Se você vai participar das manifestações deste domingo, dia 15 de março de 15, saiba que tem todo o meu apoio. Eu também quero a punição exemplar dos corruptos envolvidos nos desvios de dinheiro. Quero que eles percam o mandato, que sejam presos e que sejam obrigados a devolver o dinheiro aos cofres públicos. Quero isso para todos, de todos os partidos, do PT, PP, PMDB, PSDB e todos os demais. Quero mais, quero o fim da maldita política do “toma lá, dá cá”. Quero o fim dos currais eleitorais e dos esquemas de propinas que infestam este país, tanto no poder público quanto na iniciativa privada.
Porém, eu não vou participar.
E não tome isso como simpatia ao PT. Estou profundamente decepcionado com eles e você pode pesquisar no Blog os artigos sobre minha indignação e até a mensagem que enviei diretamente a eles (e que nunca foi respondida).
Eu não vou porque lá estarão também os que, por falta de informação ou truculência, querem uma intervenção militar no Brasil. Não há nenhuma maneira de eu me alinhar com as ideias de Jair Bolsonaro ou de quem com ele concorda. Não posso marchar com ninguém que defenda uma ditadura, seja ela de que tipo for.
Eu não vou porque embora lá vão estar muitos bem intencionados, existe sim uma articulação partidária neste evento. E isso me parece suspeito. Um partido tem o direito democrático de convocar uma manifestação, mas não deveria ele assumir que seus membros também estão sob investigação? Ou será que todos os indiciados pela lista do Janot são culpados, menos o do PSDB?
Até agora não ouvi uma palavra dos líderes do PSDB sobre o seu citado, Senador Antônio Anastasia. Logo me parece incoerente a postura de instigar a investigação dos outros antes de avaliar a situação de sua própria casa.
Finalmente eu não vou, porque não posso marchar ao lado de quem grita contra uma suposta “bolivarianização” do Brasil. O Brasil não é a Venezuela e nem está no caminho de ser. O próprio conceito de “bolivarismo” é algo nebuloso, criado por Chaves e mantido por Maduro mais como uma forma de populismo do que como uma proposta política. A histeria de milhares aqui é manipulada, como já foi no passado com a criação dos “fantasmas vermelhos”. Alguém se lembra o Plano Cohen divulgado por Vargas?
Se, no entanto, você vai e está ciente do por que vai, volto a dizer, tem meu apoio. Você estará exercendo seu direito democrático.
Mas faço um apelo. Vá com sua cabeça, não pela dos outros.
Vá para que TODOS os corruptos sejam punidos, em todos os Estados e Cidades.
Vá, seja cidadão, mas não seja massa de manobra.
E boa manifestação.
PS: só para constar, não participei de ato nenhum ontem, dia 13, por motivos correlatos.
Para constar:
E para quem tem saudades…
Alexandre
14 de março de 2015
Brincadeira do dia: Digite no google “Barjas ministéiro público” e veja o resultado das pesquisas.
rubens
14 de março de 2015
Amstalden, é seu direito não ir, mas devia se informar melhor. Se vai ter que apóie militares, estão no seu direito. Isso é democracia, embora o partido do governo não admita isso. Tb devia se informar sobre as acusações ao senador Anastasia e saberia o quanto são ridículas, Se isso o faz desistir de protestar pelos seus direitos, lamento muito, mas me parece que seu acompanhamento sobre os acontecimentos no país tem sido deficiente. Quanto a bolivarizaćão, não vai acontecer pq as pessoas que vão as ruas não vão permitir,
blogdoamstalden
14 de março de 2015
Creio, Rubens, que Anastasia não é o único que tem acusações “ridículas” sobre ele. Não desisto de protestar pelos meus direitos. Ao contrário. Só não quero que meu protesto seja capitalizado por outros que não aqueles que realmente são democratas e querem o fim da corrupção. Por outro lado, meu caro, defender a intervenção militar não é um direito democrático porque anula a democracia. Perdoe, mas penso que sua afirmação está equivocada. Sobre a deficiência de meu acompanhamento, bem, acho que isso não cabe responder. Talvez você seja, de fato, muito mais bem informado do que eu. Grato por comentar.
Anônimo
14 de março de 2015
Penso melhor errar por ação, do que por omissão. Aliás, os políticos adoram a nação brasileira, justamente por sua ausência de corpo e alma nas politicas sociais e econômicas. Me desculpe, mas o seu texto soa mais como alguém que não sabe o que de fato quer, e se souber, nada faz em prol do que quer.
