Poucas vezes escrevi tão sem expectativa de ser lido e principalmente entendido. As pessoas continuam fechadas em opiniões monolíticas, sem ouvir e sem ponderar. E não vejo isso mudando a curto prazo. Mesmo assim escrevo, e publico, por coerência própria, para manter meu raciocínio e minhas ideias registradas.
—//—
Ontem, na TV Cultura, assisti às repetitivas propagandas do PSDB. Aécio Neves falando em um novo tempo e em reconciliação. Em virar a página e começar de novo. O que ele quer dizer? Que a Lava Jato acabou? Que não há mais nada a ser investigado? Que a corrupção no Brasil foi superada? Ele próprio, assim como Temer e muitos outros do atual governo, estão citados na Lava Jato e em outras investigações. Mas para ele, assim como para o PSDB, agora precisa acabar… Em nome de uma “governabilidade” e do “fim da crise”, os casos de corrupção vão ser esquecidos. “Vamos nos unir…” Unir na amnésia, na seletividade da indignação. Vamos “virar a página”. Mas a próxima página promete mais do mesmo. Mais corrupção, mais impunidade, mais preservação dos velhos privilégios políticos e manutenção do poder aos velhos senhores feudais. Sarney Filho já é ministro e por aí vai. O clã Sarney que está no poder desde a ditadura, continua lá.
—//—
Ah sim… claro. Agora a crise econômica acaba. Acaba? É assim tão simples? Temer vai, por decreto, reverter o desemprego? Vai aumentar o interesse pelos produtos brasileiros no mundo por medida provisória? Vai enxugar a máquina pública? Nem esta última medida. Com tantos novos aliados a serem contemplados, a redução de cargos será só aparente. E todos aqueles geniais deputados, muitos dos quais também investigados por corrupção e outros crimes, vão exigir suas fatias no poder e a liberação de emendas orçamentárias generosas. A redução, se ocorrer, será na Educação ( que ninguém valoriza, nem os estudantes) e em outros serviços públicos que, de quebra, serão depois privatizados ou “flexibilizados” ao mercado. Bem oportuno.
—//—
Quanto ao PT.. Bem, Dilma diz que vai resistir, que vai lutar. Mas os sites de notícias anunciam que o PT já a coloca de escanteio e se volta para Lula e para seu lançamento como candidato em 2018. Puro pragmatismo. Não importa, ou parece não importar, se o processo foi mesmo legítimo (legal foi, mas não legítimo, como já atestou Joaquim Barbosa), no entanto, a legitimidade não parece ser o mais importante, e sim o poder, Mesmo que para isso seja necessário, de novo, apertar as mãos de Collor e Maluf, que diga-se de passagem, votaram pelo impeachment. Mas tudo bem. Eles tem seu preço, assim como os Sarney, os Tiririca e aquela fauna no Congresso. Claro, Tiririca é mais barato, mas mais barata ainda parece ser a ideia de poder legítimo. O que importa é o poder…
—//—
Se legitimidade parece ter se tornado “mercadoria” barata para o PT, há uma outra que é escassa. A auto crítica. Agora seria um bom momento para o PT, ainda que internamente, se revisitasse. Se reinventasse. Mas não me parece que vá por aí. Faz tempo, muito tempo que a arrogância é majoritária nos quadros do partido. Também faz tempo que a máxima política de Maquiavel, os fins justificam os meios, tomou conta do partido. Na minha humilde opinião, os meios se tornam os fins…. Mas… mas isso não importa a praticamente ninguém, afinal.
—//—
Nas redes sociais, este espaço virtual onde todos se expressam, meus amigos se digladiam. Muitos me excluem, claro, tanto de um lado quanto de outro. E muitos reproduzem argumentos pré-fabricados de ambos os lados. O que a maioria parece não perceber é que, se de fato houve um movimento nas ruas contra a velha e incapacitante doença da corrupção no Brasil, então deveria se continuar. O que não percebem é que, malgrado as diferenças de opinião e tendência política, ninguém é beneficiado pela corrupção, a não ser os grandes corruptos. E combate-la significa de fato ajudar a criar um novos pais, que funcione e que possa crescer. Corrupção é câncer, seja da esquerda ou da direita. E só se acaba com esse câncer com o controle social, com a população controlando de fato os políticos, seja por vias legais, seja por manifestações físicas ou escritas.
