Recentemente fui convidado a ministrar uma disciplina na Universidade Metodista de Piracicaba, sobre sociedade de consumo. O professor Carlos Alberto Zem, coordenador do MBA em Marketing da UNIMEP, fez o convite e assumiu, a meu ver, uma postura muito lúcida e intelectualmente correta. Isto porque o objetivo da disciplina foi o de fazer a crítica do consumismo e do hiper consumo para os alunos e o Prof. Zem, ao fazer tal inclusão crítica, buscou oferecer aos alunos a possibilidade da autonomia intelectual e do exercício livre da crítica e do raciocínio.
Independente de minha participação, uma vez que existem muitos outros docentes que trabalham na área, penso que tal inclusão está correta e significa a verdadeira educação, que não deve se limitar a transmissão de conceitos e técnicas, e sim buscar a evolução do indivíduo e do profissional.
Depois do curso, gravamos uma série de pequenos quadros na TV UNIMEP, tocando os principais pontos desenvolvidos no curso. Seguem aqui os dois primeiros módulos.
O primeiro fazendo a diferenciação entre o conceito de “consumo” e o de “consumismo”.
O segundo trazendo a origem do fenômeno do consumismo,que, ao contrário do que somos tentados a pensar, não é um impulso natural e sim uma construção social.
Espero que apreciem.
Abraços.
Amstalden
Diferença entre Consumo e Consumismo:
Origens do Consumismo
Eduardo
23 de outubro de 2013
Parabéns pelo trabalho novo Luiz!
Evandro Mangueira
23 de outubro de 2013
Muito bom o material, mas deveria ter postado uma semana antes de minha prova, assim eu não teria errado a questão sobre consumismo…rs
Walter Chaves
26 de outubro de 2013
Parabéns Fernando, muito bom!
Espero assistir mais videos como estes!
Abraço