20La%C3%A9rcio%20Trevisan.pdf
O salário em Fevereiro era de R$ 6.229,47 e passou a R$ 6,568,85 em Março, o que indica que é ajustado o salário deles sempre. MAis um motivo para se tornar injustificável o ultra aumento que eles colocaram pra si mesmo.
Jose Liborio
8 de novembro de 2012
Se esse grupo reunir-se , por favor me avisem. Falto às aulas para estar nele.
Jose Liborio
8 de novembro de 2012
Escrevi um artigo que não publiquei onde eu ouso ter uma teoria acerca de tudo isso que está acontecendo, de expulsões por versículos bíblicos a proibição de câmeras e cartazes: a visão “imperial” de nossos vereadores.
Propõe aumentar os próprios salários, ficam extremamente nervosos quando contestados, não dialogam, não expõe razões, não se sensibilizam, ameaçam criar “dossiês”. O que esperar dos todos poderosos que aprovam o que seja de interesse do Executivo sem qualquer esforço, socorrem em recomendações do TCE e por aí vai?
Acham-se acima dos seus mandatários, são pessoas a quem a crítica só não soa ofensiva como lesiva aos seus interesses legal porém imoralmente conquistados?
Querem que ao perguntarem: “Quem sou?” os súditos digam : “Sojs rei! Sois rei! Sois rei! Felizes aqueles que ainda podem gritar que o rei está nu.
Abraços!