Sou fã incondicional da obra de Ennio Morricone. E, dentre as suas músicas, uma me é particularmente querida. Abolisson (Abolição) que ele fez para o filme “Queimada” de Pontecorvo. O filme é uma obra prima em si e a música completa a película de uma maneira ímpar, como se não fosse possível haver as cenas sem as músicas.
Uma das cenas/músicas, mais fantásticas, é o momento em que escravos libertos chegam à cidade, após lutarem pela liberdade no campo. Eles vão chegando, esfarrapados, os homens à frente e atrás, mulheres e crianças. Chegam em busca da uma vida verdadeira, sem escravidão, sem jugo, sem sofrimento. Estão maltratados, mas vitoriosos. Um tanto tímidos, mas conscientes da sua liberdade. E a música que acompanha é Abolição.
Sempre vi, nesta cena e nesta música, muitos significados. Um, inclusive, que combina, a meu ver, com a Páscoa.
Páscoa é Ressurreição e Ressurreição é libertação. Libertar-se dos sofrimentos, das angústias, das misérias, das tristezas e das limitações. Páscoa é a abolição de todos os nossos sofrimentos, sejam aqueles causados pela sociedade injusta, pela nossa mente indócil, nossos medos profundos e até aqueles causados pela natureza da vida, que traz em si a doença, a velhice e a morte.
Tentei recortar o filme e carregar aqui a cena a que me refiro. Mas não consegui. É preciso entender mais de informática do que eu entendo. No entanto, posto a música regida por Morricone, em um concerto na cidade de Veneza.
Tomara que ela lhe faça tão bem quanto faz a mim, mesmo sem a cena. Tomara que ela lhe transmita a alegria e esperança que transmite a mim.
Eu desejo a você uma Feliz Páscoa. Desejo que você e também que toda forma de vida neste universo, um dia seja liberta de seu sofrimento.
Bom Domingo de Páscoa.
Amstalden
Daisy Costa
20 de abril de 2014
Feliz Páscoa, Luis Fernando! E só tem sentido assim, evocando o amor cristão com liberdade, literalmente!
Antonio Oswaldo Storel
20 de abril de 2014
Caríssimo Amstalden: agradeço e gostaria de retribuir na mesma intensidade que essa música maravilhosa nos proporcionou. Que a paixão e morte do Filho de Deus e sua ressurreição triunfante, nos ajude nesta passagem para uma liberdade plena e uma vida nova. Abraços fraternos extensivos a toda a família, do Storel.