A posição dos políticos e partidos em relação à movimentos golpistas. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 20 de março de 2014 por

16



marcha3

Conforme prometi ontem, estou enviando a partir de hoje a mensagem abaixo aos políticos e partidos de Piracicaba e de São Paulo. Algumas pessoas podem achar que estou valorizando demais a marcha agendada para o próximo sábado pedindo por uma “intervenção militar” no Brasil. Talvez eu esteja, talvez apareçam poucas pessoas no dia. Mas, passados cinquenta anos do Golpe Militar no Brasil, está mais do que na hora de assumirmos que foi golpe e não “revolução”, que foi uma ditadura e não uma “guerra”, e que esta ditadura foi tão corrupta quanto qualquer outra, além de torturar, perseguir, calar e matar cidadãos. Não vejo porque evitarmos estes assuntos e tocarmos nas feridas. Ao contrário, o “silêncio” é um dos responsáveis por tanta desinformação entre os mais jovens. Espero, sinceramente, apesar de não ser uma personalidade importante, mas por ser um cidadão, que os políticos e partidos que receberem as mensagens as respondam e declarem uma posição. Afinal eles são eleitos pela democracia e devem ser guardiães da mesma, assim como da cidadania.

A não resposta ou a desconsideração de minha mensagem, por sua vez, também será uma forma de se “manifestar”. Torçamos para que não seja este o caminho escolhido pelos que contatei.

Segue o texto enviado aos políticos. Outro, adaptado será enviado aos partidos. As respostas serão publicadas no Blog. Por enquanto estou enviando ao Prefeito Gabriel Ferrato, a todos os vereadores de Piracicaba, aos deputados estaduais Dilmo dos Santos e Roberto de Morais, ao deputado federal Mendes Thame, ao governador Geraldo Alckmin e a todos os deputados estaduais de São Paulo assim como os federais do mesmo Estado.

Prezado(a) Sr(a)

Como deve estar sabendo, uma vez que a cobertura da imprensa tem sido ampla, no próximo dia 22 de março será realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e mais duzentas cidades, uma reedição da “Marcha com Deus pela Família e Liberdade”, por grupos de pessoas que clamam por uma intervenção militar no Brasil.

Muitos destes cidadãos e cidadãs são movidos por uma descrença na democracia, principalmente pela corrupção que percebem generalizada. Mas também têm informações pobres da História recente de nosso país e dificuldades em entender que o período militar foi uma ditadura. Por outro lado, o movimento favorece políticos mal intencionados que, com um evento deste tipo, esperam capitalizar votos de descontentes nas próximas eleições. Este fenômeno já ocorreu em 1964, quando políticos como Carlos Lacerda e Adhemar de Barros apoiaram o golpe esperando ganharem eleições futuras. O resultado foi a suspensão da democracia e a violação dos diretos do cidadão por vinte anos.

Tendo em vista que o Sr(a) é um político eleito democraticamente e que o seu partido existe graças à democracia; e considerando que como homem público o Sr(a) tem a responsabilidade de proteger a cidadania e a democracia, venho por meio desta mensagem solicitar sua manifestação sobre tal movimento e sobre as idéias que advogam um novo golpe militar, tão propaladas na Internet atualmente. Tenho a convicção de que, mesmo que eu enquanto cidadão, não seja necessariamente seu eleitor e talvez nem mesmo simpatizante de seu partido, estou ao seu lado na defesa intransigente das regras democráticas e na rejeição a qualquer regime, militar ou civil, que seja ditatorial.

Reforço, portanto, meu pedido pela sua manifestação, deixando clara sua posição em relação ao processo democrático. A sua resposta, que aguardo com ansiedade, será maciçamente divulgada pelo meu Blog e pelas redes sociais, tornando assim, clara, seu compromisso com a legalidade e a democracia. Esta mensagem será enviada a todos os políticos de Piracicaba e região, e também aos diretórios dos partidos, com as devidas adaptações no caso dos diretórios. Por favor, não deixe de responder o mais rápido possível para que não restem dúvidas sobre sua postura e seus compromissos.

Desde já agradeço imensamente sua atenção e aguardo o retorno.

Atenciosamente.

Prof. Dr. Luis Fernando Amstalden.

Sociólogo, professor e articulista na imprensa e na Internet.

WWW.blogdoamstalden.com

Email: lamstalden.com.br

 

Posted in: Ação Direta