Gosto muito do grupo “Porta dos Fundos”. Polêmico e irreverente (as vezes irreverente o suficiente para gerar grandes críticas) eles fazem um humor que considero um dos mais inteligentes da atualidade. Inteligente e engraçado.
Claro que não é a posição de muitos. Religiosos, políticos e agora policiais, já tentaram calar o grupo por se sentirem ofendidos pelos seus vídeos. Desta vez, porém, a tentativa de cerceamento não veio pela forma convencional, como processos judiciais ou mobilizações de descontentes. Veio através de ameaça física. O grupo, e particularmente Fábio Porchat, foi ameaçado pela internet depois de vincular um vídeo em que dois cidadãos flagram policiais dormindo na viatura e lhes “dão uma dura”.
As ameaças ainda estão sendo investigadas, mas ao que tudo indica, podem ter partido de policiais que se sentiram ofendidos pelo quadro.
Eu tenho todo o respeito pelo trabalho policial, que conheço com algum grau de profundidade uma vez que leciono eventualmente cursos para eles. Mas o fato é que um bom policial não deve se sentir ofendido pelas críticas dos humoristas, principalmente estas críticas do vídeo “Dura”. Se você não agride ninguém, se cumpre seus deveres e se é, de fato, um policial cidadão, então o vídeo não lhe ofende.
Por outro lado, além de engraçado, o vídeo é uma demonstração da questão ética. A “dura” que os policiais levam dos cidadãos é também a mesma “dura” que muitos policiais aplicam a cidadãos. A mesma humilhação que os personagens do vídeo sofrem, é vivenciada no dia a dia por milhares de cidadãos neste país. O “Porta dos Fundos” apenas inverteu a ordem dos fatores fazendo, ao mesmo tempo, humor e uma grande crítica.
O mais inteligente é que esta inversão traz uma realidade incômoda. O cidadão mantém a polícia e deveria ser bem tratado por ela. O “comando” real da polícia está na sociedade. É por ela e para ela que a polícia existe. O que ofendeu tanto à alguns (a arbitrariedade e truculência de dois “cidadãos) deveria funcionar como uma reflexão para que lugar daqueles cidadãos que são extorquidos e humilhados dia a dia.
A “censura” da violência foi, no entanto, tão eficiente, que nem consigo postar o vídeo aqui. O Youtube, canal onde regularmente os vídeos são postados, o “classificou” como adequado para maiores de dezoito anos e o link não é acessível pelo blog.
Para assisti-lo, você pode clicar na notícia abaixo, que também relata as ameaças, ou no link do site do “Porta”. Lá, procure pelo vídeo “Dura”. Se você, assim como eu, rejeitar estas ameaças e censura, mande uma mensagem de solidariedade ao Porta. Se quiser, mande também um email para a Secretaria de Segurança do RJ. Eu vou mandar. O email deles está em último lugar.
Bom Domingo.
Amstalden
Link da notícia de ameaça (com o vídeo):
Site do Porta dos Fundos: http://www.portadosfundos.com.br/
Email da ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública do RJ: ouvidoria@social.rj.gov.br
Carla Betta
17 de fevereiro de 2014
Adoro o “Porta dos Fundos”!!!! Quem não gostou, em um estado democrático, procura a via da JUSTIÇA e não da ameaça!!!
O @#$%¨!!! do Danilo Gentili faz piadas homofóbicas, racistas e detona a mulher que doa leite, expondo-a de forma ridícula e… … … sofre processos judiciais! De-mo-cra-cia! Ordem! Vias legais!
O Rafinha, tão @#$%¨qto o Danilo Gentili detona uma mulher grávida e seu bebê por ela ser (ó! que pecado!) bonita, além de piadas homofóbicas e racistas e… … … sofre processos judiciais! De-mo-cra-cia! Ordem! Vias legais!
ESTAMOS OU NÃO EM UMA DEMOCRACIA???!!!!
Edu Pedrasse
21 de fevereiro de 2014
Então…o Porchat está até sendo ameaçado de morte – segundo a reportagem abaixo – por determinados integrantes da PM…. Abram o link abaixo:
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Apos-parodiar-PM-Fabio-Porchat-e-ameacado-de-morte/5/30241