Antes de ler esta postagem, por favor, atente-se aos seguintes pontos:
1) Não falo em nome de nenhuma instituição, grupo, organização ou partido. Falo como cidadão e faço uma proposta como cidadão e professor.
2) NÃO ESTOU ME PROPONDO A LIDERAR NADA, NEM MOVIMENTO, GRUPO OU ORGANIZAÇÃO, mas participar coerentemente do movimento que vejo nas ruas do Brasil hoje.
3) NÃO SOU CANDIDATO A NADA E NEM SEREI, LOGO NÃO ESTOU AQUI PREPARANDO UMA CANDIDATURA FUTURA, OK? SE QUISER, COPIE E GUARDE E, SE EU VIER A ME CANDIDATAR, ME “ESFREGUE” ISSO NA CARA.
Agora vamos aos fatos:
Existe hoje um movimento da população brasileira e este movimento tem ganho as ruas e obtido algum sucesso (arquivamento da PEC 37, redução de tarifas de transporte público, aprovação da lei que torna a corrupção um crime hediondo, a prisão de um deputado corrupto e outras mais).
O movimento é plural, tanto na sua composição quanto nas suas reivindicações, bem como na visão de qual é a melhor forma de agir. Esta diversidade é boa, traduz um movimento amplo, PORÉM tem limitações.
A principal limitação está na exatamente na diversidade das propostas. A maioria delas é justa e correta, mas sem elegerem-se algumas prioritárias, vai ficar difícil o alcance de vitórias maiores. A tendência é que os velhos políticos “dêem” algumas migalhas (Veja Renan Calheiros acelerando a votação da corrupção como hedionda) e evite questões mais espinhosas, preservando seus mandatos.
Uma segunda limitação está na estratégia. Grupos diferentes pensam estrategicamente de forma distintas. Não vou argumentar agora a validade de cada uma, até porque já me manifestei quanto a isso em artigos anteriores, mas por outro lado, o que percebo é que tamanha diferença pode levar a desarticulação, ao isolamento e ao FIM DO MOVIMENTO, o que não desejo em HIPÓTESE ALGUMA. O que acredito é que é preciso tentar unir as estratégias E as reivindicações em algumas de consenso, a fim de mobilizarmos O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS.
A terceira limitação é a de que oportunistas, sejam aqueles que já estão nos cargos públicos, sejam aqueles que os desejam ou a outra liderança, JÁ ESTÃO SURGINDO e alguns são apenas carreiristas aproveitando o momento, mas outros estão a soldo dos mandatários para criar divisões.
Em suma, todas as limitações que identifico vão na mesma direção, a DA PULVERIZAÇÃO DO MOVIMENTO PARA A SUA EXTINÇÃO. Esta é uma estratégia política muito antiga, a de DIVIDIR PARA GOVERNAR.
Sendo assim, proponho aqui, publicamente, que organizemos um encontro de pessoas e entidades interessadas na CONTINUIDADE DOS MOVIMENTOS para:
a) Estabelecer uma lista de reivindicações locais e nacionais conjuntas, aglutinando os pontos comuns de interesse, tais como propostas nas áreas da saúde, educação, reforma partidária, transparência e participação pública.
b) Estabelecer uma estratégia de manifestações e ações também conjunta, que leve a continuidade do movimento e aumente nossas chances de progresso.
c) Estabelecer um fórum de debates permanente, que seja capaz de retirar as propostas de consenso tanto em termos de ação como de objetivos.
d) Manter a PLURALIDADE, estabelecendo um grupo que ajude a organizar as ações E QUE ENVOLVA TODOS OS CIDADÃOS INTERESSADOS BEM COMO AS LIDERANÇAS SOCIAIS, ONG’s, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE CLASSE E DEMAIS ORGANIZAÇÕES. Ou seja, criar sim uma organização mais definida, SEM CAIR NO CENTRALISMO, MAS ESTABELECENDO A REAL LIDERANÇA COLETIVA, ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS DE CIDADANIA E CIDADÃOS CONSCIENTES.
PROPONHO, ENTÃO, QUE REALIZEMOS O MAIS BREVE POSSÍVEL UM ENCONTRO PÚBLICO ENVOLVENDO TODAS AS ENTIDADES CIVIS INTERESSADAS BEM COMO CIDADÃOS PARA INICIARMOS AS DISCUSSÕES.
Aqui em Piracicaba, minha cidade, CONVIDO A SE MANIFESTAREM E A ORGANIZAREM DATA, LOCAL E FORMA, TODAS AS ENTIDADES CIVIS, dentre elas:
Diretórios e centros acadêmicos das universidades e faculdades locais.
