A câmara dos deputados aprovou as alterações no código florestal que beneficiam os grandes desmatadores e barra os poucos avanços de preservação que o código original propunha. Isto já era de certa forma esperado e claro, é também péssimo. Significa na prática que os grandes latifundiários conseguiram se articular e determinar o voto dos deputados. Mas o que eu acho mais triste é que o Deputado Federal de Piracicaba, Antônio Carlos Mendes Thame, votou pelas modificações, ou seja, a favor dos interesses dos desmatadores e logo ele que tem em seu site o anúncio de um programa de sustentabilidade. Não sei quais são os critérios que ele usou, mas vou perguntar. Estou enviando um mail a ele questionando seu voto. Como cidadão tenho este direito, ou não?
Se você também não concorda com as alterações, pergunte ao Deputado o motivo do voto dele. Esta é a democracia real, participativa. Tenho certeza de que ele irá nos responder.
Para saber mais sobre o código e as mudanças que os deputados fizeram, acesse o link:
Para ver como votou Mendes Thame e os demais deputados de São Paulo (aliás o PSDB votou na maioria pelas modificações, acesse:
E se quiser enviar um mail ao deputado Thame, você pode entrar direto pelo site da câmara que é:
http://www2.camara.gov.br/participe/fale-conosco/fale-com-o-deputado?DepValores=524132-SP-M-PSDB&partidoDeputado=PSDB&sexoDeputado=M&ufDeputado=SP ou enviar um mail direto pelo endereço: dep.antoniocarlosmendesthame@camara.gov.br
Vou escrever o meu e depois posto.
“Bora” ser cidadão…
Edu Pedrasse
29 de abril de 2012
Há tempos o Sr. Thame se bandeou para o lado das grandes corporações, grandes lobbys e intereresses correlatos.
Não me surpreende sua atitude. Ainda mais, não custa lembrar, nosso ilustríssimo faz parte de um partido que joga para time “de cima”, se é que vc me entende….
Tive aula com sujeito no cursinho, no longínquo ano de 1985. Aula de português. Suas aulas eram ótimas, seu pensamento, esclarecedor, fazia a gente pensar de modo levemente esquerdizante, atento as coisas reais da vida.
Triste ver como um homem muda.
E para pior.
Anônimo
30 de abril de 2012
Doutore, fica difícil opinar assunto que não domino mas existe muita propaganda contra o “desmatamento” para evitar obras como Jirau e Belo Monte, obras essenciais (e fonte limpa de energia) para o crescimento que se espera do Brasil (além de povoar regiões ainda vazias e cobiçadas pelos gringos). É o tal negócio: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. E o bicho, neste caso, tem nome: ONG.
Sds marinheiras ao amigo,
Marcelo Dotta
blogdoamstalden
1 de maio de 2012
Saudações Marcelo. Concordo que há dificuldade em sabermos tudo o que acontece por detrás de uma lei e uma votação. Mas é exatamente por isso que, alguém que recebe uma delegação do povo, deve nos manter informados.
Se o Código não é adequado por um ou outro motivo, eu penso que uma das funções de nossos representantes é nos dizer porque. Já pensou em todos os outros projetos que são propostos, votados e aprovados ou rejeitados e nós nem sabemos para que servem? As vezes uma pequena modificação na lei que nos passa despercebida, gera um prejuízo imenso para todos, e nem nos demos conta. Na área criminal, por exemplo, será que tantas brechas no código penal são por acaso? Ou será que tem endereço certo, como evitar a prisão de um grande traficante ou corrupto? Penso que um passo importante da democracia é este, as explicações de nossos representantes sobre o que estão fazendo. Antigamente isso não seria fácil e talvez nem mesmo possível, mas hoje a internet nos permite receber tais detalhes. Creio que está na hora de deixarmos de usar a net somente para lazer ou trabalho e comecemos a usá-la como instrumento de democracia e cidadania.
Obrigado pela seu comentário e espero contar sempre com eles.
Grande Abraço.