Anônimo
14 de março de 2015
Ah, e se não quer que seus protestos sejam “viciados” por outros sentimentos, faça um protesto sozinho, mas ande pelas ruas, pois ficar atrás de um computador, digitando palavras ao vento, não muda o Brasil!
blogdoamstalden
14 de março de 2015
Bem, anônimo. Eu creio que realmente vc. não me conhece, assim como eu não conheço a você. Pena que eu fale as claras, mas vc. não. Enfim, tudo bem. O fato é que me orgulho de já ter arriscado a vida, literalmente, pelo que acredito. E de ter participado de muitas manifestações e movimentos. Minha coerência não é questionada por quem conhece minha vida. Aliás, se não fosse por coerência, por que escreveria neste tempo de histeria? Enfim, grato por se manifestar.
Gleison
14 de março de 2015
Apoio total ao Amstalden, quem o conhece sabe que não é apenas um destes manifestantes de teclado. É de pessoas como ele que precisamos, e é a falta de pessoas assim que nos leva à situação que vivenciamos. Criticar é fácil, difícil é ir lá e fazer melhor.
Daisy Costa
14 de março de 2015
Precisamos de mais ‘Amstalden(s)’ nesta frágil democracia, cujos cidadãos se deixam levar pela onda midiática – aliás, ultimamente o ‘boom’ facebookiano e ‘zapzap’ têm formado ‘cientistas políticos’ que terão diplomas reconhecidos pelo MEC…
Carla Betta
14 de março de 2015
Amstalden, meu amigo, assino embaixo também às suas respostas. No entanto, diria mais. Diria que há, sim, um plano para desestabilizar o governo para a ascensão de políticos equivocados. Estou assistindo o “profissão repórter” cuja tendência a denegrir a imagem da Petrobrás é escancarada. Pelos resultados, não há má administração, mas existe a corrupção desde os tempos do PSDB. Diria também que precisamos ser consequentes quanto ao “Depois do impeachment: e aí? Qual a linha sucessória?” Para quê piorar? Vamos nos unir para apoiar as medidas adequadas, cobrar ações justas e necessárias e criticar para aprimorar o que está sendo mal feito. Concordo e complemento suas razões.
Antonio
15 de março de 2015
Prezados, Prof Amstalden e Clara, como posso fazer para enviar algo para ser publicado no blog? Seria possível enviar via email uma direção para que eu entre em contato? Abraços!
Carla Betta
16 de março de 2015
Antonio, enviar artigos para o blog é com o prof. Amstalden. Sou só uma colaboradora. Mas, avisarei-o de suas intenções. Bem-vindo ao “blog do Amstalden”!
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Antônio. Já faz tempo que eu lhe convidei para escrever aqui. Seus comentários são sempre lúcidos e eu fiquei feliz com sua disposição, agora, de escrever para o Blog. Será uma honra. Meu email é lamstalden@uol.com.br Aguardo seu contato. Grande abraço.
Luis Kehl
14 de março de 2015
Caro Amstalden, tampouco eu irei às manifestações do dia 15, e por um motivo muito simples: a mistura proposital de propostas honradas e idealistas com o que há de pior no golpismo estarão lá representadas. A massa (que, acredito, é idealista) será utilizada como mera formação de “quantidade” para justificar, não as propostas de modernização e melhoria da política brasileira, mas o retrocesso a um espectro político cuja simples recordação me dá arrepios. E não devemos esquecer que em tudo isto existem, por trás, interesses escusos e que preferem permanecer nas sombras, que torcem pelo caos para se favorecer do enfraquecimento do Brasil enquanto nação e assim ter pista livre para avançar sobre as nossas riquezas – em especial, o petróleo.
Márcia Souza
14 de março de 2015
Muito bom, Amstalden! Manifestações da esquerda e da direita são bem vindas, se defendem a democracia. Se a defesa é de totalitarismo e intolerância, não dá para estar nem perto.
