Chegando agora em casa, ainda não tive tempo de me informar do andar das manifestações no Brasil todo. Sei que em São Paulo elas continuam, assim como em outras capitais e cidades. Sei também que em minha cidade uma reunião havia sido marcada pelo prefeito, Gabriel Ferrato, a fim de discutir com militantes do “pula catraca” a “organização” da manifestação marcada para quinta feira próxima. Porém, recebi a notícia de que o prefeito teria encerrado o diálogo (ou que ele nem aconteceu) e isso levou a uma manifestação espontânea, que segundo alguns reuniu cerca de 400 pessoas em passeata.
Se isso for verdade (se você tiver informações extras poste nos comentários) então Ferrato deu uma demonstração de inabilidade política para não dizer de dificuldade de diálogo. Em todos os lugares os políticos estão mudando de estratégia e iniciando diálogos, afinal não se enfrenta milhares de pessoas nas ruas a não ser que se queira uma ditadura e um confronto social. Tomara que minhas informações estejam erradas. Caso contrário, vou passar a acreditar que nosso executivo e parte do legislativo a ele dócil, são de uma arrogância imperial.
Mas, mudando rapidamente, as manifestações caminham para o encontro de reivindicações mais amplas que, de fato, penso eu, estão realmente por detrás de todo o movimento. As passagens são um ponto importante, mas há mais, como venho dito, há a corrupção, o mal uso de dinheiro público e os serviços básicos deficientes, tais como saúde, educação e segurança. Creio que uma pauta de reivindicações deve ocorrer, aliás, espero que ocorra, caso contrário o movimento pode se esvaziar na medida em que dez ou vinte centavos forem retirados das tarifas, o que já acontece em algumas cidades.
Um dos questionamentos dos manifestantes está relacionado com os gastos na Copa e nas Olimpíadas. Argumenta-se que o dinheiro gasto lá deveria ser aplicado em serviços mais importantes. Concordo e acredito que é outra reivindicação geral que pode ser “refinada” em pontos mais específicos. Mas para fins de ilustrar a questão dos gastos com a copa e, também, parte da imagem que o Brasil tem no exterior, posto aqui um vídeo fantástico feito por uma jovem brasileira que vive em Los Angeles, EUA. Carla Dauden, dá um show de didática, embora eu pense que algumas, poucas, informações não estão totalmente corretas. No entanto o vídeo é imperdível. Confira.
E, quanto isso, o “genial” Marco Feliciano aproveitou os refletores virados em outra direção e conseguiu que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal aprovasse a proposta de projeto que permite a psicólogos oferecerem a “cura” da homossexualidade. Maravilha. Agora regredimos um pouco mais, uma vez que já faz algum tempo que comunidade científica internacional não considera a homossexualidade uma “doença” e, portanto, não há como falar em “cura”. Está aí um motivo a mais de irritação. Este senhor perde tempo levando o Brasil as trevas novamente ao invés de propor a investigação dos abusos da polícia na repressão aos manifestantes em São Paulo. Dá para entender que não é só por vinte centavos?
Depois alguns colegas meus se espantam com o apartidarismo dos manifestantes. Eles são apartidários por isso, por verem coisas estúpidas e aberrantes como estas em TODOS os partidos, lembrando que o PSC apóia o PT. Confira a notícia no link abaixo.
A boa notícia é que policiais cearenses prometem participar das manifestações de protesto antes do jogo entre Brasil e México em Fortaleza nesta quarta feira. Não sei se é manobra de acalmar ânimos, não me parece. E de qualquer modo, fico feliz com a iniciativa. Viva a polícia cidadã!
Confira a notícia e continuemos na movimentação.
Evandro Mangueira
18 de junho de 2013
Em Primeira Mão: Participei parcialmente do movimento hoje em frente a prefeitura. Quando cheguei soube que o prefeito queria falar com alguns do movimento em particular e que não era a respeito de proposta alguma, mas negociar como se daria o protesto que ocorrerá na próxima quinta-feira. Devido a esse fato, o movimento criou outra estratégia que foi de parar o trânsito em frente a prefeitura, nas vias que formam a rotatória. Ficando em torno de 30 minutos e saindo em direção ao Terminal Central (se não me engano). Esse ponto do protesto, tive por motivos particulares, de não acompanhar.
Evandro Mangueira
18 de junho de 2013
Quanto ao Feliciano. Esse projeto já vinha sendo ameaçado de ser aprovado há algum tempo, e para ser franco, já sabia que ele seria. É uma vergonha, lamentável e degradante que isso tenha ocorrido nesse momento histórico. O Feliciano, se posso aqui praguejar, deveria arder no quintos dos inferno (Não desejo menos do que o Inferno de Dante pra ele). O projeto foi sim aprovado, mas existe um diferença enorme entre o que é legal e o que é moral, e rogo aqui que as entidades competentes no assunto apareçam. E Clamo que a Presidenta Dilma saia do muro com relação a esse assunto! O ódio que sinto do Feliciano e de toda comissão de “direitos humanos” não me permite, nesse momento, ser racional em minha resposta, me possuindo uma vontade gigantesca que quebrá-lhe a cara. Por não poder exercer essa vontade, deixarei para falar sobre esse assunto outro dia.
