Seria bom que a política fosse “binária”, ou seja, os mocinhos de um lado e os bandidos de outro. Mas não é, assim, como de resto, a vida também não. Na política e na vida não existem categorias puras, porque somos humanos, cheios de qualidades, falhas, altruísmo, egoísmo e as demais contradições do ser humano.
Agora, no entanto, na semana da votação do processo de Impeachment, nas ruas, nas redes sociais, na mídia, o que vejo é uma idealização de discursos. De um lado o bem e do outro o mal e, claro, cada lado se acha o “bem” e que o outro é o “mal”. Este é um dos momentos perigosos da História que tende a criar os piores radicalismos.
De minha parte, o que vejo, é uma realidade com tons muito mais complexos. E o primeiro diz respeito ao próprio Impeachment. Dilma e o PT o merecem? Minha resposta é sim e não…
Não porque “pedaladas fiscais” não são motivo. Se o fossem, teríamos que ter impedido FHC antes e muitos outros hoje, de prefeitos a governadores. O processo desta semana se baseia em um motivo primário frágil, mas também em uma mídia forte e um empenho incomum de alguns membros do Poder Judiciário, além de, claro, um imenso oportunismo do Legislativo, com deputados aproveitando para negociarem vantagens imensas, tanto os que são contra o governo quanto os que são a favor. Logo, a meu ver, o que temos é mais uma manobra política do que um processo legal. Mais um oportunismo do que um fato.
Por outro lado, penso que sim, o PT e Dilma, além de Lula, “merecem” o que está acontecendo. Merecem porque eu não duvido das irregularidades. Não duvido da existência do mensalão, da corrupção na Petrobrás, das ligações muito próximas com empreiteiras, que a meu ver são revertidas em doações para campanha.
Mas, é ainda um pouco mais profundo o motivo pelo qual, a meu ver, “merecem”. Ocorre que ninguém com o mínimo conhecimento ignora o clientelismo e o coronelismo da política brasileira. Os votos conquistados no “toma lá, dá cá”, as relações espúrias entre grandes grupos econômicos e políticos e a ignorância e a necessidade do povo que vota por uma conta de luz paga. O PT, pelo menos como eu o via nos anos oitenta, deveria ter sido a antítese disso tudo Deveria representar a construção de uma democracia real, fundada na cidadania e na lisura política. Não o fez.
No início, na primeira eleição de Lula, bem, naquela época talvez fosse necessário mais “pragmatismo político”, se me permitem o termo, para enfrentar uma estrutura viciada. Mas o PT teve dezesseis anos no governo. Dezesseis anos que poderiam ter sido usados para construir uma base parlamentar própria e sólida a fim de não ter que pagar mensalão. A fim de não ter que recorrer a alianças com Maluf, Calheiros, Temer, Collor.
Não o fez e abandonou o trabalho de base, nos municípios e nas comunidades pobres. Deveria tê-lo mantido, principalmente na época em que a economia brasileira esteve bem. Foi incompetência? Falta de vontade? Acomodamento? Não sei. Mas em minha avaliação, condições reais de fazer uma mudança no cenário politico eles tiveram. Tiveram condições de aumentar a organização democrática popular, tiveram a oportunidade de ensinar a cidadania. Tiveram tudo isso nas mãos. E não o fizeram. Eu próprio, e muitos outros que conheço, cansamos de falar nas periferias e ajudar a organização de comunidades mais pobres. Mas o governo do PT se burocratizou.
Agora Maluf vota pela abertura do Impeachment, ele que apertou a mão de Lula nas eleições de São Paulo para eleger Haddad. Agora Temer já prepara seu discurso, ele que esteve com Dilma. E muitos outros correm para fora do governo como ratazanas que são. E o PT colhe o que plantou.
Muitos amigos meus vão às ruas. Escolhem defender o partido e Dilma porque creem, não sem razão, que um governo de Temer será um retrocesso. Eles escolhem o “menos ruim” na expectativa de que o partido se reformule. Mas o PT não fez o que deveria ter feito antes. A autocrítica e o expurgo de corruptos. Estava e está amarrado demais para isso. Logo, eu não vou defender o PT. Reconheço alguns ganhos no governo deles, como o aumento real do salário mínimo e das universidades federais, mas não vou defender o governo dado todo o restante.
