Carta de Apoio à Comunidade Acadêmica da UNIMEP

Posted on 1 de setembro de 2017 por

1



Nós, professores associados da ADEEP, Associação dos Docentes da Escola de Engenharia de Piracicaba, vimos, através desta, expressar nosso apoio irrestrito, bem como nosso respeito e admiração, aos professores, alunos e funcionários da UNIMEP em sua luta pela autonomia universitária e pelo diálogo.

Entendemos que a Educação não é simplesmente uma mercadoria ou uma prestação de serviços, ela é um processo de construção do qual participam todos, mantenedores, professores, funcionários e alunos. A Educação é, acima de tudo, um diálogo, uma dialética no sentido literal da palavra grega.

Sendo assim, não há verdadeira Educação e conhecimento sem o diálogo. Na ausência deste, a verdade se perde em um ponto de vista unilateral e centralizado. A UNIMEP tem uma longa tradição de vanguarda no conhecimento e na construção, também, da cidadania. Essa tradição e este passado não podem ser esquecidos e tampouco desmontado, por atitudes unilaterais.

Lembramos ainda que uma boa estrutura física e investimentos são muito necessários para o verdadeiro ensino, mas o fundamental é o processo que se desenrola na sua construção e este, por sua vez depende da Comunidade Acadêmica que não é apenas parte do patrimônio de uma Instituição e, muito menos, apenas dependente dela. A Instituição, ao contrário é feita principalmente da Comunidade, da qual, é claro, a mantenedora e a direção fazem parte. Mas, fazem parte e não são as educadoras isoladas. Esquecer-se disso é incorrer no risco da arrogância e da ignorância.

Assim, além de prestar nosso apoio, fazemos um apelo para a Rede Metodista que dialogue, construa o conhecimento e a Educação em conjunto com a Comunidade, certos que estamos, que esse é o verdadeiro sentido do ato de ensinar. Ensinar é também aprender e este é, ao nosso ver, o cerne da missão educacional metodista: “Ide e Ensinai”.

Venham, dialoguem, ensinem e aprendam.

Reiterando nosso apoio, colocamo-nos à disposição da Comunidade Acadêmica e da UNIMEP em geral para tudo aquilo em que pudermos auxiliar neste processo tão necessário no Brasil hoje em dia, a construção do processo educativo.

Com nossa admiração

ADEEP e seus associados

Posted in: Ação Direta