Não é só por UMA árvore. É por uma mudança de vida. Por Luis Fernando Amstalden

Posted on 6 de agosto de 2013 por

16



arvore luciana

Foto da Chicha feita por Luciana Borghese

Meses atrás, publiquei um artigo no qual relatava a derrubada de uma árvore que ficava em frente a minha casa graças à implicância de um ex vizinho que se incomodava com as folhas caídas. (https://blogdoamstalden.com/2012/09/20/meu-ex-vizinho-e-as-arvores-por-luis-fernando-amstalden/). Bem, a situação não é exatamente nova e nem se encerrou aí. Agora uma família de amigos vive uma situação similar. Um vizinho, que se incomoda com as folhas caídas, quer o corte de uma árvore de quarenta anos de idade, que fica no jardim da casa da família.

A  árvore  é uma Sterculia Chicha, que tem bonitas flores e frutos comestíveis, servido inclusive para a alimentação de pássaros.  Ela pode ser bastante longeva, sendo que uma, em São Paulo, tem aproximadamente duzentos anos.

O cidadão que quer a derrubada da árvore moveu um processo e o juiz que analisou deu parecer favorável e ordenou a derrubada da Chicha em trinta dias. Novos advogados estão entrando na disputa e questionando o laudo, e também a imprensa está começando a se mobilizar, inclusive a televisiva, em relação ao caso. Penso que não se trata somente de defender uma árvore, embora ela seja sim, muito importante, mas de defender toda uma cultura de nos adaptarmos às árvores. O ecologista José Lutzemberger argumentava em um de seus livros (do jardim ao poder) sobre a necessidade de mudarmos nossos modelos de pensamento em relação à natureza.  Isto poderia começar, dizia ele, pelo plantio de um jardim. Lutzemberger partia da premissa de que, cultivando um jardim, passaríamos a ver a natureza com outros olhos, percebendo melhor a inter-relação entre as espécies e a mútua dependência entre todas. Para o autor, na medida em que percebêssemos estas verdades, através de nosso jardim, poderíamos tomar consciência de realidades mais amplas, inclusive repensando nossa participação em questões  que envolvem a política e a cidadania. Daí o título do livro “Do Jardim ao Poder…”.

Eu concordo com esta análise, e acredito que defender esta Chicha é uma atitude que pode ajudar a mudar nossa cultura em relação à natureza. Acredito ainda que isso é fundamental e urgente. Todos temos informações sobre a destruição ambiental que nossa sociedade pratica e todos temos informações sobre o risco que isso significa para a humanidade. Então, temos que começar logo a agir e mudar.

Este começo, pode ser a vida desta árvore.

Pense nisto.

A família “dona” da árvore está passando um abaixo assinado pela sua defesa, além de agir legalmente. Cópias deste abaixo assinado podem ser obtidas via e-mail com Stewenson João Sperandio, proprietário da casa onda a Chicha está plantada. Você pode escrever a ele e solicitar cópias, além de combinar a entrega. Pode também oferecer sua solidariedade e até sua ajuda no que for preciso. O e-mail é stwsperandio@ig.com.br

Também há uma movimentação no Facebook com o apoio da Florespi e de seu blog.

No Facebook você pode acompanhar o caso no endereço: www.facebook.com/arvorespiracicaba

Ou direto no Blog  da Florespi:

http://arvorespiracicaba.wordpress.com/

Abaixo está o texto de Luciana Boghese e a foto que do início do texto é a da própria árvore.  A de baixo é um exemplo de suas folhas. Confira o texto abaixo.

Comece. Aja e faça a diferença.

Abraço.

Amstalden

Texto  de Luciana Borghese:
“SOU DA ESPÉCIE Sterculia chicha, MORO HÁ 40 ANOS NO JARDIM DE UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO JARDIM EUROPA, EM PIRACICABA.
O VIZINHO ENTROU COM UM PROCESSO JUDICIAL, PORQUE MINHAS FOLHAS CAEM UMA VEZ POR ANO E ENTOPEM AS CALHAS DE SUA RESIDÊNCIA, O QUE PODERIA FACILMENTE SER RESOLVIDO COM UMA SIMPLES LIMPEZA.
E PASMEM! UM JUIZ DE PIRACICABA ORDENOU QUE OS MEUS PROPRIETÁRIOS ME CORTASSEM NO PRAZO DE TRINTA DIAS.
TENHO UMA IRMÃ, NO LARGO DO AROUCHE EM SÃO PAULO COM MAIS DE 200 ANOS E HÁ UMA ASSOCIAÇÃO QUE A PROTEGE DE ALGUNS SERES HUMANOS.
POR FAVOR, CURTA OU COMPARTILHA PARA QUE O RECURSO QUE SERÁ JULGADO EM SÃO PAULO SEJA FAVORÁVEL E ME DÊ A CHANCE DE VIVER, POIS SOU MUITO SAUDÁVEL, FORTE, ABRIGO DIVERSAS ESPÉCIES DE PÁSSAROS E OS ALIMENTO COM MEUS FRUTOS, FORNEÇO SOMBRA, PURIFICO O AR E NÃO INTERFIRO NO ENCANAMENTO E NA REDE ELÉTRICA DE ONDE MORO.
PRECISO DE VOCÊS PARA CONTINUAR VIVENDO!!!! MUITO OBRIGADA!

”A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos.” Jean-Jacques Rousseau.”