Sindicatos de todos os trabalhadores locais.
Associações de Classe, inclusas a OAB, Conselho de Medicina, de Odontologia, Engenharia etc.
Movimentos populares tais como “Pula Catraca”, “Reaja Piracicaba” e outros.
Cidadãos e cidadãs conscientes que possam ajudar a organização do encontro.
REAFIRMO QUE NÃO ESTOU ME PROPONDO A LIDERAR NADA, MAS ME PROPONHO SIM A AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO E NESTE CHAMADO.
AQUELES QUE CONCORDAM E QUEREM AUXILIAR NESTE OBJETIVO, QUE SE MANIFESTEM NESTE BLOG, NAS REDES SOCIAIS E PELO MEU EMAIL, A FIM DE QUE POSSAMOS COMEÇAR A ORGANIZAÇÃO.
SE VOCÊ CONCORDA, POR FAVOR, COMPARTILHE, SE PROPONHA E AJUDE.
LEMBREM-SE QUE AQUELES QUE TEM A PERDER COM TODA ESTA MOVIMENTAÇÃO QUEREM, AGORA, EXATAMENTE QUE ELA SE PULVERIZE.
NÃO VAMOS PERMITIR ISSO.
VAMOS UNIR.
Grato.
Amstalden
email: lfamst@hotmail.com
Evandro Hion Novello
27 de junho de 2013
Dificil tarefa mas faz bastante sentido professor, está na hora de mostrar organização porem sem “abafar” o movimento.
Encontro de pessoas e representantes de entidades em algum lugar publico? será viavel?
Conte comigo.
blogdoamstalden
27 de junho de 2013
Não sei se será viável, Evandro, e tenho certeza de que não será fácil. Mas acredito que é um passo a ser tentado. Prefiro errar agora do que lamentar não ter feito depois. Vamos junto?
Rodrigo Batagello
27 de junho de 2013
Parabéns pela iniciativa Luis. Desde o início das manifestações, eu venho pensando em montar uma espécie aulas abertas ou discussão mediadas sobre diferentes temas. Essa seria uma maneira de expressar e debater os problemas que nós professores enfrentamos. Tentarei estar hoje na porta da CV. Estou à disposição para ajudar no que for preciso. Abraço, Batagello
blogdoamstalden
27 de junho de 2013
Batagello, me ajude a organizar isso. Veja se espalha na UNIMEP e consegue algum espaço lá ou outro, além de outros grupos que vc. conheça. Abs.
Antônio Cláudio Fischer
27 de junho de 2013
Amstalden, acho válido sim uma organização para que o movimento não se acabe. É complicado agradar gregos e troianos mas vamos lá. Conte comigo quando tiver uma posição data local etc., joga no blog que agendamos. Abraço!
blogdoamstalden
27 de junho de 2013
Fischer, em primeiro lugar, estou em falta com você. Não consegui ir buscar o filme. Perdoe, meu amigo, tempos muito concorridos.
Em segundo preciso de sua ajuda e a de todos. Preciso contatar as entidades e buscar um lugar. Vc. tem acesso a OAB, sindicato do SEMAE e afins para ajudar. Muito obrigado e um abraço.
Evandro Mangueira
27 de junho de 2013
Professor, era disso que eu estava falando, é hora de unir forças com movimentos estruturados e sérios!
blogdoamstalden
27 de junho de 2013
Perfeito, Evandro, peço sua ajuda. Dá para envolver as ongs que vc. conhece? Abs.
Evandro Mangueira
28 de junho de 2013
Estou enviando o artigo para o e-mail do forum paulista LGBT, várias entidades recebem o e-mail do grupo. e vamos ver o que acontecerá.
Carla Betta
27 de junho de 2013
Difícil tarefa, mas não impossível. Parabéns pela iniciativa, mesmo! É preciso continuar a caminhada. Precisamos trilhar, acredito eu, sempre um caminho em prol do bem-comum. São importantes movimentos aqueles que arrecadam alimentos, porque a fome não é postergável. E assim com outros movimentos e ações, porém quando se trata de movimentos reivindicatórios, o fluxo de interesses contra exige que estes movimentos tenham foco, direcionamento, resiliência e muita inteligência para perceber as manipulações, das quais fomos vítimas desde as primeiras manifestações até… E como afirma o dito popular “2 cabeças pensam melhor que uma” Se falarmos este ditado com a melodia do “Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais” e assim por diante…. 2 cabeças, 3 cabeças… mil cabeças pensam muito, muito muito mais! A urgência desta convocação é para não deixar esfriar os ânimos e manter o fluxo deste rio rumo às mudanças sociais tão necessárias! Não vou dizer; “conte com a minha presença”, porque os ventos que em mim sopram me levam a outras direções. Mas, conte com o meu apoio!
blogdoamstalden
27 de junho de 2013
Carla, me ajude indicando entidades e pessoas. Manda o link para elas e vamos começar a articular.
