Caros Amigos e Amigas.
Acabo de enviar emails a todos os vereadores de Piracicaba a respeito do PL 291/12 que permite a venda de água tratada para municípios vizinhos, assunto que já levantei várias vezes aqui e que é tema do post anterior.
Enviei dois tipos de textos que tem variações pequenas porém importantes. Um texto é destinado aos vereadores antigos, aqueles que já votaram anteriormente, no dia 10/12/2012 pelo adiamento da apreciação do PL. O outro texto é destinado aos novos vereadores, aqueles que foram eleitos agora e que iniciam seus mandatos. Abaixo coloco os dois textos para a apreciação de todos.
Primeiro texto, enviado a todos os vereadores antigos:
“Prezado(a) Vereador(a)
Em 10/12/2012,por ocasião da apreciação do PL 291/12 a respeito da venda de água tratada pelo SEMAE aos municípios limítrofes, enviei-lhes uma mensagem na qual elencava os motivos pelos quais considero este Projeto uma temerideade. Na ocasião, a Mesa Diretora pediu o adiamento da discussão uma vez que entendera que seriam necessárias mais discussões sobre o assunto. Fiquei bastante grato pela atitude, tanto que postei no Blog um agradecimento público.
De lá para cá, inclusive pela falta de tempo, não aconteceram novos debates sobre o PL e penso que a situação não mudou. Aliás, novas questões surgiram, tais como a de quanto custará esta água para ser enviada uma vez que teremos que bombeá-la a partir da região do Rio Corumbataí até Saltinho ou Rio das Pedras, o que significará um grande custo em energia elétrica.
Na próxima segunda feira, dia 04/02/2013, o PL será novamente apreciado em primeira discussão, como o Sr (a) sabe. Uma vez que o Sr (a) demonstrou grande sensatez e coerência na primeira apreciação, venho por meio desta mensagem pedir-lhe que repita a atuação, solicitando o adiamento da apreciação e a realização de audiências públicas, pareceres e debates técnicos antes da votação definitiva do PL.
Ressalto a importância extrema do assunto uma vez que, a permissão de venda de água pelo SEMAE, como já argumentei em mensagem anterior e pelo Jornal de Piracicaba, pode gerar uma situação crítica de abastecimento futuro; aqui e nas cidades que venham a receber água daqui. Também ressalto que hoje, no mundo inteiro, a questão dos recursos hídricos é considerada de extrema importância a ponto de especialistas considerarem que o acesso a água potável é capaz de gerar até conflitos internacionais.
Entendo e aceito a necessidade de se ajudar municípios vizinhos em suas demandas por recursos hídricos, mas penso que isso pode ser feito através de uma colaboração mais profunda que vise o desenvolvimento de estratégias sustentáveis para a região toda. Piracicaba tem capital intelectual e técnico para isso, tanto através de suas autarquias quanto através de seus centros acadêmicos Entendo ainda que a simples permissão de venda de água a estas cidades, é uma medida paliativa e cujas consequências podem ser desastrosas a todos.
Certo do seu compromisso com a cidade, com a região e com o desenvolvimento sustentável, conto com sua atuação na sessão de segunda feira próxima.”
Atenciosamente.
Prof. Dr. Luis Fernando Amstalden
Segundo texto, enviado aos novos vereadores:
“Prezado(a) Vereador(a).
Em 10/12/2012,por ocasião da apreciação do PL 291/12 a respeito da venda de água tratada pelo SEMAE aos municípios limítrofes, enviei aos vereadores que compunham a Câmara, uma mensagem na qual elencava os motivos pelos quais considero este Projeto uma temerideade. Na ocasião, a Mesa Diretora pediu o adiamento da discussão uma vez que entendera que seriam necessárias mais discussões sobre o assunto. Fiquei bastante grato pela atitude, tanto que postei no Blog um agradecimento público.
De lá para cá, inclusive pela falta de tempo, não aconteceram novos debates sobre o PL e penso que a situação não mudou. Aliás, novas questões surgiram, tais como a de quanto custará esta água para ser enviada uma vez que teremos que bombeá-la a partir da região do Rio Corumbataí até Saltinho ou Rio das Pedras, o que significará um grande custo em energia elétrica.
Na próxima segunda feira, dia 04/02/2013, o PL será novamente apreciado em primeira discussão, como o Sr (a) sabe. Uma vez que o Sr (a) é um novo representante da população e, como tal tem todo o interesse em defender nossos interesses e garantir que a cidade e a região tenham um desenvolvimento equilibrado, venho por meio desta mensagem pedir-lhe que atue no sentido de adiar ou recusar a apreciação do PL até que haja a realização de audiências públicas, pareceres e debates técnicos suficientes para que todos tenham a garantia de que a lei não será altamente prejudicial à população.
Ressalto a importância extrema do assunto uma vez que, a permissão de venda de água pelo SEMAE, como já argumentei em mensagem anterior à antiga Câmara e pelo Jornal de Piracicaba, pode gerar uma situação crítica de abastecimento futuro; aqui e nas cidades que venham a receber água daqui. Também ressalto que hoje, no mundo inteiro, a questão dos recursos hídricos é considerada de extrema importância a ponto de especialistas entenderem que o acesso a água potável é capaz de gerar até conflitos internacionais.
