Desafio à Câmara Respondido. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 2 de setembro de 2012 por

6



No dia 15 de agosto de 2012, publiquei no Jornal de Piracicaba e neste Blog (ver “Desafio Público à Câmera dos Vereadores”), um artigo desafiando a Câmara dos Vereadores de Piracicaba a fazer uma pesquisa de opinião pública, com um instituto idôneo, perguntando à população se ela concorda com o aumento do subsídio dos vereadores.

Sugeri que a pesquisa fosse paga pelos vereadores atuais, uma vez que todos são candidatos à reeleição. Este desafio, por sua vez, veio de minha indignação pela atitude da Câmara em limitar a entrada de integrantes do movimento “Reaja Piracicaba” nas sessões da casa e também pela fala do presidente, Sr. João Manoel dos Santos, que taxou os membros do movimento de “bêbados e drogados”.

Eu não milito no movimento Reaja Piracicaba, mas fui a primeira manifestação e me senti diretamente atacado tanto pela restrição posterior à entrada dos membros quanto pelas palavras ofensivas do Sr. João Manoel.

Pois bem, a Câmara não respondeu ao meu desafio e às minhas críticas. E não me surpreendi com isso. Ignorar uma crítica é uma estratégia quando não podemos rebatê-la. A outra seria calar o crítico, mas como esta prática de censura e repressão está oficialmente abolida no Brasil (para a tristeza de muitos “democratas” que gostariam de ter este instrumento da ditadura nas mãos), então o melhor é ignorar. Estou já acostumado com esta estratégia. Muitos de meus escritos como, por exemplo, a “Carta Aberta à Comunidade Acadêmica da EEP” que também está neste Blog, nunca foram e nunca serão respondidos oficialmente.

De qualquer modo, embora a Câmara tenha ignorado “olimpicamente” minha crítica e meu desafio, outros não o fizeram. E o Jornal de Piracicaba, numa atitude digna de um meio de comunicação comprometido com a verdade e a cidadania, incluiu na pesquisa eleitoral que encomendou junto ao Instituto PHD de Campinas, a questão do aumento. A pesquisa foi publicada hoje, dia dois de setembro de 2012, e foi investigada a aprovação ou rejeição dos eleitores em relação aos 66% de aumento dos subsídios. Também não fiquei surpreso com o resultado. Segundo a pesquisa, 87,1% dos entrevistados são contra o aumento. A favor somente 8,5%, o restante não sabia ou não quis opinar.

Ou seja, eu não errei na análise. A população é contra. Os vereadores argumentam que o projeto foi divulgado antes e que ninguém se manifestou. Infelizmente isso é verdade. Eu me manifestei, numa entrevista à EPTV na qual afirmei que a Câmara não estava fazendo jus a tal aumento, mas verdade seja dita, quase ninguém mais. Isso foi uma falha, a falha de um povo desacostumado a seguir as ações de seus representantes. De um povo que não aprendeu ainda o significado da cidadania. Não os culpo. Este comportamento de descaso vem sendo cultivado a quinhentos anos no Brasil. Aqui o governo sempre foi de poucos e os que foram mais críticos, muitas vezes pagaram com a vida. Logo, para a população, foi ensinado a ferro e fogo que é melhor “não se meter em política”.

No entanto, se não culpo a população por tal comportamento, também não concordo com ele. Precisamos mudar.  Precisamos cultivar a cidadania e a democracia. Não é tarde para isso. Nunca será. A História humana é assim. Aparentemente progride de forma lenta, mas progride.

E a mudança vem. O movimento Reaja Piracicaba é um exemplo de que as coisas não estão paradas. A História não acabou, como queria um analista norte americano que fez sucesso (duvidoso) nos anos noventa.

Porém é preciso divulgar os movimentos de mudança. Na mesma pesquisa  do Jornal de Piracicaba, foi indagado se a população concorda com o movimento Reaja e suas propostas. Mais da metade dos entrevistados, 59,3%  NÃO CONHECE. E assim não sabe que o aumento dos vereadores é só uma das propostas do Reaja. Além dela estão outros itens, tais como a aprovação da lei de ficha limpa para o município, a reformulação no Portal da Transparência na cidade, a criação de um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e a aprovação de lei que regulamente e amplie a prévia divulgação e realização de Audiências e Consultas Públicas.

Devido a este resultado da pesquisa, mesmo não sendo militante regular do movimento Reaja Piracicaba, posto neste Blog alguns dos vídeos que divulgam o movimento e suas propostas. É minha contribuição para o crescimento do movimento e meu convite para que todos os leitores se mobilizem, neste movimento ou em outros, que visem efetivamente criar a transparência e a democracia em nosso município e nosso país.

Link para conhecer o movimento Reaja Piracicaba

Falas dos representantes do Movimento na Câmara.

 

Posted in: Artigos, Vídeo