PROPOSTA DE MOBILIZAÇÃO URGENTE! Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 27 de junho de 2013 por

28



perigo

Antes de ler esta postagem, por favor, atente-se aos seguintes pontos:

1)      Não falo em nome de nenhuma instituição, grupo, organização ou partido. Falo como cidadão e faço uma proposta como cidadão e professor.

2)      NÃO ESTOU ME PROPONDO A LIDERAR NADA, NEM MOVIMENTO, GRUPO OU ORGANIZAÇÃO, mas participar coerentemente do movimento que vejo nas ruas do Brasil hoje.

3)      NÃO SOU CANDIDATO A NADA E NEM SEREI, LOGO NÃO ESTOU AQUI PREPARANDO UMA CANDIDATURA FUTURA, OK? SE QUISER, COPIE E GUARDE E, SE EU VIER A ME CANDIDATAR, ME “ESFREGUE” ISSO NA CARA.

Agora vamos aos fatos:

Existe hoje um movimento da população brasileira e  este movimento tem ganho as ruas e obtido algum sucesso (arquivamento da PEC 37, redução de tarifas de transporte público, aprovação da lei que torna a corrupção um crime hediondo, a prisão de um deputado corrupto e outras mais).

O movimento é plural, tanto na sua composição quanto nas suas reivindicações, bem como na visão de qual é a melhor forma de agir. Esta diversidade é boa, traduz um movimento amplo, PORÉM tem limitações.

A principal limitação está na exatamente na diversidade das propostas. A maioria delas é justa e correta, mas sem elegerem-se algumas prioritárias, vai ficar difícil o alcance de vitórias maiores. A tendência é que os velhos políticos “dêem” algumas migalhas (Veja Renan Calheiros acelerando a votação da corrupção como hedionda) e evite questões mais espinhosas, preservando seus mandatos.

Uma segunda limitação está na estratégia. Grupos diferentes pensam estrategicamente de forma distintas. Não vou argumentar agora a validade de cada uma, até porque já me manifestei quanto a isso em artigos anteriores, mas por outro lado, o que percebo é que tamanha diferença pode levar a desarticulação, ao isolamento e ao FIM DO MOVIMENTO, o que não desejo em HIPÓTESE ALGUMA. O que acredito é que é preciso tentar unir as estratégias E as reivindicações em algumas de consenso, a fim de mobilizarmos O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS.

A terceira limitação é a de que oportunistas, sejam aqueles que já estão nos cargos públicos, sejam aqueles que os desejam ou a outra liderança, JÁ ESTÃO SURGINDO e alguns são apenas carreiristas aproveitando o momento, mas outros estão a soldo dos mandatários para criar divisões.

Em suma, todas as limitações que identifico vão na mesma direção, a DA PULVERIZAÇÃO DO MOVIMENTO PARA A SUA EXTINÇÃO. Esta é uma estratégia política muito antiga, a de DIVIDIR PARA GOVERNAR.

Sendo assim, proponho aqui, publicamente, que organizemos um encontro de pessoas e entidades interessadas na CONTINUIDADE DOS MOVIMENTOS para:

a)      Estabelecer uma lista de reivindicações locais e nacionais conjuntas, aglutinando os pontos comuns de interesse, tais como propostas nas áreas da saúde, educação, reforma partidária, transparência e participação pública.

b)      Estabelecer uma estratégia de manifestações e ações também conjunta, que leve a continuidade do movimento e aumente nossas chances de progresso.

c)       Estabelecer um fórum de debates permanente, que seja capaz de retirar as propostas de consenso tanto em termos de ação como de objetivos.

d)      Manter a PLURALIDADE, estabelecendo um grupo que ajude a organizar as ações E QUE ENVOLVA TODOS OS CIDADÃOS INTERESSADOS BEM COMO AS LIDERANÇAS SOCIAIS, ONG’s, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE CLASSE E DEMAIS ORGANIZAÇÕES. Ou seja, criar sim uma organização mais definida, SEM CAIR NO CENTRALISMO, MAS ESTABELECENDO A REAL LIDERANÇA COLETIVA, ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS DE CIDADANIA E CIDADÃOS CONSCIENTES.

PROPONHO, ENTÃO, QUE REALIZEMOS O MAIS BREVE POSSÍVEL UM ENCONTRO PÚBLICO ENVOLVENDO TODAS AS ENTIDADES CIVIS INTERESSADAS BEM COMO CIDADÃOS PARA INICIARMOS AS DISCUSSÕES.

Aqui em Piracicaba, minha cidade, CONVIDO A SE MANIFESTAREM E A ORGANIZAREM DATA, LOCAL E FORMA, TODAS AS ENTIDADES CIVIS, dentre elas:

Diretórios e centros acadêmicos das universidades e faculdades locais.

Sindicatos de todos os trabalhadores locais.

Associações de Classe, inclusas a OAB, Conselho de Medicina, de Odontologia, Engenharia etc.

Movimentos populares tais como “Pula Catraca”, “Reaja Piracicaba” e outros.

Cidadãos e cidadãs conscientes que possam ajudar a organização do encontro.

REAFIRMO QUE NÃO ESTOU ME PROPONDO A LIDERAR NADA, MAS ME PROPONHO SIM A AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO E NESTE CHAMADO.

AQUELES QUE CONCORDAM E QUEREM AUXILIAR NESTE OBJETIVO, QUE SE MANIFESTEM NESTE BLOG, NAS REDES SOCIAIS E PELO MEU EMAIL, A FIM DE QUE POSSAMOS COMEÇAR A ORGANIZAÇÃO.

SE VOCÊ CONCORDA, POR FAVOR, COMPARTILHE, SE PROPONHA E AJUDE.

LEMBREM-SE QUE AQUELES QUE TEM A PERDER COM TODA ESTA MOVIMENTAÇÃO QUEREM, AGORA, EXATAMENTE QUE ELA SE PULVERIZE.

NÃO VAMOS PERMITIR ISSO.

VAMOS UNIR.

Grato.

Amstalden

email: lfamst@hotmail.com