Carla Betta
28 de junho de 2013
Claro!
carlos eduardo burin de oliveira
27 de junho de 2013
Luís, é necessário que além de um mediador, você continue tomando iniciativas e guiando-nos para juntos elencarmos as principais reivindicações. Aponte locais, datas e nós estaremos juntos.Tome a iniciativa. Confiamos em você!!! As passeatas precisam estar acontecendo, e podemos estar nos alternando para que elas não cessem. Parabéns pelos seus esforços.
blogdoamstalden
27 de junho de 2013
Obrigado Edu, mas acho que não é o caso de guiar e sim de ajudar a articular. Se você ou qualquer outro tiver contato com entidades civis, ongs, sindicatos ou afins, peço que envie a eles este link. Abraço e vamos construir isso juntos.
Bruno Spadotto
28 de junho de 2013
Muito boa atitude. Vou tentar pulverizar a ideia.
Marcelo Filik
28 de junho de 2013
Eu acho muito válida essa proposta, agora temos que ver pontos comuns entre as mais diversas linhas de manifestações para que seja feita uma convergência de ideais, afinal existem propostas conflitantes e antagônicas. Eu acho que será muito mais proveitoso se focarmos apenas nos problemas de Piracicaba para depois partir para esferas estaduais e federais.
blogdoamstalden
28 de junho de 2013
Marcelo, será que o Juan não consegue o cursinho para a gente já ter um local? Abs.
MIlton Guirao
28 de junho de 2013
Bom dia Professor, excelente iniciativa, faltava alguém dar o pontapé inicial, montar uma espécie de agenda com pontos de interesse geral da cidade e posteriormente estadual e federal,
Conte comigo,
MIlton Guirao
Valmir Rodrigues
28 de junho de 2013
Bom Dia ! Amstalden, conte comigo para buscarmos um futuro melhor, estou a disposição para ajudar no que for preciso para que: LUTEMOS, MESMO QUE PARA CONCRETIZAR O IMPOSSÍVEL. Vamos manter essa chama para não perdermos a oportunidade, essa ditadura que esta sendo implantado em doses homeopáticas deve ser banida. Estou a sua disposição,
Evandro Mangueira
28 de junho de 2013
Amistalden, meu amigo, mude a data desse post para daqui a um mês, assim ele ficará sempre no primeiro plano e não sairá do foco.
Acredito que basta editar a data da postagem para uma data futura, pelo menos é assim que funciona no blog que administro.
Kaique Rossini
28 de junho de 2013
Professor, o PC chamou uma Assembleia geral para segunda-feira às 19 horas, na quadra do sindicato dos bancários, na rua do Rosário. O intento é justamente este. Vamo que vamo!
Antonio Carlos Danelon
28 de junho de 2013
Estou dentro. Porém acho difícil consenso com tantas organizações ao mesmo tempo. Podemos tentar. Acho que poderíamos ser uma espécie de fórum das ruas ou um espaço de manifestação e começar com quem se interessar. Um ou dois temas por vez. Exigir resposta, assim por diante. Conforme as organizações vão se identificando vão engrossando o movimento.
Carla Betta
28 de junho de 2013
Devagar e sempre, melhor que afoitamente e ir esvaziando.
Eduardo Stella
28 de junho de 2013
Perfeito Carla!
Eduardo Stella
28 de junho de 2013
Luis.
Vou advogar por sua idéia.
Areta
28 de junho de 2013
A UNIÃO FAZ A FORÇA …. DEVEMOS APOSTAR NISSO … AFINAL SOMOS BRASILEIROS E NAO DESISTIMOS NUNCA …
Areta
28 de junho de 2013
aHHH soh para atualizar … USA – Florida – Sarasota …. os brasileiros estao aderindo a manifestação dia 01/07 … ta ai
Gravei uma chamada para nossa manifestação hoje na rádio WMNF 88.5 FM (Tampa, St. Petersburg, Sarasota) e deve ir ao ar ou hoje, sexta feira, entre 4 e 4:30 PM ou segunda feira, July 1 entre 4 e 4:30 PM. Espero ter falado razoavelmente, mas de qualquer forma convidei não apenas brasileiros, mas todos que são a favor de um mundo mais justo para participarem nesta luta do fim à corrupção no Brasil.
MONDAY JULY 1 6:00 PM at the corner of U.S. 41 and Gulfstream!
André Tietz
29 de junho de 2013
Pode contar com o PSOL…