Reflexões de Aniversário (e um vídeo). Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 18 de setembro de 2017 por

0



Aniversário…

Com o tempo, isso fica complicado e, se você passou de uma certa idade, com certeza me entende.

Mas é sempre época de renovar sonhos. Afinal, talvez, esses, os nossos sonhos, sejam a coisa mais importante da vida, uma vez que nos movem, para um lado ou para o outro…

Se o ser humano não houvesse sonhado em voar, voaríamos hoje?

Claro, há os que sonham com a destruição. E chegam a ela.

E há os que sonham só para si. Isso é uma ilusão.

Não podemos existir sozinhos. Precisamos uns dos outros e, no fundo, só somos o que somos porque vivemos em grupo.

Você sobreviveria só no deserto ou em meio a uma mata virgem? Por quanto tempo e em que condições?

Mas, o fato é que é muito fácil esquecer-se disso, de nossa necessidade do outro. E, agora, em época de extremo individualismo, quando aparentemente podemos trocar dinheiro por aquilo que precisamos, fica mais do que fácil, fica “normal” esquecer-se de nossa interdependência.

Como eu disse, isso é uma ilusão.

Só existimos juntos. Só construímos juntos.

Eu pensei nisso ao ver o vídeo deste post.

Não é um vídeo do tipo que talvez ligássemos diretamente ao que digo. Não é um vídeo de pessoas tirando outras da pobreza ou salvando vidas. É menos do que isso, mas belo mesmo assim.

Mil pessoas, diferentes em idade, etnia, aparência, gênero. Mil músicos, cantores, bateristas, baixistas e guitarristas tocando juntos.

A maioria é amador, claro.

Mas o resultado é belo.

Talvez você não goste de Rock ou do David Bowie. Talvez não goste desta música em especial. Eu gosto. Mas, de qualquer modo, há grande beleza aqui, independentemente do nosso gosto em particular. A beleza de o que podemos fazer juntos e da imensa alegria de fazê-lo. Preste a atenção no vídeo. Na alegria dos músicos e na energia que eles criam.

Sim, podemos fazer o mesmo com muitas outras coisas, outros estilos de música, de arte e, mais importante, podemos fazer coisas juntos que mudem o mundo. Juntos temos a energia, a alegria e a força para fazer isso, para mudar a face da terra. Sós não podemos fazer nada, ou quase nada.

A você que me cumprimentou pelo meu aniversário ou só leu o que acabo de postar, eu agradeço e retribuo com o desejo de que você encontre a capacidade de estar e construir a vida, a alegria e o mundo, junto com os demais…

Luis Fernando Amstalden

Posted in: Artigos