Lançamento do livro “Piracicaba 1964” Por Beatriz Vicentini

Posted on 17 de maio de 2014 por

1



prova 4

Um livro novo que chega às livrarias tem sempre dois olhares. O de quem o produziu e de quem irá lê-lo. Mas nenhum dos dois lados vive sem o outro: autores só se reconhecem quando leitores realmente se sentem identificados e satisfeitos intelectualmente com o que leem, e leitores só têm prazer em ler aquilo que lhes diz algo pessoalmente. Isso ocorre também quando se fala de produções sobre a história recente do país, da cidade, obras sobre memória.

No próximo dia 6 de junho, entretanto, quando estará sendo lançado, no SESC Piracicaba o livro “Piracicaba, 1964 – o golpe militar no interior”, esta relação autor/leitor terá contornos diferentes. Porque a verdade é que todos os primeiros leitores da obra devem se sentir também um pouco como seus autores. Afinal, o livro só foi viabilizado através de um projeto de financiamento coletivo, em que mais de 250 pessoas se envolveram, fizeram doações, juntaram-se ao objetivo daqueles que o escreveram, que era garantir que parte da história recente da cidade pudesse ser registrada. E mais do que isso, disponibilizada às novas gerações, através de exemplares que chegarão gratuitamente a todas as escolas de ensino médio da cidade, bibliotecas, universidades.

Nascido de uma parceria proposta pelo Instituto Histórico e Geográfico a seus autores, o livro esteve ameaçado de não ser editado quando, sem quaisquer justificativas, a entidade decidiu desistir de sua publicação. E foi através do site kickante.com.br que os autores buscaram a alternativa: encontrar pessoas indignadas com este tipo de censura e que se sentissem interessadas em apoiar um projeto que recuperava muito do que ocorrera em Piracicaba, como referência daquilo que muitas cidades do interior vivenciaram nos piores anos da ditadura militar. A reação foi mais do que impactante: mais de 250 pessoas, de várias partes do país, deixaram sua doação em dinheiro, numa clara demonstração de que a luta por se garantir o respeito à pesquisa, o comprometimento com a história, a indignação a atitudes que lembravam ainda os anos dos militares no poder, permeiam vários segmentos de nossa sociedade.

“Piracicaba, 1964 – o golpe militar no interior” não apresenta, portanto, uma distância tão grande entre seu grupo de autores e muitos de seus primeiros leitores. O justo é que todos aqueles que contribuíram com palavras, atitudes, artigos, doações se sintam tão “donos” desta obra quanto aqueles que a escreveram. Porque este livro só estará sendo lançado, no próximo dia 6, porque nele estão envolvidas dezenas de pessoas, piracicabanas ou que nunca sequer passaram por Piracicaba, mas que se interessam pela história deste país. Sem meias-verdades, sem medo, sem preocupação de a quem aquilo que ocorreu agrade ou não, quando passar a estar registrado numa obra que os mais jovens poderão utilizar para entender um pouco mais o que ocorre em sua cidade, a partir de um olhar e uma análise crítica do passado.

Conhecer um pouco mais de Piracicaba será possível depois da leitura deste livro. Para quem se interessa pelo tema, o convite está feito: esteja conosco, festejando a vitória que “Piracicaba, 1964 – o golpe militar no interior” representa.

Lançamento: SESC, 6 de junho, 20h.

prova 2