
Foto reblogada de http://www.diariodocentrodomundo.com.br/?p=9041
O Rap no Brasil é ainda um estilo musical que segue sua essência que é a de contestar e denunciar o poder e os poderosos em geral. Não é a primeira vez que destaco aqui alguns rappers que conseguem traduzir em suas letras e rimas a realidade e aquilo que muitos queriam dizer e não conseguem.
O vídeo abaixo é do rapper conhecido como Mamuti 011 (www.mamuti011.com.brhttp://www.mamuti011.com.br/) e foi feito em resposta as mentiras do candidato à prefeitura pelo PSDB, José Serra. Ele partidarizou a conquista de espaço para o rap em um centro cultural dizendo que foi decisão dele. Isso motivou o protesto do rapper e daqueles que sabem que isso se trata de mais uma mentira de Serra e seu partido. Aliás, é sempre bom lembrar o histórico mentiroso de Serra, pois foi o mesmo que prometeu não deixar a prefeitura de São Paulo no meio do mandato e dois anos depois ele fez exatamente isso e se candidatou a eleição presidencial. É a obsessão pelo poder que faz de Serra um dos candidatos que joga mais sujo nas eleições, sempre contanto com o apoio da grande imprensa, principalmente a paulista.
A música foi feita para contestar a versão do candidato e o autor também aproveitou e fez o clipe com várias comparações e caricaturas de Serra coletadas da internet. Em uma das figuras aparece Serra e Hitler lado a lado. A liberdade de expressão, ainda mais no rap, garante ao autor essas comparações.
Pois bem, como estamos no meio do processo eleitoral, um site ligado à candidatura de Fernando Haddad (PT) disponibilizou o vídeo e por isso causou polêmica na imprensa, mas não devido à mentira de Serra e as críticas do rapper. A imprensa paulista, no caso a Folha de S.Paulo , alardeou devido a associação da imagem de Serra e Hitler e não sobre a mentira do candidato. Isso mostra o total engajamento político-partidário da Folha em trabalhar incessantemente pela candidatura Serra. É quase que um porta-voz do candidato, assim como o resto da grande imprensa brasileira.
Com isso logo acusaram o PT de comparar Serra à Hitler. A polêmica deu no que Serra queria, que é sempre se fazer de vítima e através da imprensa aliada atacar seus adversários jogando a pecha neles de jogo sujo.
Serra parece estar um pouco incomodado devido a sua alta rejeição mostrada nas últimas pesquisas e demonstra que não gosta de ser confrontado. E o pior é a polêmica ser apenas por uma imagem e não sobre o motivo que levou a música ser feita. Confiram o vídeo desse excelente rap do Mamuti 011.
oão Humberto Venturini é Biólogo e Blogueiro
http://ecosubversivo.blogspot.com.br/
Valéria Pisauro
24 de agosto de 2012
Muito bom! Que a arte seja arma de denúncia….