Caros leitores, acabo de receber um email do Grupo de Mandato Coletivo do Vereador Paulo Camolesi.
Ocorre que o projeto de lei que autoriza a venda de água pelo SEMAE aos municípios limítrofes será novamente votado na próxima segunda feira, dia 04/02/2013
Este Blog tem discutido a tempos o assunto, como pode ser visto nos posts anteriores. Por isso, defende a protelação da votação até que o assunto seja discutido com toda a sociedade civil.
Assim apoiamos a inciativa do Mandato Coletivo e divulgamos seu manifesto.
Seguem o texto do email e o pedido do Mandato Coletivo:
“Caro Amstalden,
Segue um manifesto do Mandato Coletivo acerca do Projeto de Lei n. 291/12 que entrará em votação na Câmara na próxima segunda-feira.
Solicitamos a divulgação em seu blog, por acreditarmos na necessidade da ampla participação da população no debate.
Vereador Paulo Camolesi
Câmara de Vereadores de Piracicaba
Entrará novamente em pauta na primeira Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores do ano de 2013 o Projeto de Lei no 291/12 em primeira discussão. Conforme a justificativa deste Projeto, o objetivo principal de tal iniciativa é possibilitar que o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE passe a prestar serviços de saneamento básico, através da extensão da rede de abastecimento de água aos municípios limítrofes.
O Mandato Coletivo considera que uma propositura desta envergadura deveria ser amplamente debatida com a população de nosso município e com a comunidade técnico-científica que vem se dedicando a produzir pesquisas substanciais sobre o tema.
Acreditamos que o princípio da sustentabilidade deveria pautar propostas como essa e tal discussão só pode ser feita com base em estudos sobre a situação atual e projeções de oferta/demanda de longo prazo.
Dessa forma, julgamos importante que toda a sociedade tome parte deste debate, manifestando seus posicionamentos, dúvidas e sugestões diretamente aos vereadores através de telefonemas ou e-mails e através de seus contatos pessoais.”
Daqui ate segunda feira, dia 04/02/2013, este Blog estará permanentemente mobilizado para o debate sobre o assunto e conclamando os leitores a se manifestarem, tanto aqui quanto aos vereadores. Nenhum outro artigo será publicado no período dada a relevância do assunto.
Sugerimos que cada um se manifeste através de emails enviados a TODOS os vereadores.
Sugerimos ainda que nos emails cada um se manifeste de maneira educada e solicite aos vereadores que não votem o projeto sem audiências públicas amplas e debates com a população e os pesquisadores da área.
Para facilitar os contatos, seguem os emails de todos os vereadores.
Se quiserem, publiquem aqui, como comentários os textos das mensagens que receberem.
NÃO DEIXEM QUE DEPOIS SEJA DITO QUE O PROEJTO FOI ANUNCIADO E NINGUÉM SE MANIFESTOU. MANIFESTESE AGORA. SEJA UM CIDADÃO. FAÇA AS COISAS ACONTECEREM.
Abraços
Amstalden
Mayra Maniero
1 de fevereiro de 2013
Belo post professor, mandei um e-mail formal manifestando a minha opinião contra a venda de água aos municípios vizinhos.
blogdoamstalden
2 de fevereiro de 2013
Obrigado, Mayra. Coloque o seu email como resposta aqui. Ficará como um manifesto público. Abraço.
Andrea R. Martins Corrêa
2 de fevereiro de 2013
Ok Luis Fernando, em ação!
blogdoamstalden
2 de fevereiro de 2013
Perfeito, Andrea. Coloque aqui seu mail como comentário. Ficará como um manifesto público.
Alexandre Diniz
3 de fevereiro de 2013
Deixo aqui uma cópia do meu email enviado aos vereadores:
Boa tarde Sr. Vereador.
Ao que se refere à venda de água aos municípios vizinhos, eu gostaria de pedir por gentileza, que este projeto seja reprovado ou adiado. Digo isso pois nossa própria cidade de Piracicaba possui dificuldades em abastecer à todos os seus moradores. O crescimento populacional tem sido exorbitante! Se vendermos água aos municípios vizinhos, enfrentaremos muito mais problemas com abastecimento num futuro breve! Também o crescimento industrial em Piracicaba exige mais demanda de água (crescimento apoiado sempre pelos sindicatos e partido das ultimas gestões).
