Comunicado da Primeira Reunião do Grupo de Discussão Sobre Democracia e Transparência na FUMEP

Posted on 27 de outubro de 2012 por

3



Dia 26 de outubro de 12, foi realizada nas dependência do Diretório Acadêmico da EEP,  uma primeira e pequena reunião de pessoas interessadas na democracia e na transparência da EEP. Dela participaram membros do Diretório Acadêmico, professores e alguns alunos.

Foi um encontro preliminar, mas muito produtivo. Chegamos todos a conclusões muito parecidas, principalmente no sentido de que, sendo a FUMEP uma instituição pública, como já foi dito muitas vezes por este BLOG, ela deve ser regida de maneira mais próxima dos outros órgãos públicos que, afinal, destinam-se a servir aos cidadãos. Também foi discutida a questão das propostas para o desenvolvimento da EEP.

Basicamente o que acordamos, é que a FUMEP por ser uma instituição pública, precisa ter mais transparência na sua gestão de recursos. De fato existem contas prestadas, mas a nosso ver elas têm que ser mais discriminadas, como manda a atual Lei de Transparência Federal.

Também, pelo mesmo motivo de seu pertencimento à toda sociedade, deve ser regida pelos mais democráticos princípios, incluindo aí a eleição direta para Diretoria Acadêmica e Executiva, Conselhos de Curso, Congregação e mesmo o Conselho Curador. Tempos atrás, os alunos também votavam para diretores, mas por mudanças no regimento, com as quais não concordamos, atualmente não votam. Aliás, para Diretor Executivo ninguém tem votado, nem alunos, nem professores ou funcionários. Pensamos que não deveria ser assim. Também pensamos que o Conselho Curador, que tem o direito regimental de escolher quem quiser dos candidatos eleitos para a diretoria, deveria escolher sempre aquele mais votado, coisa que nos últimos dezesseis anos só ocorreu uma vez. O mesmo acontece com os Coordenadores de Curso, que podem ser apontados em uma lista tríplice pelo Diretor Acadêmico, independente de ter sido mais votado ou não. Pensamos que não deve ser assim. Que a vontade de quem elege deve ser respeitada. Afinal isso é a democracia, não?

Antes que sejamos acusados de interesses escusos, declaramos também nossos interesses abertamente. E eles são relativos ao desenvolvimento e crescimento da FUMEP. Para nós, a Fundação pode e deve se desenvolver muito mais, tem potencial para isso. Um dos pontos de desenvolvimento é o de que os alunos tenham oportunidade de já se inserirem no mercado de trabalho através de empresas júnior, coisa que não temos.

Por outro lado, a FUMEP precisa, a nosso ver, definir um projeto de desenvolvimento adequado a questões modernas, tais como o Desenvolvimento Sustentável, por exemplo. Para isso podemos fazer pequenos projetos, desenvolver pesquisas e outras atividades que ajudem o crescimento dos alunos, dos professores e eleve nosso nível de competitividade. Temos material humano para isso. Falta vontade política.

Enfim, desta primeira reunião, será elaborado um documento com nossos questionamentos e propostas principais. Este documento será divulgado em primeira versão neste Blog, e depois discutido numa próxima reunião no dia 9 de novembro, as 18:15 hrs, na sede do Diretório Acadêmico.

Você que é aluno, professor, funcionário ou mesmo cidadão comum, está convidado a participar da reunião e discutir conosco, tanto lá quanto através do Blog, as propostas e sugestões. Se queremos que as coisas sempre cresçam, melhorem e se aprimorem, a participação e a discussão democráticas são essenciais. Venha, participe. Não há nada ilegal ou imoral nisso. Tudo o que fazemos e dizemos está dentro de nossos direitos constitucionais de cidadãos, portanto ninguém pode criticar. E sem você, nada acontece, ou melhor, acontece, mas nem sempre aquilo que é bom para todos.

Aguardamos vocês lá.

Danilo Souza Schmidt

Gustavo Henry

Júlio Menezes

Luciano Bernhard Barbosa

Luis Fernando Amstalden

Marcos Vinícius Vinhas

Sérgio Arnosti

Thiago Rosignolo

Wagner Rodrigo