A Secretaria de Meio Ambiente de Campinas, multou a ambientalista Márcia Corrêa, da PROESP, por uma suposta poda irregular de árvore. A notícia foi vinculada no Correio Popular, de Campinas, e, no entender das entidades abaixo assinadas, não somente a multa está incorreta como a reportagem teria sido tendenciosa, desqualificando Márcia Corrêa que tem longo histórico de lutas pelo Meio Ambiente (o que, como se sabe, costuma incomodar muita gente). A pedido da colaboradora do Blog, Eloah Margoni, que também é ambientalista, publico o manifesto de apoio a Márcia assinado por diversas entidades, inclusive de Piracicaba.
MOÇÃO DE APOIO À AMBIENTALISTA MÁRCIA CORRÊA
As entidades abaixo assinadas vêm declarar sua indignação com a manchete sensacionalista veiculada pelo jornal Correio Popular, em sua edição de 11 de outubro p.p., que induz o leitor a acreditar que a ambientalista Márcia Corrêa, presidente da Associação Protetora da Diversidade das espécies – PROESP, a mais antiga e atuante entidade ambientalista de Campinas, teria cortado uma árvore na calçada de sua casa, ao arrepio da lei, fato que o próprio texto, a seguir, deixa claro que não é comprovado.
Parece-nos claro que o objetivo da reportagem foi o de colocar em dúvida a credibilidade da dedicada ambientalista, e por conseguinte de todo o movimento ambientalista, cuja postura ética em defesa da qualidade de vida e dos interesses coletivos, é reconhecida por todos e muito além dos limites de nossa cidade.
Também nos parece claro que esse tipo de jornalismo em nada colabora para a construção de uma cidade justa, democrática e sustentável. Num momento crítico para toda a humanidade, onde viver com qualidade nas cidades se torna cada vez mais importante, o papel construtivo que este diário poderia exercer fica severamente comprometido ao se prestar a interesses escusos que insistem em desacreditar as pessoas e entidades que têm postura reconhecidamente firme, independente e transparente na defesa da qualidade de vida em Campinas.
Assinam:
Associação Protetora da Diversidade das Espécies – PROESP (Campinas)
Associação de Proprietários e Moradores do Vale das Garças (Campinas)
Associação de Moradores e Amigos do Guará – AMA Guará (Campinas)
Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana (São Paulo)
Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental – PROAM (São Paulo)
Instituto de Pesquisa Ambiental de Louveira (Louveira)
Instituto Voz Ativa (Campinas)
Movimento Pró-Parque de Barão (Campinas)
Sociedade de Defesa de Meio Ambiente de Piracicaba – SODEMAP (Piracicaba)
Eloah Margoni
24 de outubro de 2013
Amstalden, obrigada.
warneysmith
24 de outubro de 2013
Coloque no AVAAZ
https://secure.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/
Daisy Costa
25 de outubro de 2013
É lá e cá, as tendências pelos poderosos e gananciosos… mas, nada poderá deter os anjos de Deus na terra… avante, ambientalistas!