Quem quer saber o sabor de um fruto deve prová-lo. Não existe outra maneira. Assim, cansado do sabor amargo dos frutos que há décadas mandam na política piracicabana, comecei a acompanhar as propostas do “Mandato Coletivo”, idealizado por um grupo de pessoas, entre elas o Sr. Paulo Camolesi, eleito vereador nas últimas eleições.
Embora acompanhando desde o início, somente há algumas semanas comecei a participar das reuniões do “Mandato Coletivo”, e tive a certeza de que se tratava de uma maneira diferenciada de se fazer política. Ali, conheci não apenas o Paulo, mas também vários outros participantes, e percebi que se tratam de pessoas idôneas, comprometidas com a democracia, com o bem comum, com a boa gestão da “coisa pública”, com o combate às injustiças e desigualdades sociais.
Por outro lado, parece que este mesmo fruto tem sido bastante amargo para algumas pessoas, talvez incomodadas com esta nova maneira de fazer política. Talvez tanta democracia, participação e transparência incomodem quem está acostumado a utilizar a política apenas para promoção e interesse pessoal.Quando alguns políticos se sentem ameaçados, utilizam de todas as artimanhas para se defender, inclusive mentiras, distorções e ataques aos seus desafetos. Foi isso que ocorreu na última semana, quando uma “nota de esclarecimento” apócrifa foi postada na página da Câmara Municipal, com o claro intuito de confundir e manipular cidadãos desinformados, sendo de pronto rebatida através de outra “nota de esclarecimento”, esta do mandato coletivo.
Assim, sugiro aos cidadãos que estejam atentos à atuação e aos interesses dos políticos piracicabanos. Participem, busquem informações, acompanhem o mandato de cada um, procurem saber quais são as atribuições e se estão sendo cumpridas, e de que forma, e de maneira especial, sugiro que conheçam o “Mandato Coletivo”. Não digo que é o melhor dos frutos, pois agradou ao meu paladar, mas talvez não agrade a todos, porém sugiro que procurem prová-lo – assim como aos outros – para tirar suas conclusões.
Gleison Luiz Zambon
Autorizo a publicação do texto acima, e assumo inteira responsabilidade sobre seu teor.
Gleison
10 de julho de 2013
Obrigado pelo espaço! O curioso é que mesmo os vereadores “tagarelas” das redes sociais não tocam no assunto. Não vi nada por aqui. Preferem se esconder em notas apócrifas e perfis anônimos ou falsos. Ou utilizar bajuladores profissionais para mandar o recado!
blogdoamstalden
11 de julho de 2013
Eu é que agradeço o artigo e convido-o a escrever mais. Agora, a questão é: algum vereador aguenta cinco minutos de discussão pública sobre seus subsídios?
Helena de Campos
10 de julho de 2013
O artigo de hoje, 10/07, no JP , “A Câmara e a sua imagem” foi uma tacada e tanto. Acho que agora dá pra calar certas bocas inoportunas que há la dentro. Será que alguém terá a coragem de pregar o contrário?
É engraçado mesmo que nenhum vereador se manifesta através de redes sociais ou se acovardam através de pseudônimos?
Eduardo Stella
10 de julho de 2013
Bem resumido. Perfeito!
Daisy Costa
10 de julho de 2013
Muito bom, Gleison, pessoa de bom propósito!
Paulo Ricardo
10 de julho de 2013
Parabéns pala iniciativa de expor e compartilhar seu ponto de vista!!!
Espero que as pessoas de um modo geral, vejam que a melhor maneira de exercer uma politica mais digna e solidária é que além de eleger de forma consciente seus representantes, é ter participação conjunta, expondo suas idéias, defendendo suas posições de contra ou a favor, estar sempre atentos ao trabalho politico de seus representantes providos ou não de promessas antes de ser eleitos..
Muito bom!
Fernanda
10 de julho de 2013
Olá Gleison, a biodiversidade nos ensina que é com a pluralidade que se mantem o equilíbrio dos sistemas, assim, sendo fruta de sabor agradável, ou não, o importante é garantir a diversificação das especies. Acredito nesta “espécie” de vereança e no sistema de democracia participativa, sem desqualificar outras formas. Estou como assessora do MC e aprendendo muito a cada dia, principalmente por meio dessas inusitadas experiências. Bacana você fazer este chamado para o despertar da sociedade piracicabana através do acompanhamento dos mandatos por parte do eleitor, bacana você se expor neste momento de tentativa distorção da proposta e convidar à experimentação, bacana o espaço deste blog que dá oportunidade de resposta frente a outros mais tradicionais que estão fechados. Que as mídias alternativas ganhem cada vez mais leitores e assim possam dar voz àqueles que, através da vivência e experimentação, trazem a tona percepções sobre os diferentes sabores da política em piracicaba 🙂
Antonio Carlos Danelon
11 de julho de 2013
Gleison, sempre por perto; sempre seguro, corajoso e transparente. É muito bom ter sua companhia.