Vídeo de Domingo. Setenta anos do Desembarque da Normandia. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 8 de junho de 2014 por

1



normandia

Setenta anos atrás, no dia seis de junho de 1944, os aliados desembarcaram nas praias da Normandia, norte da França, iniciando a ofensiva final contra os nazistas. Para alguns historiadores, o desembarque não foi a melhor opção. A invasão da Itália já havia se concretizado com sucesso e o avanço a partir de lá, pouparia mais baixas entre os aliados. Para aqueles que defendem esta tese, o desembarque tinha mais o objetivo de impressionar os soviéticos com a grande capacidade militar dos aliados, numa antecipação das manobras da Guerra Fria.

Enfim, tenha sido qual foi o motivo, o desembarque foi um sucesso e uma tragédia. Sucesso porque as praias foram tomadas e tragédia pelas perdas e pelo horror, como de resto, são tragédias todas as guerras.

No vídeo de domingo de hoje, posto uma cena do filme “O Resgate do Soldado Ryan”, que reconstitui o que teria sido a tomada do pior trecho da praia denominada Omaha.

Você pode me achar maluco mas eu gosto de rever esta cena toda vez em que me sinto em dificuldades e desanimado, toda vez em que estou com medo dos meus problemas e dos desafios de minha vida.

Gosto porque a cena me lembra que as vezes, não temos opção se não a de ter coragem e avançar, seja qual for o resultado. Foi o que aconteceu com os soldados. Saltando das barcas em meio ao fogo dos alemães, tinham duas opções, ou corriam e direção a falésia e lutavam ou aguardavam a morte certa pelos obuses e pelas balas inimigas.

As vezes passamos por dificuldades que nos paralisam e nos aterrorizam. Não sabemos por que a vida é assim, mas é. E nestas horas não temos outra opção que não a da coragem e da luta, seja qual for o resultado. Podemos ser derrotados, podemos tombar frente a uma doença, uma tragédia familiar, um problema profissional, econômico, mas ainda assim temos que lutar, tentar vencer e ter coragem, sempre, como os jovens soldados do Dia D tiveram.

A eles meu respeito e minha admiração.

A eles a honra dos heróis que encontram a coragem para avançar.

A nós, o exemplo.

A nós, nas nossas batalhas quotidianas, a mesma coragem. Sempre!

Bom Domingo.

Amstalden

Posted in: Vídeo