Gleison
19 de junho de 2013
Calma gente, salvo engano o projeto teve apenas o parecer favorável da C.D.H.M., não significa que foi aprovado. Acho que não vai muito longe, não…
Jose Luis
19 de junho de 2013
Pelo que podemos observar, o prefeito e seus assessores estão realmente perdidos na administração de nossa cidade.
Temos pessoas morrendo em decorrência da falta de leitos e atendimento médico, buracos e remendos que tornam as nossas ruas intransitáveis, trânsito caótico, educação em frangalhos, mato tomando conta dos espaços públicos, segurança pública temerária. A cidade está realmente abandonada à sua própria sorte.
Ao nossos, pelo menos aos meus, olhos, o prefeito e sua equipe de secretários e assessores aparentam serem inaptos para ocuparem os seus referidos cargos. A saída para tal situação poderia ser a troca destes mesmos secretários/assessores por pessoas mais competentes ou então o impedimento do prefeito de continuar no cargo.
Eduardo Stella
19 de junho de 2013
Não estão perdidos. Deliberadamente não querem investir! Razões?!? Não sei.
Evandro Mangueira
19 de junho de 2013
De fato Gleison, tem que passar por outras comissões e outros tramites. Mas acho que só o fato de existir tal comissão de “direitos humanos” é de uma vergonha que não calculo. Eduardo, concordo com você, se tem gente perdida nesse história é a população que anda sendo esquecida.
Marina Bettelli
19 de junho de 2013
Participei do protesto de ontem e enquanto estava la fui informada de que algum representante da prefeitura estava falando em alguma radio da cidade que o movimento de quinta não foi autorizado e é ilegal. Não sei se é verídico, mas acho que sim. Se for, era só o que me faltava!!
blogdoamstalden
19 de junho de 2013
Ilegalidade no caso é um conceito estranho. Até onde eu sei, o direito a manifestações é legal. Talvez eles esteja dizendo que não houve uma autorização prévia da prefeitura para o uso de vias públicas interrompendo o trânsito. Não posso opinar muito sobre isso, mas o fato é o seguinte. SE o Brasil ganha um jogo e as pessoas vão para as ruas festejar e, nisto, bloqueiam o trânsito. Também não seria “ilegal”? E no entanto, é aceito. Em suma, o ilegal aí depende do para que se é. Se é para se protestar e exigir um direito de cidadania, então é ilegal. Se é para comemorar a copa (que não atinge nenhum político) não é ilegal… Mas, com a palavra, os advogados leitores do Blog.
Evandro Mangueira
19 de junho de 2013
Que ótimo raciocínio, não havia pensado por esse lado! Parabéns Amstalden!
Antonio Carlos Danelon
19 de junho de 2013
Desde quando manifestação popular é ilegal? A cidade é do povo. Carros particulares na cidade é concessão, porque direito é o tranporte coletivo. Ilegal é encher as ruas de buracos, mato, carros e violência. Somos livres para nos manifestar desde que dentro da ordem.
Antônio Cláudio Fischer
20 de junho de 2013
Bom dia Amstaldem, assisti o vídeo, posso concordar em parte, principalmente quanto aos gastos públicos sem nos mostrar onde estão sendo gastos. Quanto a corrupção também penso correta a análise, discordo quando coloca a fala da presidente no final, estou com 60 anos e desde que entendo e posso fazer uma análise mesmo que pobre da política, essa merda sempre foi merda. Quantos presidentes passaram por ai nesse período e sempre tivemos as mesmas situações. Nada mudou. Precisamos mudar o ser HUMANO que é corrupto, que é corruptor, ganancioso, alias, segundo Gerson, tem que levar vantagem em tudo. Ai é que morre o perigo. Até onde eu sei, o Governo Federal repassa verba para o Estadual e este para o Municipal. Qual o critério? Quem fiscaliza onde realmente foi aplicado o dinheiro? As ambulâncias do SAMU (um falar em ambulância em Piracicaba deve ser perigoso né), quantas vimos sucateadas pelo Brasil a fora, dinheiro para as estradas, hospitais, creches, etc, etc, – Temos que fazer uma análise a partidário, não podemos cair no erro de colocarmos um discurso, uma fala, em fim, estamos assim porque permitimos. Nós tomamos um café na esquina e não pedimos nota fiscal, comemos um lanche no carrinho de lanche e não pedimos nota fiscal, quem pago por isso? NÓS. O Governo seja ele Federal, Estadual ou Municipal gasta mal e por isso aumenta os impostos que por sua vez nos faz pagar mais e mais. Então o discurso passa ser outro. Vamos pagar impostos, mas vamos cobrar informações para onde ele está sendo empregado e como. Licitações falsas, políticos corruptos, esses devem ser escorraçados. Falando nisso, não vi ninguém até agora falar alguma coisa sobre a privatização velada do SEMAE. Vamos para a passeata. Até lá.
marcela
25 de junho de 2013
Eu concordo com manifestação pacífica pois é um jeito de lutar mas nao pra que usar a violência