A Obra e a sua Utilidade. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 29 de setembro de 2013 por

4



Inauguração do Teleférico no Alemão

Às vezes, o que parece uma ideia arrojada e interessante esconde necessidades mais importantes. Isto pode ser visto, infelizmente, mais como regra do que como exceção nas obras públicas no Brasil. E existem razões para isto.

Quanto mais exótica e diferente uma obra, maior a visibilidade e o prestígio que o político que a construiu vai obter. Além disto, uma obra muito “diferenciada” costuma custar mais caro e isso é rentável para as construtoras e empresas que, mais tarde, devolvem o “favor” financiando campanhas políticas daqueles que construíram.

Já coisas “comuns”, quotidianas, como a qualidade dos serviços de saúde, da educação, a construção de saneamento básico não são tão visíveis… Aliás, o esgoto deve, exatamente, ficar invisível. E daí, os pobres políticos não podem “mostrar sua competência…” Na verdade, algumas nem mesmo precisam ser construídas, mas mantidas decentemente. Algumas regiões têm hospitais bem construídos, por exemplo, mas o resto, médicos, enfermeiros e funcionários competentes, remédios e outros materiais e equipamentos, faltam sempre. Mas, se o dinheiro do bom funcionamento for investido, não sobrará para as obras e nem para as construtoras, entende?

Então fica assim: no Brasil inteiro, pontes, estradas, teleféricos, sistemas de transposição de águas etc, são construídos em abundância, mas esgotos não. As pessoas adoecem e não têm bom tratamento, mas as grandes obras estão lá. Lindas, lindas…

Confira um caso destes neste vídeo da TV UOL. Aliás, preste atenção em uma outra questão. O teleférico serve para transportar moradores ou turistas? Não seria um incentivo ao turismo que quer ver a miséria, assim como se vê animais no zoológico? Obs: não consigo inserir o vídeo direto, assim é preciso clicar no endereço abaixo para assisti-lo. Vale a pena.

http://tvuol.tv/bdc8Bs

esgoto

Confira outras informações em: http://rocinharj.blogspot.com.br/2013/06/teleferico-e-enfeite-diz-morador-da.html