Dias atrás, fui surpreendido com essa publicação no Facebook, que reproduzo abaixo. Mas a maior surpresa foi um comentário logo abaixo. Quando expressei a minha opinião, foi o ponto de partida para um diálogo enriquecedor, que me fez refletir sobre essa polêmica em torno do “resgate do Beagles” do Instituto Royal. Assim como acredito que a conversa também tenha sido proveitosa para Naty Simoni, gostaria muito de compartilhá-la com todos, para que também pensassem melhor a respeito.
Por isso, com a autorização dos participantes desse curto “debate virtual”, reproduzo, abaixo, a sequência dos comentários. Ressalto que não me vejo com a razão da opinião. Naty me fez ver que, numa questão polêmica como o uso de animais em pesquisas, não há apenas o lado certo e o errado, e precisamos nos manter bem informados para que formemos opiniões fundamentadas.
SALVAR OS CACHORROS DE MAUS TRATOS, ÓTIMO, INVADIR E SALVAR OS ANIMAIS, MAIS ÓTIMO AINDA. JÁ NÃO ESTÁ NA HORA DE INVADIR ALBERGUES OU ASILOS QUE MALTRATAM OS NOSSOS VELHINHOS????? COMPARTILHE ESSA IDEIA!!!!!!!!!!!!
Parte superior do formulário
(ANÔNIMO) Infelizmente a humanidade da mais valor a cachorro do que gente e isso sim é a realidade, que importa? Imagina, 2 dos cachorros foram abandonados, imagina se fosse gente
Naty Simoni Nossa nem vou comentar pra não esculhambar, também não concordo com essas casas ”de repouso” pra idoso MAS VOU DIZER APENAS ISSO. QUEM NÃO SE PREOCUPA COM OS ANIMAIS PODEM INVADIR LA E RESGATAR OS IDOSOS, OLHA QUE BELEZA!!!!!!! bjs Li
Naty Simoni E só mais uma coisa, NÃO FORAM OS ATIVISTAS Que ABANDONARAM OS CÃES, FORAM FUNCIONÁRIOS DO INST. QUE ABANDONARAM PRA NOS CULPAR, ISSO JÁ FOI DIVULGADO E PROVADO!!!
Marcelino Agostini Foi uma boa ideia resgatar os Beagles, só faltava mesmo terem colocado seres humanos no lugar deles para servirem de cobaias. Afinal, parece que não existe um ser humano que esteja sofrendo maus-tratos ou que precise de ajuda – de “resgate”.
Naty Simoni Não existe mesmo concordo, mas gostei da sua ideia, com tanto estuprador de criança na cadeia comendo nas nossas custas é uma excelente ideia usá-los como cobaias!!!!
Marcelino Agostini Quando eu disse que “parece que não existe” eu estava sendo sarcástico, embora eu acredite que isso ficou bem perceptível. Assim como a “sugestão” de usar cobaias humanas. Entendo sua posição, Naty, mas existe um instrumento para defender esses maus elementos chamado “Direitos Humanos”. E como não dá pra mudar isso, pois não há uma sociedade verdadeiramente unida para tal (vide manifestações já extintas), não há escolha. Se você algum dia tomou uma vacina, ou um antibiótico, ou já comprou algum cosmético (acredito que “sim” para todas) esses produtos chegaram até você porque foram testados em animais. Não defendo esse procedimento, mas não acredito nesse pseudo-ativismo dos resgatadores de Beagles. Destruíram anos de pesquisa que beneficiaria um sem-número de pessoas, só porque eram esses “cães fofinhos”. Por quê? Macacos Rhesus nunca sofreram? Nem camundongos? Sinto-me incomodado somete por saber que em dezenas, talvez centenas de lugares, animais são utilizados como cobaias, e não acredito que seja possível isso ser feito sem trazer sofrimento a eles (no máximo eles podem minimizá-lo). É fato, porém, que não há outra alternativa nesse momento. É um sacrifício necessário. Qualquer ideia contrária a essa, como o “ativismo” pelo “salvamento” dos Beagles, soa como mera demagogia.
Naty Simoni Sim sim Marcelino te entendi sim só que só existe os Direitos Humanos, e os Direitos dos Animais estão começando a ser mostrados agora. Existem, sim, outras formas de teste, só que custam muito mais caros, por isso eles escolhem os animais: não fogem, não gritam e não discutem!!! Mas fazer o quê?? Esse é o mundo hoje!!
Marcelino Agostini Interessante a sua colocação, Naty. Sinceramente, eu desconheço como seriam outras possíveis formas de teste que não necessitem de seres vivos como cobaias. Gostaria muito de saber mais a respeito.
Lilly Sanches Também não concordo com teste em animais, mais deixar de tomar vacina ou outros remédios quando estão doentes, ou até mesmo cuidar da beleza ninguém quer… e na verdade não adianta invadir os lares e resgatar idosos e colocar os idosos para adoção!!!!!!!!!!
Marcelino Agostini Para cara tipo de problema, há um diferente tipo de solução.
Maxx Zendag
É piracicabano, nascido há 30 anos, desenhista e fotógrafo amador, autor do livro “A Águia Dos Ventos: O Leão Do Mirante”. Trabalha atualmente como auxiliar administrativo, e ainda administra duas páginas no Facebook:
“É Uma Límgua Portugueza, Concertesa” www.facebook.com/limguaportugueza
“FORÇA Brasileira” www.facebook.com/forcabrasileira
Eloah Margoni
19 de novembro de 2013
Sou ecologista. Não posso achar que o ser humano seja superior aos animais. Uma ação correta, por outro lado, não exclui outras que também o sejam.
Eduardo
20 de novembro de 2013
Bom,
Existe um perfil no facebook que minimamente eu considero ridículo e se chama “Prefiro bicho do que gente” ..
Eu gosto de bichos, tenho varios aqui em casa e tudo o mais. Porém o que me incomoda é esse exagero, esse ódio contra as pessoas, essa incapacidade de compreender uns aos outros.
Assim como alguém falou aí em cima, bicho não reage, não retruca, etc … essas pessoas não querem um companheiro e sim alguém submisso.
É lamentável esse tipo de pensamento de auto-ódio que vem acometendo um severo numero de pessoas. Mas alguns “protectors” ficam muito felizes quando um humano, por pior que seja, lhe faz algum tipo de honraria ou gentileza.
A questão não são os bichos e sim o ódio contra seus semelhantes. Frustração? Inépcia pra lidar com as dificuldades sociais?
Acho que a postagem trouxe essa reflexão …