No entanto perde-se um tempo enorme em ofensas mútuas aqui “em baixo”, enquanto “lá em cima” já se fala em virar a página. E temo que tal página seja virada de ambos os lados da contenda política. Mas não para nós, aqui “em baixo”…
http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1770437-governo-quer-permissao-para-rombo-fiscal-maior
Marlene
13 de maio de 2016
Querido Luís. Estamos todos de ressaca desde ontem. Mesmo sabendo que Dilma não tinha mais condições de continuar e que lutei muito pra isso… fiquei triste e com certeza não tripudiei sobre a dor do petismo/lulista. A sensação é que ajudei a cuidar de uma criança que quando cresceu, matou, virou sociopata e tive que ajudar aplicar o limite da lei…..
É muito traumático no presidencialismo tirar o presidente por erros, corrupção ou falta de sustentação no parlamento. O Brasil está parado há anos discutindo a questão do Impeachment de Dilma que iniciou nos primeiros dias de sua posse, no segundo mandado, quando percebemos que de ricos e prósperos …. voltamos a pobreza de anos atrás e que tudo estava péssimo.
O fascismo é ambidestro!! a opressão que os militantes exerceram zombando, agredindo, achacando e oprimindo os que eles chamam de direita, coxinhas, etc etc tem sua reação!
Acredito que este limite, esta rejeição que o PT e sua militância receberam pode ser muito bom. Chorar, vivenciar a dor e o luto podem em alguns casos fazer com que olhem para dentro e façam a auto critica de que o problema não estava fora e sim dentro. Quem sabe a vaidade, arrogância e orgulho que são doenças da alma, possam abrandar um pouco quando olharem o próprio umbigo. Por enquanto, a impáfia cotidiana!
A sensação é que estamos em terra arrasada! Mas é o que temos para hoje.
O Temer foi elogiado, apoiado e referendado pelo PT e pelos 54 milhões de votos. Na democracia não tem jeito, em caso de impeachment, quem assume é o vice-presidente. Ponto. Se PMDB é ruim, retrógrado, vintage é mais um legado petista que teremos que levar da melhor forma.
Além do cenário de guerra, eles nos legaram Temer!
Se o STE vai impugnar a chapa Dilma/Temer e convocar novas eleições não sabemos. Acredito que vão guardar este remédio benéfico, se o governo Temer desandar….
Para encerrar, quero dizer para você que até agora não achei diferença quanto aos ministérios. Ter o filho de Sarney, advogado do PCC, Meireles, investigados da Lava Jato, pastor….lembro que o ministério de Dilma era vergonhoso tão ou pior que este… todos aparelhados, dezenas de mudanças cada um pior que outro, tinha Katia Abreu (amissima de Dilma), Levy, ladrões que saíram como Orlando Silva PC do B, investigados de Moro, eram da pior estirpe – escória da política.
Agora o PT já retira do armário seu kit empoeirado da manifestação e oposição…. Mas continuam criticando sem olhar o próprio umbigo…. é a amnésia seletiva de sempre para criticar. Gente estranha essa!
Antonio
21 de maio de 2016
Permita-me uma pergunta: Quando coloca que Dilma não tinha condições de governar, com base em que fatos, motivos ou acontecimentos faz esta colocação?
Quanto a ajudar uma criança, penso que se refira ao fato de ser ou ter sido petista e quanto à criança, após algum tempo percebeu que a criança transformou-se em uma sociopata. Estou coreto? Caso eu esteja correto nessa minha suposição, o que você fez além de se dizer cuidadora, sem participara efetivamente da educação e do crescimento dela? Até que ponto se colocou como muitos outros para quem bastava a criança. Os outros cuidariam, em não preciso fazer mais nada a não ser esperar as benesses?
Aqui pergunto: quando percebeu que era rica e próspera? E a que pobreza retornou se nunca saímos dela? Se por algum tempo, a vida no país funcionava à semelhança de outros foi suficiente para considerar-se rica e próspera e nas primeiras dificuldades se vê novamente na pobreza. Não seria essa a colocação típica daqueles que esperam benefícios rápidos, prontos e duradouros para si sem se importarem com os demais?
Tem toda razão, o fascismo, ou melhor, argumentos e atitudes fascistas não é exclusividade da direita, mas lembre-se e procure se informar, não foi a esquerda que começou, o que de forma alguma serve de justificativa. Caso se recorde, antes mesmo da última eleição começaram os pôsteres e cartazes denegrindo e agredindo a pessoa da presidente e tudo mais a que se seguiu, incluindo ai cartazes nas manifestações da Paulista reclamando pelo fato de Dilma não ter sido morta pelos seus torturadores.