Tirene Pavanelli
14 de março de 2015
O Brasil tem mais de 500 anos de história de corrupção e abandono de suas gente, menos, é claro, da classe privilegiada, que sempre teve tudo o que quis. Ir para as ruas e dizer não aos desmandos de todos os partidos é importante sim. Da mesma forma que é importante a transformação do sistema eleitoral, porque tirar um e deixar outro entrar já vendido para um congresso viciado no poder e acostumado com regalias não mudará em nada. É preciso assumir também uma postura de mudança no dia a dia, nas pequenas corrupções diárias, do jeitinho brasileiro e do “fiz errado mas foi só um minutinho”. Pedir a volta dos militares é democrático? Pode até ser. Foi por isso que tanta gente lutou contra a ditadura, para podermos ter liberdade de expressão. Mas acho que alguns comentaristas aqui não leram o texto do Amstalden com a isenção necessária. Ele se posiciona sim claramente sobre o que ele quer. E se ele não vai as ruas é porque ele não compactua com as ideias de alguns simpatizantes. Isso também é democrático. Eu também não vou as ruas porque prefiro usar este tempo e mostrar aos meus amigos a proposta de reforma eleitoral e pedir para que eles assinem a petição para a proposta de cunho popular.
Obrigada Amstalden por sua clareza de opinião e por sua objetividade em expor suas ideias. Concordo plenamente com suas razões para não ir as ruas, em especial agradeço por pedir que as pessoas usem suas próprias cabeças e suas próprias razões. Só espero que as razões de todos eles sejam para que a democracia prevaleça, mas democracia só existe em um país mais justo e menos desigual.
Felipe
14 de março de 2015
Muito bom o texto, Professor! Creio que quem esconda a cara no modo anônimo será o mesmo que estará amanha (15/03) nas ruas, achando que está fazendo democracia ao mostrar a sua cara e seu ódio. Entendo sua paciência, como professor/educador em responder a certos “atentados à sobrevivência dessa nação”. Faz parte do bom e velho Blog o bom direcionamento da real informação, cuja falta traz os mesmos danos que faltar de boas aulas de história, que por sinal, muitos estão precisando por aqui, por ali, em todo o país.
Um abraço
graça ribeiro
14 de março de 2015
Tb não vou a manifestação, mas peço aqueles que lá estarão,que paguem as próprias despesas, não aceitem doações de camisetas, bonés, botons, bandeiras, etc. afinal estão protestando contra a corrupção.
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Boa ideia Graça. Abs.
Carlos Zem
14 de março de 2015
Bem sensata a opinião do Prof. Amstalden. Quem acompanha a leitura de seus artigos e publicações reconhece o tom da análise e o respeito à democracia!
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Muito obrigado Zem. Quando você vai nos brindar com um artigo? Abs.
Helena de Campos
15 de março de 2015
Uma democracia que apoia o regime militar é meio estranho! Não sei nem como dizer disso. Muito antagônico!
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Sim Helena. Esta é a questão. Abs.
Rachila
15 de março de 2015
Amstalden, sao por pensadores como você que eu ainda acredito nesse pais!! Parabéns pela reflexao!!!
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Rachila. Não mereço o elogio, mas agradeço muito suas palavras. Saudades da Geo da Unesp. Vamos montar um grupo de estudos com as turmas? Abs.
Renan Melo
15 de março de 2015
Infelizmente o “ato democrático” de amanhã será, por parte de alguns, uma ação egoísta e de caráter anti-democrático, na minha simples opinião, não devemos criticar o PT apenas, mas sim a política brasileira de maneira geral.
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Concordo Ranan. Obrigado por comentar. Abs.
Marisa
15 de março de 2015
Muito bom o texto, como tantos outros seus, concordo com suas ideias, e sei muitíssimo bem o quanto você lê e é, sim, bem informado!!!
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Obrigado Marisa. Abs.
Antonio
15 de março de 2015
Parabéns pelo texto professor Amstalden!
Claro, sucinto e direto!
Não fui nas manifestações do dia 13, não irei hoje e em nenhuma que tenha o espírito dessas manifestações.
Manifestações estas, claramente insufladas por um candidato que jogou o jogo das eleições, perdeu e não aceita o resultado.
Um candidato que se diz democrata pregando a derrubada do governo ou um moleque destemperado?
Sinto profunda tristeza ao perceber e saber que as pessoas não percebam as incoerências da sua fala e da sua pregação. Dele e de outros como ele.
Pregam uma mudança política ao mesmo tempo que ouvem e reverberam as falas de um dos senadores por São Paulo que deseja “sangrar a presidente”. Esta declaração vinda de um senador da república envergonha o Congresso.
Em entrevista com os organizadores dessas manifestações, estes deixaram transparecer sua indigência intelectual.