Tampouco vou ás ruas pelo Impeachment. Continuo sendo de esquerda. Continuo abominando os neofascistas que saem da toca e o cinismo do PSDB, que também deve e não será avaliado com o rigor que o PT foi. Mas o PT não inventou a esquerda. E até onde eu percebo, nem a defendeu com a ênfase que eu esperava. Eu penso que as contradições que criam as ideias de esquerda continuarão e se tornarão ainda mais fortes. Por isso, penso que uma nova esquerda vai surgir, e precisa surgir. Não sei ainda como e não a visualizo em nenhum partido atual. Mas a visualizo no anseio e na percepção de muitos. Eu vou ajudar a busca-la defendendo ainda a cidadania e a democracia plenas que é a essência do pensamento de esquerda. Defendendo a justiça social e a distribuição de renda.
E o PT, bem, o PT que se renove, que se torne parte disso.
Ou desapareça.
Luis Fernando Amstalden
carlabettarello
14 de abril de 2016
Acredito que muitas pessoas que vão às ruas pensem como eu e o Wagner Moura em declaração recente: Não para defender o PT, mas para defender a democracia e quem foi legitimamente eleita. Não imaginava mesmo que vc fosse a favor do PT, mas que, diante da realidade que estamos vivendo, com nosso país à beira de ser entregue a bandidos, que vc fosse defender o não impeachment que se traveste de golpe na medida em que não há base legal para que aconteça, muito menos para que seja aprovado. Como disse o “esquentadinho” do Ciro Gomes: “Governo ruim, se vc não está satisfeito, ele passa. Democracia não deveria passar”. Democracia deveria durar se não eternamente, quase isso.
Também acredito que, em todo esse processo, caso a esquerda não seja esmagada pelo “golpeachment”, que ela sairá fortalecida e possivelmente com uma nova estrutura e um jeito novo de ser.
blogdoamstalden
14 de abril de 2016
O problema Carla, não é só o motivo do impeachment, como eu disse. Mas todo o resto. Devemos fazer de conta que não houve nada? Petrolão, mensalão etc? OU reconhecer, assumir as consequências e buscar algo novo? Não gosto do processo atual. Mas o PT deveria saber, deveria estar preparado, deveria ter feito a autocrítica. E agora? Não, minha amiga. Eu me dobro só à verdade.
carlabettarello
14 de abril de 2016
A verdade é a realidade que se nos apresenta. Idealização? Tenho muitas. Nossas opções são ou defender a democracia e junto com ela o PT, neste momento ou deixar nosso país na mãos de bandidos cujas consequencias nefastas são o retrocesso. Vc enxerga o surgimento ou o achatamento de uma nova esquerda, que será pisada e reprimida pelo PSDB, Cunhas e adjacências? Ou não é mais provável o surgimento de uma nova esquerda neste momento e nestas ações em que o PT recebeu o apoio das esquerdas e com elas está tendo que abrir diálogos e caminhos? O Mojica enfatiza que ninguém sabe as concessões que o Lula teve que fazer para conseguir avanços sociais. Sem o impeachment, o PT estará refém, por assim dizer, dos movimentos sociais que apóiaram a presidenta neste impasse.
A gente não merece, Eloah.
Merecemos menos ainda sermos governados pela quadrilha de bandidos sem nenhuma preocupação, historicamente demonstrado, com os menos privilegiados, com a educação (desejam tanto privatizar todas as escolas! e é só observar o que o Alckmin (blécate) está fazendo com as escolas de nosso estado, com a saúde (já está ruim, né?) e nem com as desigualdades.
Passarão projetos como o da “cura gay”? Já estamos com o pé na Idade Média, vamos enfiar o corpo todo?
blogdoamstalden
14 de abril de 2016
Sim, Carla, eu também tenho algumas idealizações. Mas, me responda duas coisas. Primeira. Você não acredita nas acusações ao PT? São todas falsas? Segunda, nós já não estamos reféns destes caras que vc. citou? A “base” de apoio do PT já não é do PMDB? E, por favor, minha amiga. Não confunda minhas posições com os bolsonaristas. E privatizar mais, só se nós deixarmos sem protestar, porque votos no parlamento e na ALESP eles já tem.
Carla Betta
15 de abril de 2016
Claro que conheço um pouco vc e vc nem chega perto de um Bolsonaro. Não é o que queremos. Mas é o que acredito que acontecerá se a direita ganhar mais espaço do que já tem.
