Em junho de 1988, no Estádio de Wembley, foi realizado um dos maiores concertos do mundo em prol de uma causa. Na época, era a libertação de Nelson Mandela, ainda preso na África do Sul e que completava 70 anos. Não foi o único concerto e nem a única manifestação. Aliás, na época, a África do Sul e seu violento regime racista sofria o boicote econômico de muitos países. Boicote cultural também. Nenhum grande artista aceitava convites para apresentações naquele país, isolando-o.
O concerto em Wembley, reuniu dezenas de grandes grupos e artistas e, transmitido ao vivo, atingiu 67 países com uma audiência calculada em 600 milhões de telespectadores. Pude assistir daqui.
Hoje, na coluna Vídeo de Domingo, posto não apenas um, mas três vídeos relativos ao concerto e à Mandela. Dois com apresentações da época. Um com Dire Straits, outro com Tracy Chapman e o terceiro com o hino N’ Kosi Sikelele Africa, que se tornou um ícone da resistência dos sul africanos e da emancipação da África como um todo.
É minha homenagem a Nelson Mandela, que não foi perfeito, uma vez que perfeição não existe em um ser humano. Mas foi um homem de uma coragem e coerência fantásticas e, com isso, buscou a perfeição. Como fazem falta outros assim…
Bom domingo.
evandro mangueira
8 de dezembro de 2013
É um artigo para se chorar!
Daisy Costa
8 de dezembro de 2013
Um belo tributo! Alguém que devemos reverenciar, não apegado ao poder e doou-se totalmente à causa da liberdade .
Anônimo
8 de dezembro de 2013
Emocionante….arrepia a alma!