Tenho para mim, quem apoia e comparece à manifestações como essas não são inocentes úteis, são boçais completos e acabados ou estão a serviço de interesses escusos.
A cada dia fica mais claro que um conjunto de forças, cada qual com seu interesse, se aglutinaram para impedir avanços da sociedade e do nosso sistema político. Interesses diversos e que manteriam o “status quo”, um país para poucos!
A cada dia fica claro que há grupos com interesses sobre o petróleo, imprensa, sistema financeiro e privilégios que desejam manter a qualquer custo.
Antonio Carlos- Totó
15 de março de 2015
Ninguém de nós sabe o que acontece nos labirintos do poder, exceto os que estão lá dentro ou têm acesso à fontes independentes. O grosso do que sabemos vem pela imprensa, cujos meios mais poderosos estão nas mãos de ‘meia dúzia’ de famílias interessadas em defender seus privilégios e os de grupos econômicos. Aliás, esse poder da mídia assim concentrado fere a Constituição Federal, que o quer acessível a todos. Portanto, a meu ver estamos sendo usados; somos massa de manobra, bonecos de ventríloquos. E tem gente que perde amizade, agride e até mata por isso. Quem quer um Brasil melhor começa por si mesmo, sua família, sua rua, sua igreja, a empresa onde trabalha e os políticos de sua cidade. O resto é coisa de mimados.
Antonio
15 de março de 2015
Concordo com tudo que colocou.
Sinto na minha família essa divisão que não beneficia ninguém além dos interessados.
Assusta o grau de alienação e ignorância, perdoem-me, não há outro termo para definir quem do povo, faz eco, incentiva e participa dessas manifestações.
Fossem todos esses crianças, até que seria compreensível. Não são, são adultos querendo um “pai da pátria”, todos eles incapazes e indigentes mentais por maior que seja sua formação.
Como o artigo coloca e muito bem, todo mundo quer o fim da corrupção e que os envolvidos, seja de que partido for, cumpram penas e devolvam o que tenha sido surrupiado dos cofres públicos. No entanto isso nunca será conseguido com gritaria e baderna.
Há interesses inconfessáveis por trás do moleque de Minas que está destemperado, do evidente interesse internacional sobre as riquezas do país, como mostrou a colunista do Estadão quando relatou o que os bancos estão exigindo para ajudar o fabricante dos navios-sonda. Nada mais nada menos do que tirar as encomendas dos estaleiros brasileiros e transferi-las para empresas de Cingapura e Coreia.
Impressiona o grau de alienação e incapacidade de todas essas pessoas que participam das redes sociais e aquelas que vão a essas passeatas.
Desde o ano passado com ajuda da imprensa, conseguiram retirar dessas manifestações seu caráter legítimo e democrático.
Transformaram tudo em um circo no qual os pagantes são os palhaços do espetáculo!
Impressiona o caráter de verdadeiro linchamento dos possíveis envolvidos, desde que determinados políticos estejam à parte posando como paladinos da virtude e honestidade.
A imprensa repercute palavras de criminosos com as de uma pessoa séria e honesta.
A ignorância de boa parte da classe média brasileira impressiona!
Renato Saldanha
15 de março de 2015
Curioso é ver alguém defendendo o Anastasia, aliás de todos os investigados, defendendo somente o Anastasia. Infelizmente no Brasil, sobretudo nos dias de hoje, corruptos são apenas os que estão diretamente ligados ao PT. Muitos se esqueceram de todos os outros partidos, inclusive das outras esferas, seja a estadual ou a municipal, nas quais governadores, prefeitos e vereadores se lambuzam em uma verdadeira festa.
Parabéns pelo texto professor Amastalden….
Luiz fernando r. Borges
15 de março de 2015
Prof., gostei do artigo, mas pisou na bola ao relacionar bolivarianismo e populismo.
Populismo está alicerçado, dentre outros fatores, em manter a populaçao na absoluta ausência de investimentos em educaçao.
Como se pode dizer isso de um país que erradicou o analfabetismo (coisa que nenhum pais não bolivariano conseguiu) e mantém a maior proporçao de jovens na universidade?
Enfim, existem outros elementos que caracterizam o populismo, mas acho que a questao é mais complexa do que essa mera reproduçao das ideias dominantes (que como diria marx, as ideias domintes de um tempo nada mais são que as ideias da classe dominante).