…Acredito que este limite, esta rejeição que o PT e sua militância receberam pode ser muito bom. Chorar, vivenciar a dor e o luto podem em alguns casos fazer com que olhem para dentro e façam a autocritica de que o problema não estava fora e sim dentro. Quem sabe a vaidade, arrogância e orgulho que são doenças da alma… A colocação acima, feita por você, de certa forma confirma o que eu escrevi sobre a “criança” e a forma como foi tratada por você.
Volto a perguntar: A que terra arrasada se refere? Você consegue enxergar o que tem sido feito para impor a ideia de terra arrasada?
Que terra arrasada se o Brasil tinha quase US$ 400 bilhões em reservas.
Outro aspecto que você despreza nas colocações que faz é o presidencialismo de coalizão imposto pelo chamado Sr. Constituinte, Sr. Diretas, me refiro a Ulysses Guimarães que em cinquenta anos de vida pública como deputado não apresentou um único projeto de lei. Sempre foi um legítimo representante da política que se pratica no país, toda baseada e sustentada por conchavos, interesses pessoais e dos grupos que elegem cada um deles. Brigou muito e conseguiu que o congresso fosse também constituinte, ou seja, colocou gambás e raposas para construírem o galinheiro. Nenhum dos vícios das constituições anteriores foi eliminado, ao contrário, outros foram introduzidos para que os que lá estão se mantenham.
Temer é o resultado dessa política, sem a aliança com o PMDB Dilma não seria eleita, da mesma forma que hoje Temer se compõe com o PSDB, DEM, PPS e outros.
O sistema político está errado, esse sistema é que necessita de profundas modificações. Evitando que um político como Temer seja deputado pelos votos da coalizão. O mesmo sistema fez com que fosse o vice-presidente e por enquanto presidente interino. Não é dada à população o direito de escolha e a separação, usada sempre que interessa, vai permitir ser ele o presidente. Ao criticar, você se dá conta que Temer governa o país tendo recebido na última eleição que participou menos de 60.000 votos em um país com 204 milhões de habitantes, ou seja, recebeu apoio de 0,0002% da população, contra pouco mais de 54 milhões de votos dados a Dilma.
Como já coloquei nossas leis, as políticas inclusive, não são feitas para serem observadas por todos, mas para permitir os arranjos de ocasião, como esse que assistimos agora.
Se esse ministério, se as primeiros atos do governo interino do Temer têm sido esses, não percebe que há algo errado e muito errado. Diz lembrar-se do vergonhoso ministério de Dilma. Por acaso se deu conta ou dá conta que Dilma ainda não pôde exercer seu mandato porque tem sido emparedada pelo congresso e o PT ajudou a emparedar. Quanto ao Orlando Silva, foi inocentado das acusações da mesma forma que Erenice Guerra, Katia Abreu foi escolhida não por ser amiga de Dilma, não era ficou creio que pela convivência. E sua escolha, penso tenha sido como uma forma de se aproximar do agronegócio já que o congresso desde o primeiro momento impediu e travou o governo. Nenhuma das medidas propostas por Levy foi sequer apreciada, a lei que endurecia as penas por corrupção dorme em alguma gaveta.
Quanto a um elogio implícito e indireto ao Moro sugiro e recomendo que assista ao vídeo cujo link está a seguir.
Não só o PT, mas todos que primam por um estado de direito devem sim retirar do armário o kit protesto e lutar para que esse golpe branco não passe.
Infelizmente minha opinião sobre você é a mesma que tenho sobre a maior parte da classe média, querem benesses, querem facilidades pouco importa de onde venham desde suas necessidades sejam atendidas.
Em momento algum excluo de minhas críticas o PT, que merece as mais pesadas, que se deixou levar pela cupidez do poder.
Perdoe minha opinião, mas você deve agir e pensar como os relógios a quartzo, o ponteiro dos segundos salta para o próximo ao invés de percorrer o espaço entre os dois pontos no mostrador.
A vida e tudo na vida são analógicas, é um processo contínuo cujo resultado é a evolução. Evolui naturalmente ou com grande sofrimento como hoje no Brasil.
Não se dá conta que há um processo para retirar do Brasil qualquer possibilidade de ser um país independente e soberano.
Isso se chama geopolítica que deve ser algo com o qual não se preocupa porque estava rica e agora se vê pobre.
Veja este filme também,
talvez sirva de ajuda para que pense de uma forma mais aberta considerando tudo que está envolvido e não só o que lhe interessa.