A postagem da Carta Aberta a Comunidade Acadêmica da EEP tem repercutido de forma espantosa. De ontem, dia 18 de junho de 2012 até agora, dia 19 de junho de 2012, o documento foi acessado 887 vezes e o dia ainda não acabou.
O número de comentários também foi grande, tanto pelo Blog quanto pelo Facebook. Alguns, inclusive, discordando da Carta, o que é, a meu ver, bom porque o debate faz parte da democracia.
Mas o que significam estes números e comentários? Significam que a questão procede, que é importante e que existe uma preocupação real com a EEP e com a democracia. E isso é maravilhoso, principalmente numa época em que parece que a participação democrática tem sido esquecida.
Este interesse manifestado tem que ser desenvolvido, cultivado. Assim penso que é hora dos alunos se engajarem mais no seu Diretório Acadêmico e nas coisas da Escola. Afinal é a vida de todos, tanto em termos de estudo quanto em termos de cidadania que está em jogo. Estamos numa instituição pública e assim temos direitos públicos, dos quais a eleição de coordenadores e diretores é um deles, ou pelo menos deve ser.
Existem porém, outras formas de você participar diretamente.
Uma delas é sua manifestação por escrito.
Você pode enviar um e-mail ou uma carta aos diretores solicitando que o processo democrático na Escola seja respeitado, e mais ainda, que seja estendido.
Esta manifestação é direito seu. E você pode e deve usar deste direito se quiser. Basta escrever o e-mail ou a carta em termos EDUCADOS, solicitando aos diretores e demais gestores, que levem em consideração a vontade de todos.
Não faça acusações, a não ser que você possa provar o que diz.
Também não agrida verbalmente. Seja educado e civilizado nas suas palavras. Afinal democracia é educação e civilização.
Neste momento, em que o Diretor Acadêmico e o Vice não se manifestaram em relação a esta Carta e nem a Carta da ADEEP que lhes foi enviada, a sua manifestação pode servir de estímulo para que eles reconsiderem a questão e sejam democráticos, como foi, inclusive, a eleição dos dois.
Por último, lembre-se de que NINGUÉM PODE SER PERSEGUIDO OU DISCRIMINADO POR DEFENDER A DEMOCRACIA E O DIREITO DE PARTICIPAÇÃO. Se isso acontecer, aqueles que o perseguirem ou discriminarem tornam-se IMEDIATAMENTE PASSÍVEIS DE PUNIÇÃO LEGAL, JÁ QUE ASSÉDIO E CERCEAMENTO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO SÃO CRIMES NESTE PAÍS.
Assim, não se intimide e participe.
Faça alguma diferença.
Quebre a velha profecia autorrealizável a que já me referi neste Blog (veja o artigo “Corrupção e Profecia”) e comece a mudar o meio a sua volta.
Abraço a todos.
PS: vou criar uma enquete para que você comunique a todos se escreveu uma carta ou mail se manifestando. Posto a enquete a partir de amanhã. Assim saberemos se foram feitas manifestações e quantas. Se preferir, você pode comunicar que escreveu também em forma de comentário. Que tal?
PSII: Se você não é aluno da EEP mas é um cidadão e quiser enviar sua manifestação por escrito, penso que também pode fazê-lo. Afinal, como argumenta a Carta, a EEP foi construída com dinheiro público num terreno público e pertence a todos. Neste caso envie sua mensagem aos diretores dizendo quem você é e de seu interesse em uma Instituição Municipal de Ensino Democrática.
Carlos Serapião Caselles
21 de junho de 2012
Concordo plenamente. Todo aquele que for perseguido ou discriminado deve ser punido de acordo com a lei, neste país. E isso deve acontecer, sempre! Isso não pode ser esquecido!
Os culpados devem ser completamente punidos!