Um vídeo muito interessante. Torcedores defendem um homem agredido por seguranças. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 7 de julho de 2013 por

5



abuso-poder

Quantas vezes já assisti ao abuso da violência por parte daqueles que deveriam coibi-la? O ser humano, ao vestir um uniforme, parece adotar uma postura de poder absoluto, irreflexivo, através do qual descarrega suas próprias frustrações e/ou seu sadismo.

Foi o que aconteceu na Europa (faz algum tempo, verdade) em um jogo entre o Benfica, time de futebol português, e um time suíço. Ao final da partida, um torcedor português invadiu o campo carregando um cartaz com uma mensagem da família do árbitro, que é português e vive na Suíça.  Ele não agrediu nem tumultuou, era apenas alguém querendo mostrar para as câmeras de TV a saudação da família do árbitro.

Porém quatro seguranças o interceptaram. Até aí, sua função. Mas depois de derrubá-lo, o espancaram com cassetete até deixá-lo desacordado. Foi então que ocorreu o momento de defesa coletiva. Os torcedores portugueses e até alguns jogadores, entraram em campo para defender o espancado. Quem se deu mal foram os seguranças.

Tomara que os seguranças tenham aprendido a lição de que não se abusa dos fracos sem causar a revolta da maioria.

Tomara que todos os policiais, seguranças, militares e autoridades do mundo todo entendam isso antes que tenham que colher, eles próprios, o fruto de suas ações, como os seguranças suíços colheram.

Veja o vídeo em duas versões.

E

Posted in: Vídeo