As Manifestações no Brasil: Noticias, vídeo, Feliciano e polícia cidadã. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 18 de junho de 2013 por

12



feliciano e miguelzinho

Chegando agora em casa, ainda não tive tempo de me informar do andar das manifestações no Brasil todo. Sei que em São Paulo elas continuam, assim como em outras capitais e cidades. Sei também que em minha cidade uma reunião havia sido marcada pelo prefeito, Gabriel Ferrato, a fim de discutir com militantes do “pula catraca” a “organização” da manifestação marcada para quinta feira próxima. Porém, recebi a notícia de que o prefeito teria encerrado o diálogo (ou que ele nem aconteceu) e isso levou a uma manifestação espontânea, que segundo alguns reuniu cerca de 400 pessoas em passeata.

Se isso for verdade (se você tiver informações extras poste nos comentários) então Ferrato deu uma demonstração de inabilidade política para não dizer de dificuldade de diálogo. Em todos os lugares os políticos estão mudando de estratégia e iniciando diálogos, afinal não se enfrenta milhares de pessoas nas ruas a não ser que se queira uma ditadura e um confronto social. Tomara que minhas informações estejam erradas. Caso contrário, vou passar a acreditar que nosso executivo e parte do legislativo a ele dócil, são de uma arrogância imperial.

Mas, mudando rapidamente, as manifestações caminham para o encontro de reivindicações mais amplas que, de fato, penso eu, estão realmente por detrás de todo o movimento. As passagens são um ponto importante, mas há mais, como venho dito, há a corrupção, o mal uso de dinheiro público e os serviços básicos deficientes, tais como saúde, educação e segurança. Creio que uma pauta de reivindicações deve ocorrer, aliás, espero que ocorra, caso contrário o movimento pode se esvaziar na medida em que dez ou vinte centavos forem retirados das tarifas, o que já acontece em algumas cidades.

Um dos questionamentos dos manifestantes está relacionado com os gastos na Copa e nas Olimpíadas. Argumenta-se que o dinheiro gasto lá deveria ser aplicado em serviços mais importantes. Concordo e acredito que é outra reivindicação geral que pode ser “refinada” em pontos mais específicos. Mas para fins de ilustrar a questão dos gastos com a copa e, também, parte da imagem que o Brasil tem no exterior, posto aqui um vídeo fantástico feito por uma jovem brasileira que vive em Los Angeles, EUA.  Carla Dauden, dá um show de didática, embora eu pense que algumas, poucas, informações não estão totalmente corretas. No entanto o vídeo é imperdível. Confira.

E, quanto isso, o “genial” Marco Feliciano aproveitou os refletores virados em outra direção e conseguiu que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal aprovasse a proposta de projeto que permite a psicólogos oferecerem a “cura” da homossexualidade. Maravilha. Agora regredimos um pouco mais, uma vez que já faz algum tempo que comunidade científica internacional não considera a homossexualidade uma “doença” e, portanto, não há como falar em “cura”. Está aí um motivo a mais de irritação. Este senhor perde tempo levando o Brasil as trevas novamente ao invés de propor a investigação dos abusos da polícia na repressão aos manifestantes em São Paulo. Dá para entender que não é só por vinte centavos?

Depois alguns colegas meus se espantam com o apartidarismo dos manifestantes. Eles são apartidários por isso, por verem coisas estúpidas e aberrantes como estas em TODOS os partidos, lembrando que o PSC apóia o PT. Confira a notícia no link abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1297075-proposta-sobre-cura-gay-e-aprovada-em-comissao-presidida-por-feliciano.shtml

A boa notícia é que policiais cearenses prometem participar das manifestações de protesto antes do jogo entre Brasil e México em Fortaleza nesta quarta feira. Não sei se é manobra de acalmar ânimos, não me parece. E de qualquer modo, fico feliz com a iniciativa. Viva a polícia cidadã!

Confira a notícia e continuemos na movimentação.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1297080-policiais-participarao-de-protestos-no-castelao-antes-de-brasil-x-mexico.shtml