Agradeço à atenção deste eleitor que vos escreve, em nossa cidade democrática. Agradeço por trabalhar em função da população que o elegeu.
Atenciosamente,
Alexandre Diniz Baldisin
RG 30.723.599-3
Renato Saldanha
3 de fevereiro de 2013
A própria PPP do esgoto não foi amplamente divulgada e tão pouco discutida pela sociedade piracicabana, que é a mais interessada. Nessa semana recebemos um novo aumento nas tarifas de água!!!!!
blogdoamstalden
3 de fevereiro de 2013
Pois é, Renato, daí meu empenho em divulguar ao máximo a questão agora. A fim de que a história não se repita. Quanto ao aumento, o que foi esquecido é de se dizer quanto dele corresponde a valores de aumento da Águas do Mirante.
Antonio Carlos Danelon
3 de fevereiro de 2013
Selecionei algumas notícias sobre o SEMAE e o problema da água em nossa cidade. Atrás dessa venda de água só podem estar outros intreresses. Região pode ter racionamento de água nos próximos três anos. O crescimento populacional e o desenvolvimento econômico na região podem provocar, nos próximos três anos, o risco de racionamento de água na região atendida pelo Consórcio PCJ. A área engloba 63 cidades, entre elas, Piracicaba, e tem uma população aproximada de 5 milhões de pessoas. A situação atual é crítica, já que a disponibilidade hídrica por habitante corresponde a 1/3 da recomendada pela ONU, que classifica o panorama atual como de “estresse hídrico”. Não bastassem a falta ou o excesso de chuvas, outro risco iminente à qualidade e quantidade de água é o “boom” econômico vivido pela região. O Plano de Bacias PCJ estima que em 2014 a população de Piracicaba girará em torno de 407 mil habitantes – 11% maior que a atual. A disponibilidade hídrica é insuficiente para atendimento direto das demandas. JP 16.10.11.
8. Pesquisa aponta má qualidade da água. Levantamento inédito feito pelo CENA indica quantidade de fosfato 32 vezes maior que o permitido nas águas do Piracicaba. JP 08.12.11.
9. Rio Corumbataí pode morrer em dez anos. Pesquisa de mestrado indica queda na qualidade da águia do rio, que é responsável por 95% do abastecimento da população de Piracicaba. JP 14.08.12. Corumbataí pode entrar em colapso em dez anos. A previsão é do presidente do SEMAE, Vlamir Schiavuzzo. JP 27.01.09.
10. 80% das nascentes estão degradadas. Informação é do pesquisador Rinaldo de Oliveira Calheiros do IAC. JP 21.10.08.
11. Comissão do COMDEMA vai vigiar APPs. As construtoras invadem as APPs e, assim, acabam gerando várias outras complicações. SEDEMA diz que o grupo de fiscais é pequeno. A Tribuna, 13.03.12.
12. Aumenta nº de áreas contaminadas em Piracicaba segundo relatórios da CETESB. 18.04.12.
13. Água do Corumbataí é considerada ruim pela CETESB. JP 08.04.12. 575.
14. Mais uma vez, bacia do Piracicaba lidera mortandade de peixes. JP 04.04.12.
15. MP instaura inquérito para apurar falta de água no Jardim Petrópolis. JP 24.11.12. Capa.
16. Falta de água em vários bairros volta a ser motivo de reclamação. JP 05.12.12. A6.
17. Esgoto a céu aberto gera queixas. Desde dezembro moradores da Rua Roberto Mange estão sofrendo com esgoto que corre pela sarjeta. JP 27.01.13. A 6. Patrícia Vieitez.
18. Água sobe 8% a partir de março. JP 01.02.13. Capa.
19. Falta de água prejudica vários bairros da cidade. JP 02.02.13. Capa.
blogdoamstalden
3 de fevereiro de 2013
Bravo Totó.