Não se trata de acreditar ou não na culpabilidade do PT. Trata-se de consequências! Trata-se do significado macabro deste impeachment sem bases legais. Para onde vamos se perdermos a legalidade? Que o PT seja investigado e punido na forma da lei e não na contramão dela. Estaremos entregando o galinheiro a raposas muito mais vis e cruéis, caso o impeachment seja aprovado. O PT errou em se aliar a partidos notadamente avessos aos seus próprios ideais, mas as consequências já foram demonstradas e o PMDB já os traiu e não faz mais parte da base aliada, portanto, a pressão para que se voltem aos movimentos sociais que apoiam o PT neste momento é intensa, é quase o único caminho a seguir. Enfim, é como vejo.
Eloah Margoni
14 de abril de 2016
Enfim, a gente é que não merece o que está fazendo, de uma lado e de outro.
Eloah Margoni
14 de abril de 2016
retifico: a gente é que não merece o que estão nos fazendo; de um lado e de outro..
João Humberto Venturini
15 de abril de 2016
Entendo e concordo com muita decepção com o q o PT poderia ter feito e não fez. Porém, agora o momento é outro e se abster e achar q isso o torna melhor é ingenuidade. Se se considera de esquerda, verás q com o golpe não serão só os petistas os perseguidos mas toda a esquerda. Erros históricos de uma certa esquerda se repetem agora. Teve gente de esquerda q se absteve em 64 e deu no q deu. Recentemente na Ucrânia, guardadas as devidas proporções e contextos, deram o golpe no presidente q era aliado da Rússia. O movimento Maidan foi apoiado por EUA e Europa e quem acabou se fortalecendo com isso foi o partido neonazista Svoboda. Naquele momento o partido comunista não apoiou o presidente aliado russo e propôs eleições gerais. Assim q deram o golpe, sedes do partido comunista foram invadidas pelo neonazis pelo país e boa parte destruídas. Logo proibiram o símbolo comunista, mas ao mesmo tempo autorizaram as homenagens a colaboradores nazistas. E agora estão para banir o partido comunista de la.
Portanto, achar q tudo q ocorrer é pq o PT merece e com isso se abster é de certa forma agora ingenuidade e colabora com os setores mais retrógrados e fascistas da sociedade.
Quem sabe daqui a pouco com o Bolsonaro presidente, venham dizer q foi culpa do PT tb.
Ana Maria
15 de abril de 2016
Seria ingenuidade esperar que a Ucrânia não quisesse exterminar de suas terras o partido responsável pelo Holodomor, que matou em 3 anos aproximadamente 6 milhões de pessoas da população de etnia ucraniana. E matou de fome, como diz o nome. Genocídio do comunista Stalin. Quem tem memória dos seus que morreram de forma tão cruel, o povo de etnia ucraniana, não vai e não deve deixar um só comunista se aproximar novamente de suas terras. E, como esse assunto ficou escondido, quando se deu ênfase ao holocausto nazista, as pessoas desavisadas, do ocidente, tendem a diminuir sua importância, porque, na maioria das vezes desconhecem os fatos. Mas quem conhece o comunismo de perto, os países que faziam parte da antiga URSS, quer distância e luta com a própria vida contra a dominação do socialismo/comunismo soviético. Ucrânia é uma lição de história, que deveria servir de lição para toda a América, especialmente a Latina, para onde os olhos dos russos olham há décadas, como o novo bloco do Eldorado. O povo da Ucrânia sabe por que luta. O povo brasileiro tem uma leve intuição do problema, pelas mentiras que viu e viveu nos últimos anos. Para quem duvida, não entende, ou acha que é mais uma teoria de conspiração, basta dar uma olhada nos arquivos do site: http://www.portalan.arquivonacional.gov.br – da década de 1950 e 1960. Documentos e fatos históricos que explicam muito os acontecimentos atuais da nossa política.
João Humberto
16 de abril de 2016
Ingenuidade é acreditar em tudo q a mídia ocidental sempre propagou sobre o comunismo ao confundi-lo propositalmente com os regimes q diziam ter adotado isso. Mas o q ocorre na Ucrânia não é isso, pois se quisessem teriam feito isso desde q desmembrou a URSS. Não é unanimidade esse ódio contra os russos e o período comunista. Mas é triste ver q se por causa disso justifica um partido neonazista praticamente tomar o poder por lá e homenagear aqueles q colaboraram com Hitler é sim ingenuidade. Banir um partido e perseguir comunistas é de um fascismo sem igual. Boa parte do movimento Maidan queria a aproximação com a Europa, mas junto veio os neonazistas do Svoboda. E sim, eles são nazistas, pois o símbolo do partido é uma suástica estilizada. Hj não é o povo q luta na Ucrânia, mas sim um bando de fanáticos de extrema-direita q mergulharam o país numa guerra civil. Os q estão no leste da Ucrânia sim perceberam isso e estão resistindo.