Abraços do xará (turma de 2004 do liceu)
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Gostei Luiz. Bom comentário.
Saudades da turma.
Grande Abraço.
maxxzendagMaxx
15 de março de 2015
Sábias palavras, Prof. Amstalden. Um minuto de silêncio à ignorância de quem, anonimamente, taxou-o de manifestante de teclado. Todos que o conhecem, ainda que pouco, sabem das suasi niciativas e do seu apoio e presença na manifestações, como em 2013.
E parabéns pelo texto, é a primeira pessoa que vejo se mostrar contrário às manifestações sem demonstrar qualquer opinião tencendiosa e partidária.
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Muito obrigado Maxx. O apoio de vocês me fortalece.
Evandro Mangueira
16 de março de 2015
Não apoio intervenção militar alguma! Não apoio manifestos com teor racistas, preconceituoso e ditatorial. Já fui muitas vezes a rua e irei quantas for preciso (Se 10 vidas tivesse, 10 eu daria), mas não compactuo com esse tipo de movimento fundado em uma arcaica ideia. Partidário e com ranço de ódio.
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Valeu Evandro. Saudades de seus artigos. Abs.
Evandro Mangueira
16 de março de 2015
Dos militares eu quero o apoio e o respeito, como a eles eu apoio e respeito muito, mas intervenção a força é ditadura, e ditadura seja de esquerda ou direita só mata, destrói e tortura!
Anônimo
16 de março de 2015
Caro amigo, professor e mestre! Concordo plenamente em suas palavras! Você é uma pessoa com grandes ensinamentos, sua visão do mundo nos passa uma certeza que temos pessoas que lutam por um ideal! continue lutando pelos seus direitos e cativando seus alunos a seguirem seus passos brilhantes! #avanteBrasil #engambiental
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Muito obrigado, meu caro anônimo. Abs.
Thiago Richter
16 de março de 2015
Professor, fui na Paulista domingo, andei por muitos e muitos quarteirões (ida e volta) e vimos apenas um pequeno grupo pedindo a militarização (e um carro de som, que era vaiado), dentre as dezenas de milhares de grupos que vimos. E até hoje não encontrei um colega ou amigo a favor desta ideia descabida.
Mas infelizmente esta proposta é um dos destaques na mídia!!!
Todos os envolvidos precisam ser investigados, inclusive os líderes! E outros escândalos também, como o helicóptero cheio de cocaína…
Participe na próxima!!! Será bem-vindo!!!
Sei que não é o ponto central do artigo, mas aproveitarei…
Não tenho vínculo partidário, mas toda vez que o governo diz que antes não investigava e hoje investiga-se mais, fico revoltado. Pois a investigação não precisa parar caso haja julgamento ou arquivamento, ela pode ser revista! A investigação “precisa” parar somente caso o crime prescreva! E mesmo após, podem ser investigados; como ocorreu recentemente em alguns pontos da comissão da verdade.
Com isso pergunto, se antes não era investigado, porquê o governo não investigou nos últimos 12 anos?
É uma pena escutar de um dos representantes das grandes empresas investigadas, que no Brasil não se coloca um paralelepípedo sem propina…
Abraços!
blogdoamstalden
16 de março de 2015
Olá Thiago. Obrigado por comentar e pelas informações. É sempre bom ouvir alguém que esteve lá. De fato, pelo que vi, alguns grupos estão tentando ampliar o problema. Um dos líderes das manifestações disse que não quer políticos do PSDB nelas, como foi o caso de ontem. Aqui o próprio ex prefeito esteve no protesto, e isso mesmo com as contas dele sendo rejeitadas pela sétima vez no TCE… É isso que não quero, entende? Servir de massa de manobra. Por outro lado, também me esgotam as bobagens do tipo “bolivarianismo” e outras. Mas enfim, se as manifestações tomarem um espectro amplo, contra TODA corrupção em TODOS os grupos, pode apostar que eu estarei lá. Quanto ao PT não ter feito nada e mantido o esquema, concordo com você. Pior ainda, o PT esqueceu a conscientização do povo e teve que fazer alianças com velhos ladrões. Quarta sai um artigo sobre isso. Um abraço.
Eloah Margoni
17 de março de 2015
Coloquei o artigo na minha página. Considero um texto corajoso, inteligente, lúcido mesmo, vindo de pessoa inteligente, culta e que mostra liberdade de raciocínio, o que é mais raro do que se imagina atualmente.