No dia 15 de agosto de 2012, publiquei no Jornal de Piracicaba e neste Blog (ver “Desafio Público à Câmera dos Vereadores”), um artigo desafiando a Câmara dos Vereadores de Piracicaba a fazer uma pesquisa de opinião pública, com um instituto idôneo, perguntando à população se ela concorda com o aumento do subsídio dos vereadores.
Sugeri que a pesquisa fosse paga pelos vereadores atuais, uma vez que todos são candidatos à reeleição. Este desafio, por sua vez, veio de minha indignação pela atitude da Câmara em limitar a entrada de integrantes do movimento “Reaja Piracicaba” nas sessões da casa e também pela fala do presidente, Sr. João Manoel dos Santos, que taxou os membros do movimento de “bêbados e drogados”.
Eu não milito no movimento Reaja Piracicaba, mas fui a primeira manifestação e me senti diretamente atacado tanto pela restrição posterior à entrada dos membros quanto pelas palavras ofensivas do Sr. João Manoel.
Pois bem, a Câmara não respondeu ao meu desafio e às minhas críticas. E não me surpreendi com isso. Ignorar uma crítica é uma estratégia quando não podemos rebatê-la. A outra seria calar o crítico, mas como esta prática de censura e repressão está oficialmente abolida no Brasil (para a tristeza de muitos “democratas” que gostariam de ter este instrumento da ditadura nas mãos), então o melhor é ignorar. Estou já acostumado com esta estratégia. Muitos de meus escritos como, por exemplo, a “Carta Aberta à Comunidade Acadêmica da EEP” que também está neste Blog, nunca foram e nunca serão respondidos oficialmente.
De qualquer modo, embora a Câmara tenha ignorado “olimpicamente” minha crítica e meu desafio, outros não o fizeram. E o Jornal de Piracicaba, numa atitude digna de um meio de comunicação comprometido com a verdade e a cidadania, incluiu na pesquisa eleitoral que encomendou junto ao Instituto PHD de Campinas, a questão do aumento. A pesquisa foi publicada hoje, dia dois de setembro de 2012, e foi investigada a aprovação ou rejeição dos eleitores em relação aos 66% de aumento dos subsídios. Também não fiquei surpreso com o resultado. Segundo a pesquisa, 87,1% dos entrevistados são contra o aumento. A favor somente 8,5%, o restante não sabia ou não quis opinar.
Ou seja, eu não errei na análise. A população é contra. Os vereadores argumentam que o projeto foi divulgado antes e que ninguém se manifestou. Infelizmente isso é verdade. Eu me manifestei, numa entrevista à EPTV na qual afirmei que a Câmara não estava fazendo jus a tal aumento, mas verdade seja dita, quase ninguém mais. Isso foi uma falha, a falha de um povo desacostumado a seguir as ações de seus representantes. De um povo que não aprendeu ainda o significado da cidadania. Não os culpo. Este comportamento de descaso vem sendo cultivado a quinhentos anos no Brasil. Aqui o governo sempre foi de poucos e os que foram mais críticos, muitas vezes pagaram com a vida. Logo, para a população, foi ensinado a ferro e fogo que é melhor “não se meter em política”.
No entanto, se não culpo a população por tal comportamento, também não concordo com ele. Precisamos mudar. Precisamos cultivar a cidadania e a democracia. Não é tarde para isso. Nunca será. A História humana é assim. Aparentemente progride de forma lenta, mas progride.
E a mudança vem. O movimento Reaja Piracicaba é um exemplo de que as coisas não estão paradas. A História não acabou, como queria um analista norte americano que fez sucesso (duvidoso) nos anos noventa.
Porém é preciso divulgar os movimentos de mudança. Na mesma pesquisa do Jornal de Piracicaba, foi indagado se a população concorda com o movimento Reaja e suas propostas. Mais da metade dos entrevistados, 59,3% NÃO CONHECE. E assim não sabe que o aumento dos vereadores é só uma das propostas do Reaja. Além dela estão outros itens, tais como a aprovação da lei de ficha limpa para o município, a reformulação no Portal da Transparência na cidade, a criação de um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e a aprovação de lei que regulamente e amplie a prévia divulgação e realização de Audiências e Consultas Públicas.