Esse discurso paranoico é típico daqueles q acreditam piamente na conspiração do Foro de SP e outras olavices.
Ana Maria
16 de abril de 2016
Deixo claro que o link que sugeri para pesquisas é do PALÁCIO DO PLANALTO. Ponto. Isso dispensa mais conjecturas sobre minhas fontes, mesmo porque não pretendo discutir aqui nem as minhas nem as suas fontes, seria perda de tempo. E não estou aqui para denegrir suas opiniões sobre o assunto. Em nenhum momento te chamei nem chamaria de paranoico, porque respeito seu direito de pensar diferente. Nessa sua visão do problema de lá, se é realmente como diz, é preocupante. Mas, nem sempre o que parece, é, no comunismo. Como já disse acima, muitos fatos estão obscuros, não chegam aqui com a transparência e abrangência necessários para uma boa análise. Veja, por exemplo um acontecimento trivial sobre a Rússia que vivenciei: uma pessoa que frequenta minha casa está trabalhando há meses na Rússia e arredores. Ela não consegue mandar nenhuma foto de lugares e pessoas conhecidas de lá. Embora tenha meios para isso, diz que tem medo, e que chegando aqui nos explica o porque disso. Ela volta em breve. Então, veja como a Russia e seu comunismo continuam sendo uma caixa preta, que o ocidente conhece apenas de fora, além daquilo que a propaganda oficial publica. Mas, uma fonte minha daqui do Brasil, diz que a partir do final do próximo ano a caixa preta da Rússia será aberta, através desse movimento mundial contra a corrupção, desvios e lavagem de dinheiro, que a cada dia nos traz fatos novos. Vide Panamá Papers, por exemplo, com Putin como uma das estrelas. Então poderemos fazer um juízo mais próximo da realidade do comunismo e suas influências no mundo de ontem e de hoje, e sobre o que acontece hoje nas suas imediações, nos países dos arredores. Vamos dar tempo ao tempo, que é o que temos para o momento. Sem pretensão nenhuma de estar 100% certa, apenas colaborar com o debate saudável, de minha parte encerro o assunto pois conforme dito acima, pouco sabemos, de verdade, ainda, para estender essa discussão.
João Humberto
17 de abril de 2016
Q eu saiba a Rússia ja disponibilizou vários documentos da época do regime deles e por aí muita coisa foi descoberta já. A questão é q até hj a Rússia ainda é vista com aqueles chavões da época da guerra fria. A mídia ocidental sempre foi totalmente manipulada nessa questão. Sempre só procuraram mostrar o lado ruim, e muitas vezes nem condizia com a realidade. Exemplo, o ex jogador de futebol Petkovic, sérvio, sempre diz q na época do socialismo q ele viveu lá era muito bom e q todos tinham emprego e tal. Não é q era o paraíso, mas as pessoas q perguntam se surpreendem pois esperam q ele fale q era tragédia e atraso. Foi o q a mídia aqui sempre propagou e ainda desinforma muito. Hj a internet fura esse bloqueio. Não sei se esse caso pessoal seu exemplifica tudo o q ocorre por la, mas tb conheço uma russa q se comunica normalmente com os parentes la. Putin não é flor q se cheire, porém em muitas questões da politica externa deles ele tem razão. Bom falar no Panama Papers pois neles estão vários politicos daqui e principalmente dos partidos de oposição. A Globo tb esta nesse escândalo e coincidentemente isso já esta meio abafado já. Mas cuidado, pois isso vazou só de líderes q em geral são desafetos dos EUA. Estranho não aparecer nenhum politico influente ou empresário norte americano! Ainda mais nessa questão d offshores q eles são experientes. A sonegação é mundial e a lavagem desse dinheiro, em geral, só é pega qdo há interesses.
Luiz
16 de abril de 2016
Professor, porque existem tantas pessoas que apoiam o PT mesmo tendo tantas evidências de crimes? Pra mim não faz sentido apoia-los somente pq “representam” uma ideologia que eu sou a favor. Estou tentando aprender sobre a esquerda, direita e outras linhas de pesamento, mas quanto mais eu leio mais me parece que os maiores fascistas e radicalistas representam a esquerda, sempre quando contrariados vem com paus e pedras impor a sua ideologia evoluída salvadora.