Obrigado, Manato. Por Iuri Pitombo

Posted on 28 de abril de 2016 por

3



pitombo

O principal sentimento que tive no decorrer da fatídica votação na Câmara dos Deputados pela admissão do processo de impeachment de Dilma Roussef foi impotência. Impotência de ver a hipocrisia engravatada e travestida de bandeira nacional. Impotência pelo distanciamento representativo daqueles que se dizem nossos representantes. Impotência pela inanição política do brasileiro, de termos permitido que chegasse a esse ponto.

            Como um remédio para esse sentimento resolvi que iria, pela primeira vez, fazer a minha lição de casa como cidadão. Comecei anotando o nome de alguns deputados, especialmente aqueles deputados que esbravejavam contra a corrupção (quem esbraveja a favor dela?), como sendo os arautos da moralidade e ética no país. Me restringi ao total de quinze nomes, poderiam ser muitos mais, porém, seria uma lição bem focada e incisiva.

            Comecei a pesquisar nome por nome e pela minha “surpresa” descobri que de quinze desses nomes, quinze estão com pendências judiciais ligadas aos mais diversos crimes políticos. Que coisa não? Escrevi então uma mensagem privada no facebook a todos esses quinze deputados indagando-os sobre como era lutar contra a corrupção sendo eles próprios os corruptos. Será que é uma luta interna muito grande?

            Como era de se esperar, quatorze desses quinze deputados questionados me responderam com silêncio, e como se diz na sabedoria popular: quem cala, consente. No entanto, obtive resposta  de um deputado e prefereria ter ficado sem ela, somente o silêncio já me bastaria.

            O Deputado? Digníssimo Carlos Manato (SD-ES), que teve sua campanha eleitoral abastecida com dinheiro de duas empreiteiras investigadas na Operação Lava-jato, a UTC e Andrade Gutierrez. A minha pergunta para ele foi basicamente a mesma que fiz para os outros deputados: como ser contra a corrupção recebendo dinheiro de corruptos?

            A resposta dele: “Sua mãe vai bem?”

            Como poderia interpretar uma resposta tão democrática e esclarecedora assim? Como? Seria a minha mãe uma das investigadas pela Lava-jato? Estaria ele tentando ofender a minha família?  Estaria ele realmente preocupado com o bem-estar social de minha querida mãe? Não.

            Essa resposta, para mim, somente confirmou aquilo que já desconfiávamos. Que independente de você ser um “coxinha”, independente de você ser um “mortadela” ou independente de você ser “isento”, eles não estão nem um pouco preocupados com o que pensamos ou deixamos de pensar sobre eles, o compromisso deles é com o dinheiro e com o poder, é pra esses dois que a classe política deve satisfação, pra mais ninguém. Consequência do nosso distanciamento e desinteresse pela política. Frases como “Não gosto de política.”, “Precisa discutir política agora?”, “Político é tudo igual.”, “Política é uma bosta.” são a força motriz desse distanciamento e que acabam facilitando casos de corrupção na política. Imagine se nós, os brasileiros, fizéssemos a lição de casa e fôssemos atrás de nossos representantes cobrando respostas sobre as suas atitudes, diminuindo essa distância cada vez mais, a internet está aí para isso. Imagine se mudássemos o nosso “jeitinho brasileiro”. Imagine se a ética que valesse para os outros, fosse a mesma que valesse para você.  Imagine como poderia ser diferente a resposta que o Deputado Manato poderia ter me dado. Imagine.

            E falando nisso, deputado, minha mãe vai muito bem sim, obrigado.

Iuri Pitombo é formado em Rádio e TV, músico e técnico de som.

PS: Eu, Amstalden, vou escrever ao Deputado Manato protestando por esse ocorrido. Se você quiser, esta é uma boa oportunidade de exercer a cidadania direta. Depois publico o que mandar.  Escreva também e faça sua crítica. Escreva com educação  e firmeza. E vamos pressionar para que respostas destas, indignas de um deputado, ocorram novamente. O email dele é

dep.carlosmanato@camara.leg.br

E você pode visualizar o perfil dele no link:

http://www.camara.leg.br/internet/deputado/Dep_Detalhe.asp?id=5830639