Caros Amigos e Amigas.
Em setembro próximo inicio um trabalho em parceria com o Instituto Poíesis, um espaço educacional extremamente agradável.
São dois cursos diferentes. Um voltado para estudantes e pessoas que vão se submeter a concursos em geral, inclusive vestibular e o outro destinado a profissionais diversos e pessoas interessadas em conhecer um pouco melhor as transformações da atualidade.
Peço a licença dos leitores e dos demais colaboradores do Blog para divulgar, abaixo, os objetivos, conteúdo e demais informações sobre os cursos. Hoje posto sobre o primeiro, um curso voltado a estudantes, vestibulandos e outros interessados. Maiores informações podem ser obtidas no Instituto Poíesis (através de seus telefones e endereços eletrônicos constantes no folder) ou diretamente comigo, pelo email lfamst@hotmail.com. Ou ainda, se preferir, deixe sua dúvida no post que eu respondo.
Peço ainda que compartilhem o post e a informação com pessoas que possam se interessar.
Abraços a todos e muito obrigado.
Seguem os resumos:
Curso Zen e os Estudos.
Justificativa: o estudo sempre foi e continua sendo um desafio para qualquer aluno. A pressão de exames seja ela vinda de provas vestibulares, de provas comuns ou até de concursos públicos ou confecção e defesa de teses e dissertações, prejudica largamente o desempenho, chegando a causar o fracasso de alunos academicamente muito bem preparados. Ao mesmo tempo, um desafio novo se impõe nas últimas décadas. Vivemos num período de comunicação rápida, superficial e fugaz, no qual informações se sobrepõem com grande velocidade. A internet, a televisão, a linguagem da informática e até mesmo as músicas e filmes, se adaptam a esta velocidade e “descartabilidade” do conhecimento e da informação. Assim o aluno moderno vive uma contradição. Por um lado dispõe de grande quantidade de informações, mas por outro lado desenvolve hábitos de percebê-las superficialmente, dada sua rapidez e variedade. Estes hábitos dificultam o desempenho nos estudos que ainda exigem capacidade de análise e de imersão no assunto estudado. A combinação dos dois fatores: tensão natural das provas e concursos e a dificuldade de concentração criada pelas mídias modernas, leva a uma queda visível no desempenho acadêmico e a um aumento da ansiedade. Torna-se necessário, portanto, encontrar formas de redescobrir a concentração e a imersão e, ao mesmo tempo, evitar a ansiedade natural e a moderna. Os princípios filosóficos e psicológicos do pensamento oriental, com destaque ao Zen, podem ajudar a construir esta postura diferente de estudar e realizar provas.
Objetivos: Oferecer aos alunos pré vestibulandos e demais interessados, técnicas, exercícios e reflexões visando diminuir a ansiedade diante dos estudos e das provas; aumentar a capacidade de concentração; otimizar a administração do tempo; aumentar a auto confiança e alterar a forma superficial de se trabalhar informações e conteúdos.
O curso não trata de religião e nem consiste em uma forma de terapia psicológica, mas de exposição e prática de técnicas orientais antigas adaptadas ao estudo e às provas.
Público alvo: Estudantes em geral do ensino médio, pré vestibular, preparação para concursos públicos e pós graduação.
Conteúdo: A postura filosófica do Zen; o estudo como atividade sem sofrimento, o controle da ansiedade mediante o controle das expectativas, o exercício da atenção plena; a auto avaliação dos próprios “bloqueios”, a percepção da velocidade e superficialidade de mídias modernas; o uso adequado do texto e da informática; a postura em sala de aula; a divisão do tempo; o uso do tempo de estudo em casa.
Metodologia: Exposições sobre as posturas filosóficas e psicológicas orientais; prática de pequenos exercícios de relaxamento, concentração e atenção; leituras de textos orientados para a área; sugestão de exercícios combinados com os estudos.
Aulas e duração: o curso será ministrado em doze aulas/encontros, cada um de 90 minutos, aos sábados, das 17:00 às 18:30 hrs, iniciando-se em 14/09/2013 e terminando em 14/12/2013. Não haverão aulas nos dias 12 de outubro e 02 de novembro.
Investimento: R$ 80,00 por mês, através de três cheques pré datados. Um a título de matrícula e os demais para o dia 14 de cada mês. Investimento total: R$ 240,00. Em caso de desistência os cheques pré datados serão devolvidos, com exceção daqueles cujo mês já foi frequentado.
Vagas Limitadas
Professor: Luis Fernando Amstalden é doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, professor universitário e de cursos pré vestibulares, ex praticante de artes marciais; estudioso do pensamento oriental e, acima de tudo, alguém que praticou e pratica as técnicas ensinadas em sua vida pessoal.
Carla Betta
29 de agosto de 2013
Ai, que ódio!!! Jura que começa às 17h e é láááááááá na Nova Piracicaba, porque eu até faria, mas meu curso para contadores de histórias termina às 17h (leia-se 18h) e Nova Piracicaba é mto fora-de-mão para mim. Poxa vida! Estou palanejando voltar a estudar e este curso ajudaria… #carlafrustrada
Mas, tudo bem, estou divulgando seu curso e espero que outros alunos tenham mais sorte do que eu #carlabomcoração
Falando sério: Boa Sorte!
Walter Chaves
1 de setembro de 2013
Meu amigo, Luis Fernando,
Sucesso nos cursos!
Estivesse eu mais próximo de Piracicaba, provavelmente estaria na audiência. Sério.
Forte abraço.
PS.: Também assistiria o curso da sua amiga Betta, porque adoro contar histórias, mas sou péssimo. Ahah, você sabe!