Dia 15 de Fevereiro, Sábado, Piracicaba receberá o rapper palestino Mohammed Antar na Casa do Hip Hop.
Antar é residente da cidade de Gaza, palco de grandes conflitos apresentados pela mídia em todo o mundo. Mas em que Gaza se diferencia dos demais problemas sociais que enfrentamos?
Gaza é uma região no país chamado Palestina. Porém se você procurar nos mapas, a Palestina não existe mais como uma nação soberana. No ano de 1947 a Inglaterra declarou que aquele país se chamaria Israel. Todos os palestinos de lá perderam sua nacionalidade e também perderam seus direitos civis! Mais que isso, além perderem suas casas, milhares de pessoas foram obrigadas a morar em campo de concentração como refugiados. Hoje, os refugiados palestinos são os maiores refugiados do mundo.
Gaza hoje é considerada uma prisão a céu aberto. Existe uma muralha de 9 metros de altura que divide Gaza do resto do país. Lá dentro, estão os palestinos. Eles não podem sair sem que haja uma autorização diária do exército israelense. Lá dentro de Gaza o emprego é muito escasso. Não há industrias, apenas pequeninos comércios. Dentro de Gaza os materiais de construção civis (ferro, arame, cimento, tijolos) são proibidos de entrar. A energia elétrica é cortada diariamente. Assim também com a água.
Como você se sentiria se um exército invadisse sua casa e lhe desse ordens para sair de lá, dizendo que você não é mais um cidadão daquela terra em que você e seus pais vivem há centenas de anos? Como você se sentiria se, ao tentar se defender e defender a casa, você recebesse o nome de terrorista? Essa é a história que Mohammed Antar virá nos apresentar.
Mohamed Antar é um dos principais personagens da crescente cena de hip-hop na Palestina, mais especificamente na Faixa de Gaza, aonde cresceu e ainda vive. Depois de diferentes experiências no campo musical, o rapper veio ao Brasil por meio do projeto “Periferia, nossa Faixa de Gaza” a fim de realizar um intercambio cultural entre os países, sobretudo com músicos brasileiros que compartilham o gosto pelo hip-hop. Desde novembro em São Paulo, fez apresentações no Sarau Perifatividade, no ECLA (Espaço Cultural Latino-Americano), na Copa Rebelde, entre outros.
Vencedor do prêmio local de hip-hop (HipHopkm), Mohamed participou de festivais e projetos de intercambio cultural na Europa (Suíça, França, Noruega, Itália, Suécia e Dinamarca). Também foi responsável pela trilha sonora de filmes do diretor suíço, Nicolas Wadimoff.
Desde 2010, se voltou para o hip-hop político no coletivo “Antara”, formado junto do ator e rapper Majd Antar. Suas musicas retratam o pesado cotidiano palestino, marcado pela guerra e bloqueio israelense, e tentam superar divisões internas entre os movimentos da Faixa de Gaza. Para ouvir: http://www.youtube.com/antargaza
As produções de Mohamed podem ser encontradas em seu canal no You Tube: https://www.youtube.com/user/antargaza?feature=mhee
Neste link, também se encontram videos de shows de Mohamed e video reportagens sobre o rapper: https://www.youtube.com/playlist?list=PLEA7C03EF1EE456F8
Alexandre Diniz
13 de fevereiro de 2014
Vamos lá Piracicaba, realizar esse intercambio cultural!!
Obrigado professor pelo apoio!
Evandro Mangueira
14 de fevereiro de 2014
Puxa vida, que orgulho desse rapaz! Sucesso e Paz!