A Câmara de Vereadores de Piracicaba está mostrando não só aos piracicabanos, mas ao Brasil inteiro como desprezam a democracia. Como nunca houve uma participação popular efetiva nas sessões do plenário, a “casa do povo” virou a “casa deles” e agora tentam de todas as formas coibir arbitrariamente essa participação que se tornou efetiva a partir do movimento Reaja Piracicaba.
As atitudes, muitas vezes infantis, dos “nobres” edis mostram o desespero e despreparo destes em lidar com cidadãos que estão ali cobrando posições e vendo o que realmente fazem nas sessões. É ridículo ver que as pautas são majoritariamente preenchidas com moções de aplausos e denominações de ruas e avenidas da cidade. As ações do movimento Reaja Piracicaba, que basicamente pede a revogação do aumento vergonhoso de 66% no salário dos vereadores,acabaram chamando a atenção de pessoas que não acompanhavam pra isso também. Deve ser isso que deixou alguns vereadores incomodados, pois sempre foram acostumados a passarem quase despercebidos durante seus mandatos.
Agora a mesa diretora da Câmara resolveu “reagir” ao Reaja tentando impor restrições internas ridículas para o acompanhamento popular das sessões. Dentre as mais absurdas e arbitrárias estão:
– a proibição do uso de nariz de palhaço, bonés, chapéus e outros adereços que, sengundo eles, ridicularizem os presentes. Aqui está a primeira arbitrariedade contra a liberdade individual, pois cada um veste e coloca o que quiser sobre o corpo, desde que não atente contra o pudor.
– a proibição de câmeras fotográficas, filmadoras e até captação de imagens por celulares dentro do plenário, pois segundo eles as sessões são gravadas, mas só poderá obter as imagens mediante solicitação dizendo onde será usada e o motivo. Eles dizem que fazem isso por temerem a manipulação das imagens, mas quem disse que eles também não poderiam manipula-las quando acontece algo, como a expulsão do cidadão que não se levantou durante a leitura bíblica, antes de libera-las? Isso é mais uma medida de cunho ditatorial.
– a proibição de comportamento inadequado, trajes indecentes, portar faixas e cartazes que desacatam os vereadores. Quanto a esse item eu gostaria de saber qual o critério que será adotado para saber o que é comportamento inadequado? Não se levantar durante a leitura da Bíblia, por exemplo, é inadequado, o que ficou claro depois da expulsão do rapaz. Qual o critério para trajes indecentes? Antes podia entrar de bermuda, mas agora não estão mais permitindo, pois alguns que participaram das manifestações estavam de bermuda. O que seria desacato aos edis escrito em cartazes e faixas? Será que não poderemos nem manifestar a ironia nos cartazes?
Com medidas autoritárias como estas, “Vossas Senhorias” estão reagindo contra o povo e contra a participação deste na casa que por direito é de todos. Mesmo com normas ditatoriais e tentativas de coagir quem os critique não vai calar quem exerce um direito constitucional e democrático que é a liberdade expressão.
Abaixo está o vídeo do dia em que o cidadão foi expulso da Câmara, assim como o rapaz que estava filmando, como cidadão também, dentro do plenário. Vejam como foi a arbitrariedade e truculência de um dos vereadores que se exaltou contra o rapaz que filmava.
João Humberto Venturini é Biólogo e Blogueiro.
Daisy Costa
21 de novembro de 2012
Muito bem descrito no texto o comportamento dos vereadores que, quanto mais se agitam, mais afundam na areia movediça, como bem complementa o vídeo. Não me canso de assistir a esse vídeo – uma obra de arte!
Mayra Maniero
21 de novembro de 2012
Parabéns João Humberto Venturini pelo belo texto, disse tudo! A atitude de certos vereadores é lamentável e pelo que parece, segundo os últimos acontecimentos envolvendo uma certa multinacional, alguns mostram o quanto são individualistas e como trabalham apenas para o beneficio próprio. Inclusive gostaria de citar para complementar seu texto de que muitos que manifestaram sua opinião sobre certas atitudes de CERTOS vereadores, receberam intimações para comparecer em audiências, como eu mesma recebi por fazer um comentário sobre uma atitude deselegante. Isso mostra claramente a tentativa de sufocar a democracia de nossa cidade por estes indivíduos.
João Humberto Venturini
21 de novembro de 2012
Obrigado pelas considerações! Olha Mayra, não sabia q já havia chegado intimações para os cidadãos q apenas exercem o seu direito a expressão. Isso tem q ser divulgado, repudiado e mostrar a face autoritária de certo edis q não desprezam a democracia.
Mayra Maniero
21 de novembro de 2012
Com certeza! Muitos não estão querendo se expor, mas eu tenho a intimação aqui e faço questão de falar para todos o que esse cidadão vereador está fazendo. Em meu comentário ao referido senhor, eu não usei palavras de baixo calão, apenas manifestei minha indignação com uma atitude deselegante que ele teve na câmara. E após meu comentário, recebi uma mensagem privada pelo facebook. Tenho tudo arquivado. E fiquei sabendo por fontes confiáveis que outras pessoas também receberam, é um absurdo! Um atentado a democracia.
João Humberto Venturini
21 de novembro de 2012
Errata minha, os edis desprezam a democracia. Mayra: a mensagem privada do facebook era em tom de ameaça? A coerção por meio de uma pessoa q exerce cargo público e tem a disposição todo aparato do estado p/ ir contra um cidadão comum é atitude ditatorial e arbitrária.
Renan
21 de novembro de 2012
O que mais desanima é que a maioria foram reeleitos, dando legitimidade para o que estão fazendo, estamos parecendo fantoches nas mãos desses vereadores, são arrogantes, ao ponto de pensarem que estão acima da constituição, precisamos acordar.