Minha Mensagem ao PSC – Uma proposta de mobilização diferente. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 17 de março de 2013 por

26



Marco Feliciano

Ainda estou profundamente indignado com a nomeação do Deputado Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Ética de Câmara dos Deputados. A meu ver, suas declarações em relação aos homossexuais e aos negros, não são somente homófobas, racistas e discriminatórias, são declarações perigosas, já que podem incentivar pessoas mais preconceituosas a atos de violência, que de resto, já são tristemente famosas no Brasil, principalmente contra os homossexuais.

O problema é que no nosso sistema político, as formas de controle social sobre nossos “representantes” são fracas, deliberadamente pensadas para serem distantes e permitirem a eles fazerem o que bem lhes aprouver durante seu mandato a despeito da vontade popular. Pior, mesmo quando pegos em um crime, gozam de foro privilegiado e, com a indústria de recursos jurídicos a seu favor, mais a morosidade do judiciário (e as vezes, infelizmente, até a falta de isenção de alguns dos membros deste último) dificilmente são punidos ou punidos justamente.

O pouco que nos resta (por enquanto, pois ainda sou otimista e acho que um dia poderemos fazer mais), é manifestar nossa repulsa com o voto, recusando-nos a votar naqueles indivíduos. Mas não somente neles. Para que se torne um pouco mais eficiente é preciso também se recusar a votar no partido deles E NAS COLIGAÇÕES QUE EVENTUALMENTE O FAÇAM.

Desta maneira, exercendo meu direito de cidadania e minhas convicções, decidi nunca mais votar em qualquer candidato do PSC – Partido Social Cristão e TAMPOUCO NOS PARTIDOS QUE COLIGAREM COM ELE, SEJAM QUAIS FOREM E EM QUE NÍVEL FOR (municipal, estadual ou federal). E não manterei isso somente comigo. Tentarei argumentar com meus amigos, colegas e familiares para que façam o mesmo.

É preciso, porém, que os respectivos diretórios do PSC e dos demais partidos políticos tomem ciência desta decisão. Enquanto ela for somente minha, claro, não haverá nenhuma alteração. Mas, caso isso se espalhe (e aqui lanço meu apelo, faça o mesmo, divulgue, pressione) poderemos formar um contingente nacional importante, capaz de preocupar os demais membros do PSC e dos demais partidos com a perda significativa de votos. Por este motivo, escrevi aos diretórios federal, estadual e municipal do PSC e mais tarde transmitirei a mesma mensagem aos diretórios dos demais partidos políticos.

Segue o texto das mensagens enviadas.

Prezados  Membros do PSC – Partido Social Cristão

Considerando que o Deputado Marco Feliciano, fez publicamente declarações de caráter homofóbico e racistas e que tais declarações podem estimular crimes de ódio, discriminação e atos de violência contra homossexuais e negros, recuso-me a aceitar sua manutenção na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Acredito que é, no mínimo, deselegante  e no máximo suspeito, um homem com tais declarações no seu currículo, assumir um posto que deve, entre outras coisas, defender os direitos humanos destes mesmos homossexuais e negros, já tão sujeitos à violência e discriminação em nosso país.

A partir desta minha recusa e do fato de que o seu partido manteve o referido deputado no cargo e o apoia, só me resta acreditar que os membros do PSC concordam com as declarações do mesmo deputado.

Desta maneira, como eleitor e cidadão que discorda, abomina e combate a violência e a discriminação, NÃO POSSO E NÃO VOU VOTAR NUNCA EM CANDIDATOS DE SEU PARTIDO OU DE PARTIDOS QUE SE COLIGUEM COM O PSC. Mais ainda, explicarei minha posição a meus parentes, amigos, colegas e todos os outros cidadãos que puder, argumentando que também não votem nos senhores ou em seus aliados uma vez que sua postura transparece apoio a discursos discriminatórios.

Enviarei esta mesma declaração a todos os demais partidos que se coligaram ou venham a se coligar com o PSC. Ressalto ainda que se o PSC acredita que o Deputado Feliciano tem o direito de manifestar suas opiniões (ainda que baseado em interpretações duvidosas da Bíblia), eu também tenho o direito de manifestar minha opinião sobre o apoio do seu partido ao referido deputado e de argumentar com os demais cidadãos para que evitem dar-lhes os seus votos.

Por último declaro que, caso o PSC retire o seu apoio ao Deputado Feliciano e este renuncie ao cargo, minha posição poderá ser revista.

Att. Luis Fernando Amstalden. Título de Eleitor 1040071101-75, de Piracicaba SP

Se você quiser fazer o mesmo, pode copiar o texto ou escrever outro com suas opiniões e enviar aos seguintes endereços eletrônicos:

Diretório Nacional do PSC: psc@psc.org.br
Diretório Estadual do PSC (SP) juventude@pscsp.org.br
Diretório Municipal do PSC Piracicaba joeldefaria@hotmail.com

Faço ainda uma última proposta. Se você também escrever, deixe um comentário aqui dizendo que o fez.

Abraços – Amstalden

Posted in: Ação Direta