Devido a este resultado da pesquisa, mesmo não sendo militante regular do movimento Reaja Piracicaba, posto neste Blog alguns dos vídeos que divulgam o movimento e suas propostas. É minha contribuição para o crescimento do movimento e meu convite para que todos os leitores se mobilizem, neste movimento ou em outros, que visem efetivamente criar a transparência e a democracia em nosso município e nosso país.
Link para conhecer o movimento Reaja Piracicaba
Falas dos representantes do Movimento na Câmara.
Renan Polesi
2 de setembro de 2012
Será que com estes resultados, na pesquisa do Jornal de Piracicaba, os vereadores irão rever esta lei? Ou melhor, será que influenciará no momento do voto, com a população não votando nos atuais vereadores?
josé luiz mossolino
2 de setembro de 2012
Caro Luis Fernando, lamentavelmente não haverá eco aos artigos escritos tão bem por voce sobre este assunto. Não sei se “já vi este filme antes”, mas com certeza já vi muita água passar por debaixo da ponte. Minha experiência me diz que nada vai alterar o caminho das coisas. Os “nobres” vereadores não voltarão atrás nas suas decisões de aumentar os seus salários, assim como os eleitores continuarão votando nestas mesmas pessoas que tem renovado seus assentos na Câmara ilimitadamente. Infelizmente o povo não tem uma cultura política para avaliar o trabalho destes “dispensáveis” edis. Não lêem e nem se informam sobre política e politicagens. Trocam seus votos por uma bola ou uma cesta básica. Essa é a realidade. Se vc quer saber mais, descubra algum tempo livre, vá à periferia e questione as pessoas sobre o aumento de salários que eles se deram, questione sobre o Reaja Piracicaba e outros temas políticos e vc não se surpreenderá. Eles nada sabem sobre isto. Movimentam-se como uma manada. Vc também não se surpreenderá quando, após a eleição, ver que todos terão seus mandatos renovados, além do que outros que por lá já passaram voltarão ao velho ninho. Dá vontade de chorar. Um abraço
Daisy Costa
2 de setembro de 2012
ESTE APOIO TEM MUITO PESO, POIS VEM DE PESSOA DE BEM E DO BEM!
André Gorga
3 de setembro de 2012
Luis, como sempre, assino embaixo. Mas permita-me uma sugestão para alteração no texto: No penúltimo parágrafo, onde se lê “E assim não sabe que o aumento dos vereadores é só uma das propostas do Reaja”… deve ser alterado para que não pareça que o “Reaja” propôs o aumento. Apenas isso. Abraço.
Danielle Godoi
3 de setembro de 2012
Visto que o aumento foi aprovado pelos vereadores candidatos a novo mandato, boa parte destes estão vendo seus planos irem por água abaixo; e sendo assim, penso que possam sim revogar a lei que aumenta os subsídios.
Continuemos na luta, o poder emana do povo e o povo é contra ao aumento abusivo, portanto, revoguem, revoguem!!
Anônimo
4 de setembro de 2012
Professor, gostaria de fazer uma contribuição em relação à parte do texto que se pede a “aprovação de lei que regulamente e amplie a prévia divulgação e realização de Audiências e Consultas Públicas”: há uma lei que dispõe sobre o acesso à informação (Lei 12.527/2011 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm), e salvo os casos de sigilo (que envolvem menores, por exemplo), todas as Audiências são públicas e são publicadas no Diário Oficial (http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx#04/09/2012).
Posso estar equivocada quanto à minha contribuição, e por favor, me corrija se for o caso.
Eu sugiro que peçam uma melhor aplicação da lei de acesso à informação e também atualizações e disponibilizações no site das respectivas Justiças.
Parabéns pelo movimento!! É isso aí!! O poder realmente emana do povo!! Continuemos na luta!!!
Abraço.