Meses atrás, publiquei um artigo no qual relatava a derrubada de uma árvore que ficava em frente a minha casa graças à implicância de um ex vizinho que se incomodava com as folhas caídas. (https://blogdoamstalden.com/2012/09/20/meu-ex-vizinho-e-as-arvores-por-luis-fernando-amstalden/). Bem, a situação não é exatamente nova e nem se encerrou aí. Agora uma família de amigos vive uma situação similar. Um vizinho, que se incomoda com as folhas caídas, quer o corte de uma árvore de quarenta anos de idade, que fica no jardim da casa da família.
A árvore é uma Sterculia Chicha, que tem bonitas flores e frutos comestíveis, servido inclusive para a alimentação de pássaros. Ela pode ser bastante longeva, sendo que uma, em São Paulo, tem aproximadamente duzentos anos.
O cidadão que quer a derrubada da árvore moveu um processo e o juiz que analisou deu parecer favorável e ordenou a derrubada da Chicha em trinta dias. Novos advogados estão entrando na disputa e questionando o laudo, e também a imprensa está começando a se mobilizar, inclusive a televisiva, em relação ao caso. Penso que não se trata somente de defender uma árvore, embora ela seja sim, muito importante, mas de defender toda uma cultura de nos adaptarmos às árvores. O ecologista José Lutzemberger argumentava em um de seus livros (do jardim ao poder) sobre a necessidade de mudarmos nossos modelos de pensamento em relação à natureza. Isto poderia começar, dizia ele, pelo plantio de um jardim. Lutzemberger partia da premissa de que, cultivando um jardim, passaríamos a ver a natureza com outros olhos, percebendo melhor a inter-relação entre as espécies e a mútua dependência entre todas. Para o autor, na medida em que percebêssemos estas verdades, através de nosso jardim, poderíamos tomar consciência de realidades mais amplas, inclusive repensando nossa participação em questões que envolvem a política e a cidadania. Daí o título do livro “Do Jardim ao Poder…”.
Eu concordo com esta análise, e acredito que defender esta Chicha é uma atitude que pode ajudar a mudar nossa cultura em relação à natureza. Acredito ainda que isso é fundamental e urgente. Todos temos informações sobre a destruição ambiental que nossa sociedade pratica e todos temos informações sobre o risco que isso significa para a humanidade. Então, temos que começar logo a agir e mudar.
Este começo, pode ser a vida desta árvore.
Pense nisto.
A família “dona” da árvore está passando um abaixo assinado pela sua defesa, além de agir legalmente. Cópias deste abaixo assinado podem ser obtidas via e-mail com Stewenson João Sperandio, proprietário da casa onda a Chicha está plantada. Você pode escrever a ele e solicitar cópias, além de combinar a entrega. Pode também oferecer sua solidariedade e até sua ajuda no que for preciso. O e-mail é stwsperandio@ig.com.br
Também há uma movimentação no Facebook com o apoio da Florespi e de seu blog.
No Facebook você pode acompanhar o caso no endereço: www.facebook.com/arvorespiracicaba
Ou direto no Blog da Florespi:
http://arvorespiracicaba.wordpress.com/
Abaixo está o texto de Luciana Boghese e a foto que do início do texto é a da própria árvore. A de baixo é um exemplo de suas folhas. Confira o texto abaixo.
Comece. Aja e faça a diferença.
Abraço.
Amstalden
Texto de Luciana Borghese:
“SOU DA ESPÉCIE Sterculia chicha, MORO HÁ 40 ANOS NO JARDIM DE UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO JARDIM EUROPA, EM PIRACICABA.
O VIZINHO ENTROU COM UM PROCESSO JUDICIAL, PORQUE MINHAS FOLHAS CAEM UMA VEZ POR ANO E ENTOPEM AS CALHAS DE SUA RESIDÊNCIA, O QUE PODERIA FACILMENTE SER RESOLVIDO COM UMA SIMPLES LIMPEZA.
E PASMEM! UM JUIZ DE PIRACICABA ORDENOU QUE OS MEUS PROPRIETÁRIOS ME CORTASSEM NO PRAZO DE TRINTA DIAS.
TENHO UMA IRMÃ, NO LARGO DO AROUCHE EM SÃO PAULO COM MAIS DE 200 ANOS E HÁ UMA ASSOCIAÇÃO QUE A PROTEGE DE ALGUNS SERES HUMANOS.
POR FAVOR, CURTA OU COMPARTILHA PARA QUE O RECURSO QUE SERÁ JULGADO EM SÃO PAULO SEJA FAVORÁVEL E ME DÊ A CHANCE DE VIVER, POIS SOU MUITO SAUDÁVEL, FORTE, ABRIGO DIVERSAS ESPÉCIES DE PÁSSAROS E OS ALIMENTO COM MEUS FRUTOS, FORNEÇO SOMBRA, PURIFICO O AR E NÃO INTERFIRO NO ENCANAMENTO E NA REDE ELÉTRICA DE ONDE MORO.
PRECISO DE VOCÊS PARA CONTINUAR VIVENDO!!!! MUITO OBRIGADA!
”A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos.” Jean-Jacques Rousseau.”

