Realizando minha campanha POLITICA em diversos bairros de Piracicaba e junto a algumas entidades, fui questionado sobre como contribuirei para a mudança da atual situação. Com isso me pus há refletir um pouco sobre a situação Política atual, mais concretamente sobre minha contribuição para tais mudanças tão almejadas. Achei o desafio interessante e quando, do meu momento reflexivo minha mente vagueou pela temática e recaiu sobre a importância do passado.
A meu ver, para perspectivar o futuro é necessário assumir o passado, mesmo que seja para efetuar rupturas, é preciso valorizar o que se fez de bem e assumir o que se foi negligenciado, com a devida salvaguarda do tempo e do momento. As decisões que se tomam são sempre afetadas pela envolvência do momento e necessitam de ser analisadas sempre em contexto.
Em meu entendimento a Política municipal ainda não faz esta reflexão sobre o passado e isto está comprometendo seu desempenho no presente e no futuro. Quando a renovação é feita, haja vista em diversas entidades espalhadas por nosso país a fora. Quer se goste ou não, a renovação em muitas delas é obrigatória se fazendo visível com isso seus benefícios, e quando bem feita os resultados, aparecem trazendo com os eleitos novas idéias, novos projetos, fazendo com que as entidades que se encontram na zona de conforto devido a longevidade de seus dirigentes, saiam do estado de inércia e propiciam aos grupos ali existentes nova visão e oportunidades futuras.
Quando olho para atual situação, constato o desfio de muitas pessoas que buscam em seus baús das memórias, quais seus representantes, eleitos por eles deram continuidade aos projetos propostos em suas campanhas, quais exercerem seus papéis de fiscais, quais distribuíram e lutaram por oportunidades em prol da sociedade e de maneira igualitária, e quais honraram seus compromissos com as entidades por eles representados.
A cada eleição, a política nos surpreende com a inserção de novos candidatos, que nos são apresentados com propostas, sugestões, e idéias, voltadas para as necessidades do povo e o desenvolvimento de nosso município, talvez muitos destes sejam lançados pelos partidos com o fito de confundir o eleitor, se utilizando para tanto pessoas com certa popularidade, sem se preocupar com o histórico de contribuição em prol da sociedade.
É pouco comum, candidatos publicarem em suas paginas pessoais ou blog, seus planos de contribuição ao município e a sociedade, ou mesmo matérias com conteúdo que contribuam para os eleitores avaliarem suas propostas e medirem seus conhecimentos.
Certamente o Piracicabano Gostaria de ver esta atitude nos candidatos para o bem da pluralidade e da transparência.
O ato contínuo de prometer é comum, por parte da classe política, em períodos de pré-campanha, e campanha, eleitoral. O votante incauto muitas vezes se sente enganado pelas promessas feitas e fica rapidamente desiludido com quem elegeu, todos nós nos lembramos das promessas nas ultimas eleições, e todos nós também sabemos quantas foram cumpridas.
É uma visão de quem se preparou para contribuir com o Executivo que terá dificuldades, visto a necessidade emergencial de uma política social que ficou adormecida, é certo, mas que, com base no capital adquirido, saberá as ultrapassar, valorizando o nosso principal capital, os Piracicabanos, sem negligenciar as famílias, empresas, educadores, saúde, segurança, funcionalismo publico, entidades assistenciais, entre outros que formam os principais motores para uma sociedade mais justa e igualitária
Piracicaba necessita de Políticos que tragam renovação com visão desenvolvimentista em prol do social, projetos coerentes e necessários que atendam aos nossos sonhos e beneficie toda nossa população
Como dizia o poeta Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo (…)”.
Valmir Rodrigues é Empresário e Candidato a Vereador por Piracicaba
Ninfa Sampronha Barreiros
25 de agosto de 2012
Já que o povo esquece em quem votou e que há tantos candidatos que suas roupas possuem a forma do corpo,vai a dica: coloquem nos seus perfis, visto que muitos estão usando o facebook como ferramenta de campanha, tipo na campanha de tal ano prometi isso e cumpri, no ano seguinte continuei com o projeto de campanha e fiz isso e por aí vai. Com relação aos novos registrem em cartório que abrirão mão do aumento que fizeram seus antecessores, aí sim dá para acreditar em algum discurso.