Um vídeo para pensar e sentir. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 4 de junho de 2013 por

4



O cão e o menino

A única crítica que penso ser possível a este vídeo que reproduzo aqui, está no fato de que, salvo provocarmos uma catástrofe nuclear total, nossas atitudes não vão conseguir, necessariamente, extinguir toda a vida no planeta Terra. A vida é um milagre e um milagre muito resistente. No passado remoto, grandes catástrofes naturais ocorreram e, mesmo tendo diminuído drasticamente a variedade e a quantidade de seres vivos, outras espécies e indivíduos surgiram, a vida se diversificou e retomou os espaços.

Mas isso não significa que a vida humana vai sobreviver à destruição que ela própria provoca. De fato, e este é um dos pontos fortes do vídeo, nós somos tão frágeis e dependentes do ecossistema quanto a maioria das espécies. Embora tenhamos, é verdade, desenvolvido técnicas e conhecimentos que facilitaram nosso crescimento, estas mesmas técnicas criam uma aparência de controle sobre nosso planeta que na realidade não temos. Muitos cientistas, políticos e mesmo pessoas comuns, acreditam, num grande otimismo, que é questão de tempo até que este controle total venha a acontecer. E daí, munidos de uma ciência que beira o poder divino, seremos capazes de realmente governar tudo, controlar tudo e até modificar a vida (com transgênicos, por exemplo) chegando ao limite de vivermos eternamente.

Eu pessoalmente não acredito que isso seja possível, principalmente porque nossa destruição ocorre numa escala mais rápida do que nossa própria capacidade de compreensão de todos os fenômenos naturais. Se não conhecemos direito, por exemplo, o funcionamento do clima e a diversidade das espécies, como podemos ter a pretensão de controlá-los?

Outro ponto que me parece maravilhoso no vídeo é o que se refere a questão da empatia, da compaixão para com a vida e para com o sofrimento de toda criatura. De fato, penso que não é possível se desenvolver uma nova forma, tecnológica, ética e econômica de nos relacionarmos com a natureza e com a vida humana ou não, sem passarmos pelo sentimento de empatia, sem passarmos pela capacidade de compartilhar o fato de que toda vida é um milagre, de que toda vida busca sobreviver e de que toda vida sofre. Sem esta capacidade, tendemos a ver tudo de forma utilitarista, fria e egoísta, na qual o lucro e a vantagem pessoal são o norte de nossas ações. Esta idéia, expressa até em religiões que acreditam que todos os seres foram criados para servir os seres humanos, parece já ter provado o que causa: a destruição, o sofrimento e a possibilidade do colapso. Precisamos urgentemente desenvolver outra forma de nos relacionarmos com a vida como um todo, inclusive a humana.

Enfim, veja o vídeo e tire suas próprias conclusões.

Posted in: Vídeo