Fonte da imagem: http://www.terradagente.com.br/flora/0,0,4,337;7,chicha.aspx
Evandro Mangueira
6 de agosto de 2013
O ser humano e suas ignorâncias, fico pasmo.
Gilberto
6 de agosto de 2013
Se o agronomo não quer deixar a árvore lá, o mínimo que deve fazer é transferir para outro local, mas, jamais mata-lá.
Luciana
6 de agosto de 2013
Parabéns pelo texto Luis Fernando!!Mais uma vez nos ajudando numa causa.Pessoas assim fazem toda a diferença, nos servem de exemplo a seguir.Já estamos chegando a 1000 compartilhamentos em 36 horas de manifestação! Pessoas preocupadas com a derrubada desenfreada de árvores que existe no Brasil,lamentavelmente! Seguimos incansáveis nessa luta que apenas começou para chegarmos a um final feliz! Preciso da população de Piracicaba para mostrarmos que sempre devemos lutar por uma boa causa!Obrigada!!!
Luciana
6 de agosto de 2013
Luis, o e- mail para contato sobre abaixo-assinado é : stwsperandio@ig.com.br
blogdoamstalden
6 de agosto de 2013
Corrigido Luciana. Desculpe o erro. Abs.
luis kehl
6 de agosto de 2013
Quando eu tive um problema semelhante com a mangueira lá de casa, cujas folhas entupiam a calha do vizinho, resolvi isto conversando com ele e mandando instalar, por minha conta, uma rede de malha fina sobre o telhado dele, de modo a que as folhas não mais o prejudicassem; e, de tempos em tempos, eu pago um funcionário para subir no telhado dele e fazer a limpeza do excesso de folhas. A árvore é minha, o telhado é dele e todo o mundo ficou satisfeito.
Henriqu José servolo Filho
6 de agosto de 2013
qdo usamos de bom senso e não de ego
ismo, podemos até conseguir coisas melhores!1 MAS EU ANDO UM TANTO DE SACO CHEIO DE GENTE IDIOTA E IGNORANTE COMO OC CIDADÃO QUE PEDIU O CRTE DA ÁRVORE!!
Anônimo
6 de agosto de 2013
Pobre da árvore que faz fotossíntese, ameniza o calor, alegra o ambiente e está sendo condenada.Vamos salvá-la antes que seja tarde.
Anônimo
6 de agosto de 2013
Triste a vida de quem acha que as folhas das árvores são lixo e fazem sujeira. Somos nós que produzimos lixo, acho que, se a árvore tivesse este poder de podar quem suja a calçada ou quintal já estaríamos todos sem braço.
Lidia
6 de agosto de 2013
Triste a vida de quem acha que as folhas das árvores são lixo e fazem sujeira. Somos nós que produzimos lixo, acho que, se a árvore tivesse este poder de podar quem suja a calçada ou quintal já estaríamos todos sem braço.
Anônimo
7 de agosto de 2013
Bem que se diz que bunda de nene e cabeça de juiz nunca se sabe o que vem, esse ai deve ser esterco mesmo.
Jose Vitório Hansen Pacheco
8 de agosto de 2013
Quem não gosta de árvores porque elas entopem calhas, abrigam passarinhos barulhentos, sujam o chão deve se mudar da Cidade Jardim e Jardim Europa…
Anônimo
13 de agosto de 2013
No Brasil não temos pena de morte p/ assassinos, estupradores e demais criminosos mais para uma arvore que só proporciona o bem e louva a Deus 24 hs por dia a lei é imperdoável sera que esse juiz que determinou o corte não pensa nisso esses vizinho deve ser invejoso pois acho que gostaria de ter uma igual e não foi contemplado por essa raridade de beleza.
sandra
13 de agosto de 2013
o comentário acima e da pessoa a baixo
luiz
13 de agosto de 2013
Esta arvore linda esta sendo crucificada por um juiz que não deve ter alma.
Mas Jesus também foi crucificado depois que ela cair gostaria que seu peso ficasse na consciência do vizinho e do juiz que determinou o corte.
Gisele Ávila
25 de fevereiro de 2016
Estou passando exatamente pelo mesmo problema em minha residencia. Meu frondoso, maravilhoso e abençoado IPÊ, que é a luz dos meus olhos, está sofrendo uma campanha de uma vizinha que ameaça chamar a defesa civil para corta-la, pq a folhagem entope sua calha. Já realizei a poda no limite do terreno, como prevê o código civil. Há um ano paguei pela limpeza da calha e o conserto da infiltração, (sendo que a casa tem mais de 50 anos), porém quis fazer a política da boa vizinhança, mas não foi suficiente. Ela não se conforma. Quer cada vez mais e fica cada vez mais impositiva e mal educada.
Cada vez que o abraço meu Ipê, ou vejo sua copa toda florida, agradeço profundamente a natureza por aquele presente. É um momento de pura plenitude. Vou defendê-lo com toda minha alma. Não me conformo com a postura de certos tipos de pessoas. Poderia ser gentil e colaborativa para ajudá-la em seu problema, mas ela odeia a árvore e adota uma postura completamente agressiva e hostil. Não dá pra tentar ser complacente desse jeito! Uma pena, só digo que ninguém toca na minha árvore, só sobre o meu cadáver!