A primeira vez em que ouvi Paco de Lucia, foi em um filme de Carlos Saura, Bodas de Sangue. Isto foi nos anos oitenta e Paco já impressionava com seu violão, sua “guitarra” como dizem os espanhóis, tocando o “flamenco”, um estilo que mistura heranças árabes, ciganas e ibéricas. Depois, no filme Carmen, ainda de Saura, Paco fez uma “ponta”, aparecendo na tela. Ele me apresentou o flamenco primeiro através dos filmes, depois nos seus discos. Aliás, falando em filmes, também trabalhou com Woody Allen e Quentin Tarantino. Uma de suas interpretações mais famosas, é a do “Concerto de Aranjuez”, de Joaquin Rodrigo. Esta obra, a peça mais espanhola mais tocada no mundo, foi composta para orquestra e violão. E Paco é considerado um dos seus melhores (para alguns o melhor) interpretes.
Dia 26/02/14, Paco de Lucia, aliás Francisco Sánchez Gomes, seu verdadeiro nome, faleceu no México, de um ataque cardíaco em Cancún. Tinha 61 anos. Pouco para quem tinha, ainda, tanto a nos proporcionar.
Fico triste com a perda. Triste com o desaparecimento de uma das referências de minha vida cultural, que impressionou meu fim de adolescência e começo da vida adulta. Seja como for, sua música está viva. E sempre me acompanhará.
No Vídeo de Domingo de hoje, o trecho mais popular de Concertos de Aranjuez, com a maestria de Paco.
Bom Domingo.
Carla Betta
2 de março de 2014
AGRADECIDA!! Assim que soube do falecimento, refresquei a memória e queria escutálo, mas… sempre algo acontecia… “caía” a internet, a campainha tocava, o telefone chamava… acabei deixando para lá! Ótima eta sua lembrança! Tudo o que queria escutar neste carnaval! Vivaaaa!!!
Elizabeth Maia
2 de março de 2014
Que bonito!!
Edu Pedrasse
3 de março de 2014
Foto magnífica. Tem tanta história nesse olhar…