Desabafo sobre o Bolsa Família. Por Renato Celini Badiale

Posted on 17 de julho de 2013 por

20



bolsa família

Não sei !!! Não consigo entender !!!
Gente que “mete o pau” na bolsa família.
Estudou anos e anos em universidades ou faculdades públicas, não devolveu com trabalho gratuito essa gratuidade do curso, bancada pelo governo (e pelos contribuintes), e não quer permitir o mínimo de condição para sobrevivência de brasileiros quem nada tem, nas regiões mais pobres do país.
Depois ainda publicam fotos de suas viagens, carros, iates, festas e regalias, como profissionais bem sucedidos, esquecendo que todos nós pagamos por seus cursos e financiamos suas carreiras (como contribuintes).
Vão dizer que eu sou reacionário, comunista, sei lá, que conseguiram tudo por seu mérito e esforço, e que quem recebe a bolsa família é um bando de vagabundos e preguiçosos. Vão morar com eles e viver o seu cotidiano.
Exemplo: quanto é gasto com um brasileiro (você ou seu filho) só para sua graduação numa universidade pública? Mais ou menos, durante uma média de 5 anos, aproximadamente, por baixo, R$ 90.000,00 ? É claro que esse exemplo só é válido para quem tem acesso a um curso superior e não para aproximadamente 60 famílias com “bolsa família” por 5 anos.
Se a ideia é atacar o projeto para não reeleger a presidente (o “bolsa família” rende votos), acho que o caminho não é esse. Tirar isso, é contribuir para, no mínimo, o retorno da mortandade infantil aos níveis anteriores ao projeto, entre outros paliativos (infelizmente) necessários emergencialmente, e isso já é um crime para nossas consciências, que estão me parecendo, endurecidas pelo simples motivo de ser contra o governo que aí está. “Se tem governo sou contra”, seria isso???
Tem muita coisa errada no país, o governo não consegue resolver, mas colocar todo foco nesse projeto, que é um projeto que me parece já utilizado em governos anteriores, não tem lógica.
Desculpem minha forma, talvez simplista de ver o problema, mas não me parece solução para os problemas do país tirar o pouquinho de quem nada tem.

Renato Celini Badiale é Engenheiro e Professor.