Impressões sobre a Situação da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Por Eduardo Stella

Posted on 29 de novembro de 2012 por

1



Darei minha impressão pessoal, do cidadão Eduardo, para o que está ocorrendo na cidade e comecei a refletir ontem após sair de uma sessão da câmara de vereadores de Piracicaba.

 

Ontem confesso que balancei com o movimento Reaja ante a algumas informações, inclusive sobre o fato já visto sobre a votação de 1992 em que o ex-vereador Juan ficou inerte ante a aprovação do aumento salarial na época e da divulgação de coisas confidenciais de cidadãos que, até que se prove o contrário, são de bem. Tal como o curriculum supostamente entregue pela Daniele à câmara para estagiar lá. Quase caí no erro fatal de julgar os meus companheiros … quase não … eu julguei e devo me redimir em relação a isso.

 

Oras, porém, nada que uma boa noite de sono e uma reflexão pura e serena não traga luz às trevas e irrigue de fé onde permeavam as dúvidas.

 

Hoje quando conversei com um colega de ao vir para a empresa comentei sobre o acontecido e ele confirmou o que minha reflexão trouxe: NUNCA um representante do povo deveria perseguir o povo dessa forma. Jogo sujo, funesto e rasteiro que, na falta de argumentos para defender o imoral aumento dos subsídios lança-se mão do ataque pessoal. Essa foi a leitura pessoal dele do ocorrido e acredito que corrobore o que todos já sabemos: É a leitura da maioria dos piracicabanos!

 

E vale a pena lembrar que nós na condição humana estamos sujeitos a falhas e sempre que se revirar a vida de alguém se encontra algo que desabone. Não julgueis para que não sejais julgados! Uma das premissas do movimento não é julgar ninguém, nenhum vereador e nem tampouco alguém dentro do movimento e sim os atos que contrariam a vontade popular como este do aumento salarial que apesar de ser legal, é imoral, contraria o interesse popular. Enquanto a esmagadora maior parte dos trabalhadores, aqueles que pagam os salários de seus servidores, tem aumento real de 3, 4% obviamente se sente revoltado com tamanho aumento para aqueles que são pagos com seus impostos!

 

Tive que escutar de um determinado passarinho que nem saberei ou interessa nominar, em tom sarcástico e jocoso tentando ser intimidatório coisas do tipo “largue disso aqui, vá tomar um chopp ou curtir sua mulher pois é melhor que correr atrás disso … tempo perdido …”. Apesar de ser uma forma de coação velada eu lhes digo que isso é sentimento de quem está pressionado! Tive uma base da baixaria que virá nas próximas sessões, as acusações, os ataques torpes e vis, os embustes, as ilações, as “capivaras” e toda forma de intimidação e desmoralização. Como já disse, não estamos aqui para julgar ninguém e o que cada um fez ou deixou de fazer é apenas parte da condição humana composta de fraquezas e erros. Eles serão explorados … lamentavelmente os serão. Até quem deve no SERASA deve “temer” …

Só peço aos valorosos integrantes do REAJA que mantenham a posição que o próprio Jesus nos ensinou e jamais assumam a postura de Barrabás pois quem pela espada vive por ela perecerá! Ao alguém receber um ataque, dar a outra face e jamais revidá-los a nível pessoal. Martin Luther King, a despeito de todas as ofensivas que sofreu, teve uma vitória acapachante contra o status quo racista de Montgomery ao seguir as palavras do irmão de elevada ordem moral. Digo isso pois, a cada investida nesse nível, traz nova indignação de mais gente do povo. Creio que o movimento REAJA Piracicaba deva manter a postura de estar aberto ao diálogo, coibir o partidarismo e também de separar o joio do trigo. Queremos a ordem e o progresso, tal qual como ela flamula em nossa bandeira. Resistência pacífica e ordeira (o Sr. King que me perdoe por parafraseá-lo).
O mesmo apelo que faço aos componentes do movimento também faço aos nobres vereadores que estão aqui nos lendo, pois é com muito orgulho saber que este espaço, essa comunidade virtual, se tornou uma grande tribuna pública importante onde o debate é livre e até as autoridades estão olhando para nós com respeito e reiteramos o convite para que todas elas que venham aqui, participem e exponham suas ideias, opiniões e terão o devido respeito que lhes é merecido. Mas digo-lhes que, se depender da vontade da maior parte do grupo, a relação com o legislativo não será de embate e sim de cooperação mútua para o crescimento conjunto de nossa cidade, desde que a casa do povo realmente seja para o povo.

 

Existem vereadores combativos, que caso todos fossem como estes, estaríamos no céu em relação a nos sentirmos representados. Não escondo que nutro certa simpatia ao vereador combativo, guerreiro e ativo! Porém, mesmo tendo essa simpatia eu não posso concordar que o uso dessa energia seja feita de modo negativo, promovendo a perseguição. Essa energia deve ser usada, como muitas e muitas vezes ela foi e é, na forma a fiscalizar projetos de Lei que não interessam ao povo ou então olhar ações danosas aos piracicabanos como temos visto aí na questão da hiunday.

Passou da hora dos representantes do povo abrirem-se ao diálogo com … o POVO! Inclusive nos assuntos que são espinhosos de se tratar!

 

Fiquei feliz de ir ajudar na coleta de assinaturas pois senti a vibração positiva das pessoas ao quererem apoiar o movimento, fui recebido com carinho em todos os lugares que fui. As causas principais do movimento Reaja são justas e necessárias e o povo sente isso! Só não podem, ambos os lados, entrar no jogo rasteiro da força, das palavras vis, intimidações e da calúnia.

 

 

Eduardo Stella
Desenvolvedor de sistemas