Estupidez e cinismo Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 16 de março de 2016 por

6



lula ministro2

Dias atrás eu escrevi que se Lula aceitasse um cargo de ministro, seria uma manipulação para atrapalhar a justiça. Na postagem eu dizia que acreditava que Lula não merecia o pedido de prisão preventiva feito pelos promotores de São Paulo, que já ficaram conhecidos como os “três patetas” pelas redes sociais.

E agora, a meu ver, a manipulação se consolidou. Lula aceitou um cargo de ministro.

Pior, aceitou por menino de recados, sem assinar.

O PT deve temer que Sérgio Moro peça sua prisão, já que a juíza paulista encarregada de julgar o pedido de prisão feito pelos promotores, se esquivou e remeteu o mesmo para Moro.

O temor, então, é que Moro pedisse a prisão desta vez, daí a manobra.

Pois bem…

A questão, no entanto, me parece mais simples.

Ainda que Lula esteja sendo investigado com mais rigor do que outros, coisa da qual não duvido, está claro que ele deve.

Se não devesse, não precisaria de foro privilegiado.

Dilma nega, claro. Os membros do partido negam, claro, assim como militantes.

Mas é lógico que se trata de uma manobra de quem deve.

Se Lula não estivesse em débito ou mesmo se suas dívidas fossem pequenas, teria sido muito melhor não aceitar o cargo, submeter-se à justiça e provar sua inocência.

Isso teria feito dele um líder forte que enfrenta a perseguição de frente, como acreditamos, no passado, que ele enfrentou a ditadura.

Aliás, mesmo devendo, penso que ele não deveria ter aceito. Deveria ter enfrentado como cidadão.

Mas, por uma manobra estúpida e cínica, Dilma o convidou e ele aceitou.

Cínica porque se pretende que acreditemos que ele vem para ajudar a debelar a crise, como Dilma disse à tarde. Meu Deus, é muita cara de pau dizer isso em público, principalmente depois das manifestações de domingo.

Estúpida porque, a menos que eu esteja muito enganado, o efeito tenderá a ser o contrário. Os aliados com medo das reações populares vão debandar. Mais delações serão aceitas e Dilma assinou um atestado de fraqueza.

Agora, nesse momento, acontecem manifestações em Brasília, São Paulo e outras capitais. Ouço panelas batendo na minha cidade, assim como buzinas. São poucas. Mas são mais espontâneas do que as de domingo passado. E creio que elas venham a crescer.

Não sei o que se passa na cabeça de Dilma, Lula e do PT, mas eles jogaram gasolina na fogueira.

Se, como querem muitos ignorantes e autoritários tivermos um golpe de Estado ou um golpe militar nos próximos dias, eu acusarei o PT de ser um dos grandes responsáveis por isso.

Luis Fernando Amstalden

 

Posted in: Artigos