Entendo e aceito a necessidade de se ajudar municípios vizinhos em suas demandas por recursos hídricos, mas penso que isso pode ser feito através de uma colaboração mais profunda que vise o desenvolvimento de estratégias sustentáveis para a região toda. Piracicaba tem capital intelectual e técnico para isso, tanto através de suas autarquias quanto através de seus centros acadêmicos Entendo ainda que a simples permissão de venda de água a estas cidades, é uma medida paliativa e cujas consequências podem ser desastrosas a todos.
Para que o Sr(a) possa contar com mais subsídios, anexo a esta mensagem, aquela que enviei para a antiga Câmara e ainda outro texto que escrevi no JP recentemente e sobre o mesmo tema. Também coloco a sua disposição o meu Blog, (WWW.blogdoamstalden.com) no qual estão os mesmos textos e comentários dos leitores e cidadãos. O Blog estará permanentemente mobilizado, até a votação de segunda feira, em torno desta questão. Lá serão publicadas além desta mensagem, outras que forem enviadas pelos demais leitores e cidadãos e uma pequena enquete sobre a situação. Também estamos mobilizados nas redes sociais pela mesma questão.
Certo do seu compromisso com a cidade, com a região e com o desenvolvimento sustentável, conto com sua atuação na sessão de segunda feira próxima.
Atenciosamente.
Prof. Dr. Luis Fernando Amstalden”
Eduardo Stella também enviou já o seu email. Segue o texto:
“Nobres e diletos vereadores,
Gostaria de solicitar a vossas excelências que reflitam sobre a venda d´água para os municípios vizinhos, independemente da posição partidária ou ideologia. Não apenas escutando “especialistas” vindos do executivo para vender a idéia como solução mágica para “ganhar dinheiro”. O projeto não deve ser aprovado assim a toque de caixa.
Devo lembrar-vos que as constantes falta d´água, aumento no preço das tarifas (agora foram 8%), estranho aparecimento de ar nas tubulações que fizeram algumas contas de água saltar para 3x o consumo habitual num mês ou outro entre outras coisas devem ser vistos também.
Um projeto dessa envergadura tem que ser amplamente divulgado e discutido com a população e pode levar meses e meses a fio para se chegar a um consenso.
Rogo-lhes para que adiem a discussão e levem a público essa decisão apresentando os dois lados da moeda. Pois sempre que projetos desse tipo chegam é aumento na certa para o consumidor. Temos exemplo de rodovias, energia elétrica, telefonia, etc … todos esses projetos liberais megalômanos resultam numa única certeza: Maior custo para a população.
Este e-mail está sendo enviado para todos os vereadores da nossa cidade e todos os meus contatos piracicabanos.
Peço aos meus co-municípes para que compareçam na câmara municipal na segunda-feira dia 04/02 apoiar os vereadores para que possam ao menos adiar e levar essa discussão a público. Pois depois não adianta reclamar que as coisas sobem. Tem que ser batalhado a questão ANTES, senão fica difícil voltar atrás.
Grato pela atenção dispensada,
Eduardo Stella”
Recebi dois recados acusando o envio de mensagens. Peço a todos aqueles que enviarem, que coloquem o texto aqui e/ou nas redes sociais, para demonstrarmos nossa participação.
Peço ainda que façam o esforço de escrever aos vereadores. Vocês podem utilizar um texto simples e respeitoso e, se quiserem, as minhas informações e argumentos estão nos seguintes posts:
https://blogdoamstalden.com/2013/01/24/o-rio-e-a-solidariedade-por-luis-fernando-amstalden/
Por favor, escrevam, mobilizem-se. Se não o fizermos mais tarde seremos acusados de omissão quando reclamarmos.
Lembrem-se de que milhões “votam” na internet pela eliminação de participantes do BBB. Imagine a força que isso teria politicamente se, ao invés de “votos” do BBB, utilizássemos a internet para a participação política.
Grato a todos e lembro que este blog estará mobilizado permanentemente até a votação na segunda feira dia 04/02/2013
Luis Fernando Amstalden
Mayra Maniero
2 de fevereiro de 2013
Caros excelentíssimos senhores vereadores.
Venho por meio deste e-mail, como moradora e natural da cidade de Piracicaba – SP, eleitora cujo título de eleitor é 378093810191 e contribuinte, manifestar minha opinião sobre o Projeto de Lei no 291/12 ao qual será votado na próxima segunda- feira (04/02/2013), por vossas senhorias, eleitos pelo voto direto, na Câmara Municipal desta cidade.
A vossas excelências, representantes do povo piracicabano e, por conseguinte, a favor dos interesses da população, deixo aqui registrado o meu ponto de vista como parte integrante do processo democrático de nossa contemplada cidade. Ao meu ver, considero equivocada a venda de água para os municípios vizinhos e vejo a necessidade de um debate mais amplo acerca deste tema tão importante para todos nós moradores. Tendo em vista que, pode-se observar que em muitos bairros a falta de água deixou de ser uma casualidade tornando-se, infelizmente, parte integrante do nosso cotidiano como já reportado pelo Jornal de Piracicaba citando matéria do dia 28/12/2012.
Por hora, manifesto aqui meu ponto de vista.
Desde já, gradeço imensamente a atenção depositada, para com as minhas palavras aqui registradas, pelos excelentíssimos senhores.
Cordialmente,
Mayra Maniero Rodrigues. Enviado no dia 02/02/2013 para todos os vereadores