Os alunos que trabalham de dia e estudam a noite, chegam para aulas na maioria das vezes bastante cansados, e normalmente temos que tentar animá-los para que participem de nossas aula.
Nesse vídeo, ao depararmos com um aluno que estava com bastante sono, bocejando muito, tentamos animá-lo com uma estória da nossa juventude, relacionada a uma crendice popular sobre o “olho gordo” ou “mau olhado” como dizíamos antigamente.
Coincidentemente um dos alunos, que estava gravando a aula (essas tecnologias modernas me assustam!!!), acabou pegando essa situação em que ao mesmo tempo em que dava minha aula de desenho técnico, tantava resgatar a atenção desse querido e esforçado aluno. Parece que deu certo, e conseguimos acabar a aula com ele e toda a sala mais dispostos.
Estou postando este vídeo em homenagem a todos os alunos que trabalham e estudam a noite, e aos professores desses cursos noturnos, que tentam de qualquer maneira fazê-los esquecerem o seu cansaço.
Gostaria também de agradecer ao meu grande professor de desenho da época de ginasial e colegial (no meu tempo era assim que a gente chamava) por ter despertado em mim o amor pela disciplina que leciono.
Espero que possam se distrair um pouco com esse momento da minha vida cotidiana como professor, ensinando desenho técnico e um pouco de conhecimento geral sobre crendices do povo do interior.
Abração a todos.
blogdoamstalden
10 de julho de 2012
Gostei muito Renato. Principalmente da homenagem que você faz aos seus alunos e seus professores. Isso foi muito bonito. Obrigado por postar aqui. Abraço.
Augusto
29 de outubro de 2016
Agradeço as aulas do Badiale, ele sempre dava um jeito de torna-las mais agradáveis, o que no final das conta nos fazia aprender mesmo estando já cansados.
Luis Fernando Mourão
3 de julho de 2017
Prezado Professor Badiale
Através da Internet tive acesso ao trabalho “Reservatórios Metálicos Elevados para Aplicação na Indústria Sucro-Alcooleira”. Entretanto surge uma dúvida: quando refere cos(ar)2, ou tan(ar)2, eu imagino que seja cos^2 (ar), e tan^2(ar), uma vez que não faz muito sentido um ângulo ao quadrado. Será que eu estou certo, ou estou totalmente errado, e é mesmo o ângulo ao quadrado? Isso causa uma certa confusão, e eu lhe pediria se pudesse esclarecer esta dúvida.
Antecipadamente grato
Luis Fernando Mourão